março, 2025
Horário
(Sábado) 9:30 - 14:00
Ponto de Encontro
Rua da Porta da Vila - 2510 Óbidos
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada tem início junto ao Posto de Turismo de Óbidos, percorrendo algumas das mais emblemáticas ruas desta vila muralhada, considerada uma das 7 maravilhas de Portugal. Depois sairemos da vila em direcção à barragem do rio Arnoia, não sem antes encontrarmos os antigos vestígios da antiga cidade romana de Eburobrittium. O percurso segue junto às margens do rio, numa área verdejante e densamente arborizada. No final espera-nos uma subida em direcção a Casais da Navalha e novamente uma incursão em área de floresta, que nos levará a passar num troço do antigo Aqueduto e à entrada de novo em Óbidos. Mais um evento a não perder!
A Cidade romana de Eburobrittium
A cidade é referida pelo escritor romano Plínio-o-Velho, no século I, na obra “Naturalis Historia”. Em 1994, as obras para a construção das estradas IC1 e IP6, na freguesia de Gaeiras em Óbidos, próximo do Santuário do Senhor Jesus da Pedra, deixaram a descoberto vestígios arqueológicos do período da invasão romana da península Ibérica. No ano seguinte, em 1995, descobriu-se mesmo um Fórum romano. Ainda se desconhece a dimensão das áreas habitacionais.
A cidade terá sido erguida ao tempo de César Augusto, no final do século I a.C., e sobreviveu até à segunda metade do século V. Alguns dos espaços foram posteriormente reocupados, como se verifica pela existência de dois edifícios medievais.
A Barragem do Rio Arnóia
O rio Arnoia ou Arnóia nasce na serra de Todo o Mundo, e após receber as águas do rio Real desagua na lagoa de Óbidos. No seu percurso de cerca de 30 quilómetros passa por A-dos-Francos, A-dos-Negros e Óbidos. O Rio Arnóia foi objecto, no seu leito, da construção de uma barragem para fins agrícolas, e respectivo plano de rega – a barragem de Óbidos.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Vila de Óbidos • Antiga cidade romana de Eburobrittium • Barragem do rio Arnoia • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Em frente ao Posto de Turismo de Óbidos
Rua da Porta da Vila – 2510 Óbidos
Latitude: 39°21’29.77″N
Longitude: 9° 9’28.85″W
Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para final: 14h
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
Levar no mínimo 1,5l de água
Chapéu
Protector solar
RESERVA
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
10€ por pessoa
Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios