fevereiro, 2018

04fev15:2018:45Visita Guiada ao Palácio Nacional de Sintra e Caminhada na Serra de Sintra15:20 - 18:45 Em frente ao Palácio da VilaTipo Evento:Caminhada,Visita Guiada

Horário

(Domingo) 15:20 - 18:45

Ponto de Encontro

Em frente ao Palácio da Vila

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Neste evento vamos ficar a conhecer o magnífico Palácio Nacional de Sintra, para além de uma agradável caminhada pela Serra de Sintra, com passagem em locais tão espectaculares como a Quinta da Regaleira, o Palácio de Seteais, o Palácio da Pena, e a Vila Sassetti.

Palácio Nacional de Sintra:

O Palácio Nacional de Sintra, situado no centro histórico da Vila, é um monumento único e incontornável pelo seu valor histórico, arquitectónico e artístico.

De todos os Palácios que os monarcas portugueses mandaram erigir ao longo da Idade Média, apenas o de Sintra chegou até aos nossos dias praticamente intacto, mantendo a essência da sua configuração e silhueta desde meados do século XVI. As principais campanhas de obras posteriores à Reconquista cristã (século XII) foram promovidas pelos reis D. Dinis, D. João I e D. Manuel I, entre finais do século XIII e meados do século XVI. Estas obras de adaptação, ampliação e melhoramento determinaram a fisionomia do palácio.

As primeiras alusões a estruturas palacianas em Sintra são anteriores à Reconquista. O geógrafo árabe Al-Bakrî (século XI) refere, em Sintra, dois castelos de extrema solidez (fonte: Al-Himyarî, geógrafo e historiador muçulmano). Estes seriam o situado no cimo da serra, que ainda é chamado Castelo dos Mouros, e o que existiria no local do atual palácio, implantado junto à povoação, na antiga Almedina. Teria servido como habitação dos governantes mouros e, após 1147, dos reis cristãos, na sequência das conquistas de Santarém e de Lisboa.

Em Carta Régia de 1281, D. Dinis, ciente das necessidades de manutenção dos edifícios sintrenses da Coroa (mea palacia, como são referidos pelo próprio rei), concede regalias aos mouros livres da vila vizinha de Colares pela conservação e renovação do seu Paço de Sintra: o Paço mouro pertencente à Coroa por direito de conquista, situado no interior de um recinto amuralhado.

Caminhada:

Após a visita ao Palácio Nacional de Sintra iremos fazer a nossa habitual caminhada, pela Serra de Sintra, passando entre muitos outros locais de grande beleza, como a Quinta da Regaleira, Palácio de Seteais e o lindo percurso da Vila Sassetti.

Localização

Ponto do Encontro

Em frente ao Palácio da Vila
Largo Rainha Dona Amélia, 2710-616 Sintra

Latitude: 38°47’50.49″N
Longitude: 9°23’25.33″W

Hora do Encontro: 15h20m
Hora prevista para o final da visita: 17h
Hora prevista para o final da Visita + Caminhada: 18h45m

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
20€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição