fbpx

dezembro, 2021

18dez14:4517:45Caminhada ao Pôr-do-Sol - Azenhas do Mar14:45 - 17:45 Avenida Eugene Levy – Praia das MaçasTipo Evento:Caminhada

Horário

(Sábado) 14:45 - 17:45

Ponto de Encontro

Avenida Eugene Levy – Praia das Maças

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Caminhando ao Pôr-do-Sol nas Azenhas do Mar, Praia das Maças e Templo Romano

Esta proposta de Caminhada ao final da tarde tem início na Praia das Maçãs, junto à Paragem do Eléctrico, percorre trilhos de grande beleza natural e com excelente enquadramento paisagístico, percorre diversos caminhos rurais e trilhos, percorre o Alto da Vigia, onde visitaremos o Templo Romano, e ainda pela Praia das Azenhas do Mar! Venha daí e deslumbre-se com estas maravilhas mesmo à porta de Lisboa.

Este evento começa com uma pequena caminhada, depois haverá tempo e espaço para quem quiser tomar um banho de mar e seguir-se-á momento de convívio partilhado entre todos os participantes.

Santuário Romano

“Ali, (junto à falésia, perto da Praia das Maçãs), descobriu o arqueólogo Cardim Ribeiro, ergueu-se em tempos um dos mais importantes santuários do Império Romano, consagrado ao Sol à Lua e ao Oceano, cuja localização estava há muito perdida, e que muitos julgavam até que fosse apenas lenda. Não era. Com a descoberta do templo, em 2008, vieram outros achados, alguns surpreendentes, que “tornam este local único e de grande alcance histórico”, assegura Cardim Ribeiro ao DN.
A descoberta logo no primeiro ano de escavações de um ribat, uma mesquita feita de uma série de celas e, numa delas, de um mirhab, um nicho para as orações, orientado para Meca, “foi uma surpresa”, conta o arqueólogo. Com toda a probabilidade, não será a única. Há muito mais História debaixo daquelas areias e do mar de chorões que cobre as dunas.
Uma prospeção geofísica feita em agosto de 2011 indica que o edifício principal do templo romano, retangular e de grande dimensão, está ali enterrado, um pouco atrás do local onde agora decorrem os trabalhos. “Este sítio é um ovo de História, que atravessa diferentes eras civilizacionais e cultos, ao longo de mais de um milénio”, resume Cardim Ribeiro.”

Fonte: texto extraído do DN

Alguns dos pontos de interesse do nosso evento

• Praia das Maças • Templo Romano do Alto da Vigia • Azenhas do Mar • Pôr-do-Sol • Mergulho no Mar • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Praia das Maças, junto à Paragem do Eléctrico
Avenida Eugene Levy – Praia das Maças

Latitude: 38°49’33.11″N
Longitude: 9°28’7.23″W

Hora do Encontro: 14h45m
Hora prevista para final: 17h45

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
8€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas
Protector solar e Chapéu de Sol
1,5l de Água

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado