junho, 2025
Horário
10 (Terça-feira) 6:30 - 15 (Domingo) 20:30
Ponto de Encontro
Terminal Rodoviário Junto à Estação do Oriente (PERTO DO AKI)
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
EVENTO: Caminhando nos Picos da Europa – Lagos de Covadonga, Ruta del Cares, Cangas de Onis, Lastres, Ribadesella, Llanes, Potes, Santuário de Santo Oribio e Arena de Cabrales
DATA DE REALIZAÇÃO: 10 a 15 de Junho de 2025 (programa de 5 noites)
DATA LIMITE DE INSCRIÇÕES: 31 JANEIRO 2025
NOTA: PARA GARANTIA DE LUGARES AGRADECEMOS INSCRIÇÃO ATEMPADA
DESCRIÇÃO DO EVENTO: “Caminhando nos Picos da Europa”
Nesta proposta de actividade iremos caminhar e visitar alguns dos locais mais fabulosos do Parque Nacional dos Picos da Europa, nas Astúrias. Neste programa iremos passar pelas mais belas paisagens do norte de Espanha, sem esquecer um dia dedicado a lugares de grande beleza, como 3 povoações costeiras. Iremos caminhar/passear nos famosos Lagos de Covadonga, e percorrer um dos mais belos trilhos de Espanha: “A Ruta del Cares”, imponente caminho no Desfiladeiro do Rio Cares, entre Poncebos e Caín Faremos ainda uma visita a Potes, já na Cantábria, e iremos ao Mosteiro de Santo Toribio de Liébana, onde segundo reza a história se encontra uma pequena parte do lado esquerdo da Cruz onde Jesus Cristo foi crucificado. Venha daí connosco e não se irá arrepender!
Estes serão alguns dos mais importantes locais do nosso roteiro:
- Passeio pelo Parque Nacional dos Picos da Europa
- Caminhada nos Lagos de Covadonga – 12 kms (facultativa – quem pretender poderá fazer apenas 3, 5 ou 9 kms)
- Passeio em Covadonga, com visita à Basílica e Ermida de “Santa Cueva”
- Caminhada na Ruta del Cares: 24 kms (facultativa) e Visita a Bulnes (depende do ritmo do grupo)
- Passeio em Cangas de Onis (Ponte Romana, Dolmén Capela de Santa Cruz, margens do rio Sela e rio Guena)
- Passeio em Lastres (2 kms), Ribadesella (5 kms) e Llanes (4 kms)
- Visita Guiada a “Cueva del Quejo Cabrales” em Las Arenas de Cabrales
- Passeio em Potes e Visita ao Mosteiro de Santo Toribio de Lieblana
- Paisagens naturais
HORÁRIO: Partida de Lisboa às 6h30
REGRESSO: Chegada a Lisboa pelas 20h30
Parque Nacional dos Picos da Europa
A UNESCO reconheceu, no ano de 2003, o valor natural dos Picos da Europa, 85 anos depois de a região ter sido distinguida como primeiro Parque Nacional de Espanha. Os Picos da Europa são um dos parques nacionais mais assombrosos do continente europeu e é formado por 3 grandes maciços e dividido entre Astúrias, Cantábria e Leão. É um local de culto não só pelas suas montanhas e desfiladeiros, mas também pelos santuários de Santo Toribio de Liébana e de Covadonga.
Cangas de Onis
Cangas de Onís foi a capital das Astúrias e é actualmente uma povoação de 4.500 habitantes repleta de hotéis e lojas que vendem produtos gastronómicos e material de montanha. A oferta é variada e vai desde os queijos, charcutaria e a sidra que é tão típica nesta região. Em Cangas merece destaque a ponte romana ogival, com a Cruz da Vitória (símbolo das Astúrias) pendente sobre as águas do rio Sella, assim como a Capela de Santa Cruz e ainda a Igreja de Santa Maria, com os seus magníficos vitrais.
Lagos de Covadonga
Os lagos de Enol e La Ercina constituem uma paisagem inesquecível de toda a viagem e as vistas em redor dos mesmos e do Miradouros dos Lagos é algo que ficará na memória de todos os amantes da natureza. Daqui partem rotas de caminheiros para todos os gostos, como o que conduz ao Miradouros do Rei passando por vários terrenos de pastoreio e dos tradicionais abrigos dos pastores!
Covadonga
Ao chegar a Covadonga, a primeira formação que se avista é a rocha do Auseva emergindo entre as florestas caducifólias, com a Santa Cova pendente da rocha e uma cascata que brota por baixo. Parece um sonho, no entanto tudo é real, ainda que temperado com o espírito fantástico da reconstrução de 1877. A arquitetura torna-se aqui o complemento perfeito ao culto de Santina e Pelayo, figura histórica que repousa no local onde, a 28 de Maio do ano 722, ganhou a batalha que forjaria a sua épica história. Visitaremos o Santuário de Covadonga e a Basílica de Nossa Senhora de Covadonga, um edifício neorromânico que não deixa ninguém indiferente.
Ribadesella, Llastres e Llanes
As Astúrias, no norte de Espanha, possuem um conjunto muito interessante de vilas costeiras que, só por si, valem uma visita à região. Entalada entre o mar e as montanhas Llastres, no concelho de Colunga, é considerada uma das cidades mais bonitas da Espanha, uma distinção que oficialmente possui e que é totalmente merecida. esta vila piscatória outrora dedicada à pesca da baleia e forte contra possíveis invasões da costa, foi distinguida como Vila Exemplar das Astúrias. Llastres tem um centro histórico espetacular, com ruas de paralelepípedos, palácios e casas brasonadas que se misturam com as casas simples dos pescadores, e todas têm um denominador comum: a brisa do mar que as acaricia constantemente e as esplêndidas vistas panorâmicas do Golfo da Biscaia e do Monte Sueve . Há muitos lugares encantadores: o bairro Balleneros, a capela Buen Suceso, a Torre do Relógio e a Igreja de Santa María de Sábada.
A vila de Ribadesella, fundada pelo rei Alfonso X “o Sábio” no século XIII, oferece ao visitante uma interessante mistura de urbanismo medieval e arquitetura modernista, além de uma estupenda zona de praia. A estrutura urbana de Ribadesella é condicionada por uma ponte que divide em dois o porto pesqueiro. Nesta ponte, no primeiro sábado de agosto, se situa a linha de chegada da festa mais representativa de Astúrias: a Descida de Canoa do Rio Sella. Seu centro histórico foi declarado Bem de Interesse Cultural.
Llanes é uma das localidades mais visitadas nas Astúrias, devido às suas praias de areia fina e branca, passeios rodeados de árvores, preciosos monumentos e aos famosos Cubos da Memória, a obra que o artista Agustín Ibarrolla criou ao pintar os blocos de cimento.
Potes e Mosteiro de Santo Toribio
A cidade de Potes está localizada no centro geográfico do vale de Liébana e é uma das cidades mais visitadas da Cantábria. É o destino ideal para os amantes da natureza, da montanha, dos desportos ao ar livre, da boa comida e também dos apaixonados por história e cultura. A praça é o coração da cidade e um dos lugares mais movimentados. Ao fundo destaca-se a Torre do Infantado, que é o grande símbolo do povoado. No fundo do vale passa o rio Deva, e um passeio na margens deste ao longo das pontes é algo que iremos realizar. Potes guarda muitos outros encantos entre suas ruas e praças. O bairro antigo é dividido entre as duas margens do rio Quiviesa, e é uma das áreas onde a arquitetura tradicional da região se reflete bem.
Um dos tesouros mais venerados do Monastério Santo Toribio de Liébana é o Lignum Crucis, um pedaço da Verdadeira Cruz. Esta relíquia, que se acredita ser o maior fragmento sobrevivente da cruz na qual Jesus Cristo foi crucificado, é exibida para peregrinos e visitantes. A sua presença acrescenta um sentimento de admiração e reverência ao mosteiro, para além da sua envolvente natural e das vistas a partir do miradouro de San Miguel.
Arenas de Cabrales
Está é outra porta de entrada para o Parque Nacional dos Picos da Europa e é famosa pelo queijo e possui o Museu do Queijo. É o local de partida para diversos percursos pedestres.
