fbpx

janeiro, 2023

28jan9:0013:30Caminhando pelas Aldeias Avieiras do Tejo e Passeio de Barco9:00 - 13:30 Aldeia do Escaroupim, junto ao embarcadouroTipo Evento:Caminhada,Passeio Fluvial

Horário

(Sábado) 9:00 - 13:30

Ponto de Encontro

Aldeia do Escaroupim, junto ao embarcadouro

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de actividade permite reunir num mesmo dia duas componentes, a saber: caminhada, muitas vezes à beira rio, com início no Escaroupim, passagem em Valada do Ribatejo e Porto de Muge,  e um passeio de barco no rio Tejo, com os seus mouchões, ao largo da aldeia da Palhota.

Escaroupim

A cerca de 7 Km de Salvaterra de Magos situa-se a aldeia de Escaroupim, uma excelente opção para passar um fim de semana, ou só o sábado ou domingo e aproveitar a calma e tranquilidade para quem quiser fugir de Lisboa que fica a cerca de 70 Km de Lisboa pela N 118.

Escaroupim é uma típica aldeia piscatória, formada em meados dos anos 30. Alves Redol chamou “nómadas do rio” a estas famílias que durante os meses de inverno se deslocavam de Vieira de Leiria para o rio Tejo, para as campanhas de pesca de inverno, regressando no verão à sua terra natal, para pescar no mar. Alguns destes pescadores foram ficando pelas margens do Tejo, formando pequenas povoações piscatórias ao longo do rio.

Do ponto de vista ornitológico, este local destaca-se pela existência de uma colónia de garças, situada num mouchão do Tejo.

Valada do Ribatejo

Valada é uma das oito freguesias do Concelho do Cartaxo, sendo também uma das mais antigas. Segundo os historiadores foram os Romanos os primeiros agricultores do campo de Valada, no entanto é durante o domínio árabe que aparecem os primeiros documentos fazendo referência aos seus terrenos úberos e ricos.

Valada tem como principal riqueza a agricultura, pois nos seus campos cultivam-se tomate, girassol, milho, trigo, melão evinha. Desde tempos remotos até há poucos anos, também a pesca de sável teve um peso importante na economia dos habitantes desta freguesia.

O ex-líbris da freguesia é o Rio Tejo, com o seu espaço envolvente de grande beleza, a sua praia fluvial parque de merendas e parque de campismo. Lugar de encontro, por excelência, dos forasteiros que visitam a freguesia.

Como património, Valada orgulha-se da sua igreja datada do ano de 1211, no reinado de Dom Afonso II. Perdendo parte da sua beleza, após a restauração de 1962, tem como padroeira Nossa Senhora da Espectação do Ó.

Porto de Muge

Em Porto de Muge existe a Ponte Rainha Dona Amélia, notável obra de engenharia, inaugurada a 14 de Janeiro de 1904 por Sua Majestade o Rei Dom Carlos I. Esta ponte construída para o movimento ferroviário, foi desactivada e, presentemente, está adaptada para o tráfego rodoviário.

Aldeia da Palhota

A Palhota é uma aldeia típica de pescadores, construída com casas de madeira, tipo palafitas, cuja origem se perde nos tempos. Nesta aldeia chegou a viver Alves Redol, grande escritor português que muito escreveu acerca do Tejo e das suas gentes.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Caminhada entre a Aldeia do Escaroupim e Valada do Ribatejo • Passagem pela ponte Rainha D. Amélia • Passagem em Porto de Muge • Visita a Valada do Ribatejo • Passeio de barco com a duração de 1h e regresso ao ponto de encontro (Escaroupim) • Mouchões do Tejo • Paisagens naturais e margens do rio Tejo •

Localização

Ponto do Encontro

Aldeia do Escaroupim, junto ao embarcadouro (seguir as indicações de Restaurante “O Escaroupim”)
Cais do Escaroupim | Largo dos Avieiros, 3 – Escaroupim
2120-018 Salavaterra de Magos

Latitude: 39° 4’1.44″N
Longitude: 8°45’26.31″W

Hora do Encontro: 9h
Hora prevista para o final: 13h30

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 m
Desnível
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

RESERVA


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

20€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Formulário de Inscrição

Go to Top