maio, 2020
Horário
(Sábado) 15:00 - 17:00
Ponto de Encontro
Largo do Convento da Encarnação, 1150-113 Lisboa
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_size="1" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Nesta proposta de evento vamos ficar a conhecer o interior do Convento de Nossa Senhora da Encarnação através de uma Visita Guiada. Para além de ficarmos a conhecer a história deste espaço, faremos ainda uma visita ao seu magnífico claustro. Aproveitamos ainda a restante tarde para um passeio pela Colina de Santana, onde destacamos a Igreja de Nossa Senhora da Pena, o Campo Mártires da Pátria, o Ascensor do Lavra, o Jardim do Torel, a Igreja de São José e a Igreja de São Domingos. Mais um evento a não perder!
Convento de Nossa Senhora da Encarnação:
A sua origem remonta ao séc. XVII, reinado de Filipe II de Portugal, na sequência de disposição testamentária da Infanta D. Maria, filha de D. Manuel, em criar um convento de religiosas da Ordem de São Bento de Avis, o qual veio a pertencer à ordem militar e não monástica, sob a invocação de N. S. da Encarnação. Objecto de campanhas de intervenção após um incêndio em 1734 e após o terramoto de 1755, o primitivo conjunto filipino sofreu grandes alterações. Com a extinção das ordens religiosas (1834), o convento não foi alienado, mas conheceu muitas readaptações funcionais do seu espaço, tendo sido transformado em Recolhimento da Encarnação, o qual, a partir de 1945, integrou os Recolhimentos da Capital. A igreja, que não visitaremos, é a zona conventual onde são mais visíveis as intervenções efectuadas nos reinados de D. João V e de D. José. Com entrada pelo lado direito, o seu portal principal, em arco recto, ladeado por pilastras e colunas, é encimado pela pedra de armas da Infanta D. Maria. Actualmente, é gerida pela Irmandade das Escravas do Santíssimo Sacramento. No interior merecem destaque:os azulejos azuis e brancos da 1ª metade do séc. XVIII, característicos do Ciclo dos Grandes Mestres lisboetas; o retábulo-mor ornamentado em prata, atribuído a João Frederico Ludwig; as pinturas e a talha dourada da capela-mor; e as pinturas existentes no convento, atribuídas a Bento Coelho da Silveira e a André Gonçalves e seus discípulos. Este edifício, de linguagem barroca, está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Alguns dos pontos de interesse do nosso evento
• Convento de Nossa Senhora da Encarnação • Igreja da Pena • Jardim do Torel • Campo Mártires da Pátria • Ascensor do Lavra • Igreja de São José • Igreja de São Domingos •
Localização
Ponto do Encontro
Largo do Convento da Encarnação
1150-113 Lisboa
Latitude: 38° 42′ 59.10” N
Longitude: 9° 8′ 20.82” W
Hora de Partida: 14h50
Hora prevista para o final: 17h
Faça Já A Sua Inscrição
Valor da Inscrição
8€ por pessoa
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil
Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
Formulário de Inscrição
[caldera_form id=”CF5c06c131a9272″]