Dia 10 de Junho (3ª feira)
– 6h30 – Saída de Lisboa
– 13h00 – Paragem para pic-almoço (almoço)
– 18h30 – Check-in em Hotel de Cangas de Onís
– 20h – Jantar e Passeio em Cangas de Onís
Dia 11 de Junho (4ª feira)
– 8h00 – Pequeno-almoço no Hotel
– 9h00 -Saída para os Lagos de Covadonga
– 13h00 – Almoço livre (pic-nic)
– 15h30 – Passeio e Visita a Covadonga (Ermida “Santa Cueva” e Basílica de Covadonga)
– 17h30 – Regresso ao Hotel
– 20h00 – Sugestão de Jantar
Dia 12 de Junho (5ª feira)
– 8h00 – Pequeno-almoço no Hotel
– 9h00 – Saída para o Passeio aos Povos Ribeirinhos de Lastres, Ribadesella e Llanes (zona costeira das Astúrias)
– 10h00 – Passeio em Lastres (zona da marina, centro histórico, Praia de El Escanu e Miradouro da Atalaya)
– 12h30 – Passeio em Ribadesella com tempo livre para almoço (Foz do Rio Sella, Miradouro, Praia de L’Atalaya, Caminho e Ermida de la Guia, Monte Corberu e Praia de Santa Marina)
– 16h30 – Passeio em Llanes (zona histórica, Passeio e Miradouro de S. Pedro, Cubos da Memória e Praia de El Sabion)
– 20h – Sugestão de Jantar
Dia 13 de Junho (6ª feira)
– 8h00 – Pequeno-almoço no Hotel
– 9h00 – Saída para a Caminhada da Ruta del Cares
– 10h30 – Caminhada na Ruta del Cares
– 17h30 – Visita à Aldeia de Bulnes (trajecto no funicular – preço da viagem não incluído)
– 20h30 – Sugestão de Jantar
Dia 14 de Junho (sábado)
– 8h00 – Pequeno-almoço no Hotel
– 9h00 – Saída para Arena de Cabrales
– 10h00 – Visita Guiada â Cueva del Quejo
– 11h – Saída para Potes (Cordilheira da Cantábria)
– 12h15 – Passeio em Potes e tempo livre para almoço
– 15h30 – Visita ao Mosteiro de Santo Toríbio e Miradouro de San Miguel
– 20h30 – Sugestão de Jantar
Dia 15 de Junho (domingo)
– 8h00 – Pequeno-almoço no Hotel
– 9h30 – Saída e viagem de regresso para Lisboa
– 13h00 – Paragem para almoço
– 20h30– Chegada prevista a Lisboa
Equipamento: Calçado e roupa adequada para caminhadas/passeios descritos no programa
Valor da inscrição:
O Valor inclui:
– Transporte em Autocarro desde Lisboa até cada um dos locais descritos anteriormente
– Transporte para os locais de cada caminhada e de alojamento
– 5 noites de alojamento em Hotel de 4 estrelas, com pequeno-almoço incluído
– Bilhete de autocarro para deslocação aos Lagos de Covadonga
– Visita Guiada à Cueva del Quejo
– A opção de alojamento proposta contempla várias tipologia de quartos
– Caminhadas com Guia e Acompanhamento
– Seguros obrigatórios
660€ (Preço por pessoa em quarto duplo)
800€ (Preço por pessoa em quarto individual)
Valor de entrada para reserva de lugar: 150€
Preços válidos até ao final de Janeiro 2025. A partir dai os valores são de 700€ e 840€ respectivamente
Notas:
a) As Inscrições são limitadas e as opções de alojamento limitadas à disponibilidade existente na altura da reserva.
b) No caso de ter um grupo interessado nesta viagem contacte-nos, temos soluções personalizadas
Localização
Ponto do Encontro
HORÁRIO: Partida de Lisboa às 6h30
REGRESSO: Chegada a Lisboa pelas 20h30
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
660€ por pessoa
- 800€ em quarto individual
Inclui:
• Transporte em Autocarro desde Lisboa até cada um dos locais descritos anteriormente
• A opção de alojamento proposta contempla várias tipologia de quartos
• 5 noites de alojamento em Hotel de 4 estrelas, com pequeno-almoço incluído
• Visita Guiada a uma "Cueva del Queso" em Arenas de Cabrales
• Caminhadas com Guia e Acompanhamento
• Seguros obrigatórios
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
• 660€ (Preço por pessoa em quarto duplo)
• 800€ (Preço por pessoa em quarto individual)
• Valor de entrada para reserva de lugar: 150€
• Preços válidos até ao final de Dezembro 2024. A partir dai os valores são de 700€ e 840€ respetivamente
• Notas:
a) As Inscrições são limitadas e as opções de alojamento limitadas à disponibilidade existente na altura da reserva.
b) No caso de ter um grupo interessado nesta viagem contacte-nos, temos soluções personalizadas
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios