fbpx

setembro, 2022

24set9:2017:00Grandes Caminhadas - Serra de Montejunto9:20 - 17:00 2580-442 Vila Verde dos FrancosTipo Evento:Grande Caminhada

Horário

(Sábado) 9:20 - 17:00

Ponto de Encontro

2580-442 Vila Verde dos Francos

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Grande Caminhada decorre na magnífica Serra de Montejunto, com partida e chegada em Vila Verde dos Francos e com passagem em Cabanas de Torres, Carreiro da Senhora, Convento Dominicano, Calçada dos Frades, Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, Fábrica do Gelo e pelos tradicionais moinhos de vento. Mais um evento a não perder!

Serra de Montejunto

A Serra de Montejunto pertence a uma unidade estrutural característica “Maciço Calcário Estremenho”. Este maciço, geograficamente descontínuo com orientação NE-SW, engloba as serras de Sicó, Alvaiázere e Maciço de Porto de Mós, constituindo a Serra de Montejunto o seu prolongamento para Sudoeste já na fronteira entre a orla ocidental e a bacia do Tejo. Sob o ponto de vista geológico, a serra é predominantemente constituída por rochas calcárias, apresentando formas superficiais típicas, de onde se destacam os vales escarpados e profundos a par de alguns pequenos planaltos e depressões, bem como as imponentes fragas, penhascos e penedias. Funcionando como uma grande “esponja de receção e absorção” das águas da chuva, que se infiltram pelas numerosas fendas e falhas, formaram-se no seu subsolo um conjunto apreciável de grutas e algares de dimensões e formas variadas.

Calçada dos Frades

Construída no Século XVIII para servir a construção e o uso do Convento de Nossa Senhora das Neves da Ordem dos Dominicano. A Calçada dos Frades, descoberta em alguns pontos da Serra de Montejunto, foi construída no início do Século XVIII para servir a construção e o uso do Convento de Nossa Senhora das Neves da Ordem dos Dominicanos. Pela Calçada, por meio de animais de carga e carroças, transitaram os materiais de construção necessários, como as pedras, cantarias, tijolos, telhas e os materiais decorativos, tais como azulejos para forrar as paredes interiores.

Real Fábrica do Gelo

A sua construção teve início em 1741, e terá custado entre 40 e 45 mil cruzados, despesa megalómana para a época, com vista a satisfazer a grande procura de gelo que existia por toda a capital. Representou um grande avanço na qualidade e higiene do processo utilizado para a “produção” de gelo, dado que este passou a ser fabricado nos tanques da fábrica e não colhido após o vento o ter amontoado, como sucedia até então.

A sua construção terá tido como principal objectivo colmatar as falhas sistematicamente registadas nos fornecimentos da Serra do Coentral. Quase tudo o que se sabe sobre a actividade da Real Fábrica do Gelo deve-se à tradição oral, nomeadamente a testemunhos de descendentes de pessoas que trabalharam no fabrico do gelo.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Vila Verde dos Francos • Cabanas de Torres • Carreiro da Senhora • Convento Dominicano • Calçada dos Frades • Moinhos de Vento • Fábrica do Gelo • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Estação dos CTT de Vila Verde dos Francos
2580-442 Vila Verde dos Francos

Latitude: 39° 9’7.78″N
Longitude: 9° 6’39.78″W

Hora do Encontro: 9h20
Hora prevista para o final: 17h

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

RESERVA

EVENTO FECHADO


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

10€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Formulário de Inscrição

Go to Top