fbpx

maio, 2021

30mai9:3012:30Caminhando na Rota dos Chafarizes de Lisboa9:30 - 12:30 R. de São Pedro de Alcântara, 1200-470 LisboaTipo Evento:Caminhada,Visita Guiada EVENTONovo

Horário

(Domingo) 9:30 - 12:30

Ponto de Encontro

R. de São Pedro de Alcântara, 1200-470 Lisboa

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta da Caminhando consiste num passeio para conhecer alguns dos chafarizes mais emblemáticos e resistentes à passagem do tempo, que durante mais de 100 anos foram a principal fonte de abastecimento de água na Lisboa Ocidental. Uma zona da cidade, que a partir do séc. XVI cresceu, em urbanismo, comércio e gentes, à beira de um rio salgado e sedenta de nascentes. Mais um evento a não perder!

Uns mais monumentais, outros funcionais ou alguns já extintos, os chafarizes representam o culminar da grande obra pública do Aqueduto, comemorada, em 1748, com a entrada da água, em Lisboa, no Arco Triunfal das Amoreiras.

Foram ainda peças-chave na reconstrução pombalina pós-terramoto, na qual o Aqueduto resistiu sem abalo e cuja solidez seria assim comprovada. Por último, os chafarizes são uma espécie de artefactos na transição dos tempos e do “salto quântico”, que trouxe a Revolução Industrial.

Se por um lado comprovam a aplicação milenar da força gravítica para extração e distribuição da água, herdada pela civilização romana, por outro com a chegada da máquina a vapor, os chafarizes caem em desuso

Miradouro S. Pedro de Alcântara

Vamos iniciar o nosso percurso no miradouro de S. Pedro de Alcântara, que chegou a ser contemplado como local para a construção do reservatório da Mãe d´Água. Este seria, ainda, um ponto de partida para a construção de uma arcaria, semelhante à do Vale de Alcântara, que atravessaria o Rossio para dar de beber à Graça.

Chafariz do Vinho

Antes de chegarmos ao Rato, vamos conhecer o antigo chafariz que abastecia a Praça da Alegria e cujo espaço, em 1998, foi readaptado a Enoteca e bar.

Chafariz do Rato

O Chafariz do Rato de estilo barroco foi o 1º chafariz a ser inaugurado. Embora passe despercebido junto ao muro dos jardins do antigo Palácio de Palmela – atual Procuradoria-Geral da República, foi dos chafarizes com maior caudal e mais procurado, devido ao encanamento direto com o reservatório da Mãe d´Água.

Arco S. Mamede e Chafariz do Monte Olivete

Vamos passar junto do Chafariz do Arco de S. Mamede para depois visitarmos o Chafariz do Monte Olivete datados de final do séc. XVIII e início do séc. XIX.

Chafariz da Esperança

Na Avenida D. Carlos I encontramos o Chafariz da Esperança – classificado como monumento nacional desde 1910. A sua verticalidade e bicas expressivas, em forma de carrancas, tornam-no num dos chafarizes mais emblemáticos de Lisboa.

Alguns dos pontos de interesse do passeio

• Arco de S. Mamede • Chafariz do Monte Olivete • Chafariz do Monte Olivete • Chafariz do Vinho • Chafariz da Esperança • Bica dos Olhos • Chafariz de S. Paulo • Chafariz do Carmo • Outras curiosidades •

Localização

Ponto do Encontro

Jardim do Miradouro de São Pedro de Alcântara
No centro do Jardim, junto ao lago
Rua de São Pedro de Alcântara
1200-470 Lisboa

Latitude:  38°42’54.65″N
Longitude:  9° 8’39.94″W

Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 12h30

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
12€ por pessoa

0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Linear
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado