fevereiro, 2019
Horário
(Sábado) 10:00 - 13:30
Ponto de Encontro
Junto à Estátua D. José no Terreiro do Paço
Praça do Comércio, 1100-148 Lisboa, Portugal
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_size="1" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Neste evento vamos ficar a conhecer o Teatro Romano e aproveitamos ainda o tempo para fazer um agradável passeio por alguns dos Miradouros e ruas de Alfama.
Ruinas do Teatro Romano de Lisboa:
Foi o primeiro teatro romano a ser descoberto em Portugal, alguns anos depois do terramoto de 1755. Nas ruínas da tragédia que destruiu Lisboa, encontravam-se outras ruínas. Há uma história já longa para ser contada, mas que até hoje permanece pouco conhecida do público em geral. Foi para isso que, em 2001, se inaugurou este museu, embora tenha funcionado um pouco de forma intermitente – investigações e escavações arqueológicas a isso obrigavam. Setembro de 2015 marca agora o início de uma nova vida no número 3 da Rua de São Mamede, em Alfama.
As ruínas do teatro romano situam-se na encosta sul do Castelo de São Jorge, na freguesia de Santa Maria Maior, anteriormente na freguesia extinta da Sé, em Lisboa.
O teatro foi construído no século I, no tempo do imperador romano Augusto. Foi reconstruído no tempo do imperador Nero, e durante o reinado de Constantino foi parcialmente desmantelado. Abandonado no século IV, permaneceu soterrado até 1798, ano em que as ruínas foram descobertas após o terramoto de 1755.
Objecto de várias campanhas arqueológicas desde 1967, foi assim recuperado parte das bancadas, da orquestra, da boca de cena e do palco e grande número de elementos decorativos. Foi sob a alçada do arquitecto Francisco Xavier Fabri que começaram as primeiras escavações com vista a conhecer o estado das ruínas.
Localização
Ponto do Encontro
Junto à Estátua de D. José, na Praça do Comércio
Praça do Comércio, Lisboa
Latitude: 38°42’27.36″N
Longitude: 9° 8’10.97″W
Hora do Encontro: 10h
Hora prevista para o final: 13h30
Faça Já A Sua Inscrição
Valor da Inscrição
10€ por pessoa
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil
Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais
Formulário de Inscrição
Lamentamos mas o Evento está lotado.
Em breve teremos nova data.
Muito Obrigado.