outubro, 2018

14out14:5018:30Visita Guiada à Quinta da Regaleira e Caminhada na Serra de Sintra14:50 - 18:30 Entrada da Quinta da RegaleiraTipo Evento:Caminhada,Visita Guiada

Horário

(Domingo) 14:50 - 18:30

Ponto de Encontro

Entrada da Quinta da Regaleira

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Neste evento vamos ficar a conhecer a majestosa Quinta da Regaleira, para além de uma agradável caminhada pela Serra de Sintra.

As inscrições encerram a 10 de Outubro

Quinta da Regaleira:

A Quinta da Regaleira constitui um dos mais surpreendentes monumentos da Serra de Sintra. Situada no termo do centro histórico da Vila, foi construída entre 1904 e 1910, no derradeiro período da monarquia.

Os domínios românticos outrora pertencentes à Viscondessa da Regaleira, foram adquiridos e ampliados pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920) para fundar o seu lugar de eleição. Detentor de uma fortuna prodigiosa, que lhe valeu a alcunha de Monteiro dos Milhões, associou ao seu singular projecto de arquitectura e paisagem o génio criativo do arquitecto e cenógrafo italiano Luigi Manini (1848-1936) bem como a mestria dos escultores, canteiros e entalhadores que com este haviam trabalhado no Palace Hotel do Buçaco.

Homem de espírito científico, vastíssima cultura e rara sensibilidade, bibliófilo notável, coleccionador criterioso e grande filantropo, deixou impresso neste livro de pedra a visão de uma cosmologia, síntese de memória espiritual da humanidade, cujas raízes mergulham na Tradição Mítica Lusa e Universal. A arquitectura e a arte do palácio, capela e demais construções foram cenicamente concebidas no contexto de um jardim edénico, salientando-se a predominância dos estilos neo-manuelino e renascentista.

O jardim, representação do microcosmo, é revelado pela sucessão de lugares imbuídos de magia e mistério. O paraíso é materializado em coexistência com um inferius – um dantesco mundo subterrâneo – ao qual o neófito seria conduzido pelo fio de Ariadne da iniciação.

Concretiza-se com estes cenários a representação de uma viagem iniciática, qual vera peregrinatio mundi, por um jardim simbólico onde podemos sentir a Harmonia das Esferas e perscrutar o alinhamento de uma ascese de consciência que viaja pelas grandes epopeias. Nele se vislumbram referências à mitologia, ao Olimpo, a Virgílio, a Dante, a Camões, à missão templária da Ordem de Cristo, a grandes místicos e taumaturgos, aos enigmas da Arte Real, à Magna Obra Alquímica. Nesta sinfonia de pedra revela-se a dimensão poética e profética de uma Mansão Filosofal Lusa. Aqui se fundem o Céu e a Terra numa realidade sensível, a mesma que presidiu à teoria do Belo, da Arquitectura e da Música, que a concha acústica do Terraço dos Mundos Celestes permite propagar pelo infinito.

Caminhada:

Após a visita à Quinta da Regaleira iremos fazer a nossa habitual caminhada, pela Serra de Sintra, passando entre muitos outros locais de grande beleza, pelo Palácio de Seteais.

Localização

Ponto do Encontro

Entrada da Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira, 2710-567 Sintra

Latitude: 38°47’47.84″N
Longitude: 9°23’44.02″W

Hora do Encontro: 14h50m (a visita tem início às 15h)
Hora prevista para o final da Visita + Caminhada: 18h30m

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
20€ por pessoa
AS INSCRIÇÕES TERMINAM A 10 DE OUTUBRO

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado