junho, 2019

22jun15:1017:30Visita Guiada ao Palácio de Belém + Museu da Presidência15:10 - 17:30 Praça Afonso de AlbuquerqueTipo de Evento:Visita Guiada

Hora

(Sábado) 15:10 - 17:30

Ponto de Encontro

Praça Afonso de Albuquerque

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Neste evento vamos ficar a conhecer “por dentro” o Palácio de Belém (salas protocolares), Gabinete da Presidência, os bonitos Jardins do Palácio e o Museu da Presidência (neste caso em visita livre).

Palácio de Belém:

O Palácio, localizado em Belém, outrora palácio de reis, é hoje monumento nacional e sede da Presidência da República Portuguesa. Chamado “das leoneiras” no século XVIII, parece ter como emblema o leão – símbolo solar que alia a Sabedoria ao Poder. Uma bandeira de cor verde com o escudo nacional – o estandarte presidencial – é hasteada no palácio indicando a presença do Presidente em Belém.

Trata-se de um conjunto arquitectónico e paisagístico onde avulta um edifício central de cinco corpos com frente para o rio Tejo. A um primeiro palacete, para nascente do Pátio das Damas – o Anexo – segue-se, na viragem para a Calçada da Ajuda, outra construção – o Picadeiro Real, hoje Museu dos Coches. Para poente desenvolvem-se os conjuntos do Pátio dos Bichos, do pavilhão da Arrábida e do Jardim da Cascata. Na direção do sul estende-se o Jardim Grande, que termina num mirante cujo gradeamento prolongado para nascente e poente encontra dois pequenos pavilhões, outrora designados “casas de recreação”.

O Museu da Presidência:

O Museu combina uma exposição tradicional de peças de colecção com sistemas interactivos de informação e conhecimento. O percurso expositivo inicia-se com os Símbolos Nacionais e termina numa abordagem dos poderes, funções e actividade dos Presidentes.

Este percurso conduz o visitante pelos três ciclos históricos da República e permite conhecer a evolução da instituição presidencial e a vida e obra daqueles que foram seus titulares.

Sendo o Presidente da República o Grão-Mestre das ordens Honoríficas Portuguesas, a exposição permanente do Museu inclui uma visita à colecção de insígnias portuguesas que distinguem personalidades de relevo nacional e internacional, agraciadas em actos de grande significado protocolar e simbólico.

O percurso inclui ainda uma visita virtual ao palácio de Belém, dando a conhecer o seu património e vivências.

Localização

Ponto do Encontro

Na Praça Afonso de Albuquerque (Jardim em frente à entrada do Palácio de Belém)

Latitude:  38°41’48.71″N
Longitude:   9°12’1.27″W

Hora do Encontro: 15h 10m
Hora prevista para o final: 17h30

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
10€ por pessoa

Idade Mínima: 6 Anos

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado