novembro, 2019

09nov14:5016:30Visita Guiada ao Museu da Marioneta14:50 - 16:30 Museu da MarionetaTipo de Evento:Visita Guiada

Horário

(Sábado) 14:50 - 16:30

Ponto de Encontro

Museu da Marioneta

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Neste evento vamos ficar a conhecer o Museu das Marionetas e o Convento das Bernardas, local onde se encontra este Museu. Através de uma Visita Guiada ficaremos a conhecer não só este edifício de interesse público, assim como a história das Marionetas, que fazem as delícias de muitos de nós, mais e menos jovens, sem excepção. Atreva-se e venha daí connosco.

Museu da Marioneta:

O Museu da Marioneta encontra-se, desde Novembro de 2001, instalado no Convento das Bernardas, constituindo-se como o primeiro e único espaço museológico, no panorama nacional, inteiramente dedicado à interpretação e divulgação da história da marioneta e difusão do teatro de marionetas, percorrendo a história desta fascinante forma de arte através do mundo, apresentando os diferentes tipos de marionetas e as diversas abordagens que elas permitem, com especial relevo para a marioneta portuguesa.

O espólio do museu tem vindo a ser progressivamente alargado e diversificado, ilustrando as diferentes formas teatrais que derivam de tradições antigas ou emergem de procuras artísticas contemporâneas, explorando novas formas, novos materiais e novas técnicas. Tal alargamento só foi possível com a participação de diferentes personalidades, autores, coleccionadores e marionetistas que, connosco, abraçaram este projecto, dando o seu inestimável contributo através da cedência dos seus espólios, aos quais o Museu agradece reconhecidamente.

Em 1998, estando o imóvel em profundo estado de degradação, é adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa que procede à sua recuperação e reabilitação.No edifício encontram-se actualmente realojadas 34 famílias e instalados diversos serviços, como o Museu da Marioneta, espaços comerciais, um restaurante e uma colectividade de bairro.

O Convento das Bernardas:

O Convento das Bernardas foi fundado em 1653 por concessão de D. João IV, estando já a clausura fechada em 1655. Por ocasião do grande terramoto, em 1755, o edifício é quase completamente destruído, tendo-se iniciado a sua reconstrução em 1758, sob o risco do arquitecto Giacomo Azzolini. Em 1786 as religiosas voltam ao convento, onde se mantêm até 1834, altura em que é decretada a extinção das Ordens Religiosas e consequente desapropriação dos seus bens. O antigo Convento é sucessivamente arrendado, sendo adquirido em 1850 por Joaquim Lopes Câmara que aí instala um Colégio. Sucedem-se as ocupações, desde Liceu Politécnico, a sala de cinema, de espectáculos, sede de filarmónica, sendo habitacional a sua última função. O seu estado de degradação é muito acentuado. No final de 1998 o imóvel é adquirido pela Câmara Municipal, que deu início, em Novembro de 1999, às obras de recuperação do edifício que decorreram até Julho de 2001.

Localização

Ponto do Encontro

Museu da Marioneta
Rua da Esperança, nº 146
1200-660 Lisboa

Latitude: 38°42’28.47″N
Longitude: 9° 9’20.98″W

Hora do Encontro: 14h50
Hora prevista para o final: 16h30m

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
10€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado

Translate »
X