outubro, 2019

19out14:5019:30Visita Guiada à Quinta / Palácio da Bacalhôa + Prova de Vinhos + Caminhada14:50 - 19:30 Quinta da Bacalhôa, Vila Nogueira de AzeitãoTipo de Evento:Caminhada,Visita Guiada

Hora

(Sábado) 14:50 - 19:30

Ponto de Encontro

Quinta da Bacalhôa, Vila Nogueira de Azeitão

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Neste evento vamos ficar a conhecer a Quinta da Bacalhôa, incluindo:

1 – A Sede da Bacalhôa, onde poderá apreciará as exposições de Cultura Africana, Art Deco, Art Noveuau, a maior colecção de azulejos de Portugal (desde o Séc XVI ao Séc. XX), bem como as salas das barricas de estágio do vinho tinto e vinho moscatel. Esta visita tem a duração aproximada de 60 minutos.

2 – O Palácio/Quinta da Bacalhôa onde visitará uma edificação do séc. XVI, que no piso térreo, contém diversas peças da Colecção Berardo, visitará também o Jardim do Buxo, as vinhas e a Casa do Lago ( também conhecida como Casa do Prazer!). Esta visita tem a duração aproximada de 60 minutos.

3 – A Visita à Adega/Museu da Bacalhôa

4 – Terminaremos a nossa Visita com uma Prova de Vinhos

Quinta da Bacalhôa:

No século XV pertenceu, como quinta de recreio, a João, Infante de Portugal, filho do rei D. João I. Herdou-a sua filha D.Brites, casada com o segundo Duque de Viseu e mãe do Rei D. Manuel I. Ainda existentes os edifícios, os muros com torreões de cúpulas aos gomos e também o grande tanque foram beneficiações mandadas construir por D. Brites.

Esta quinta viria a ser vendida em 1528 a D. Brás de Albuquerque, filho primogénito de D. Afonso de Albuquerque. O novo proprietário, além de ter enriquecido as construções com belos azulejos, mandou construir uma harmoniosa «casa de prazer», junto ao tanque, e dois robustos pavilhões, juntos aos muros laterais. Nos finais do século XVI, esta quinta fazia parte de morgadio pertencente a D. Jerónimo Teles Barreto — descendente de Afonso de Albuquerque. Este morgadio — em que estava incluída a Quinta da Bacalhoa — viria a ser herdado por sua irmã, D. Maria Mendonça de Albuquerque, casada com D. Jerónimo Manuel — da Casa da Atalaia — conhecido pela alcunha de «Bacalhau».

É muito provável que o nome de «Bacalhoa», pelo qual veio a ficar conhecida a antiga Quinta de Vila Fresca, em Azeitão, tenha tido origem no facto de a mulher de D. Jerónimo Manuel também ser designada da mesma forma sarcástica. Esta quinta ficou consagrada entre os tesouros artísticos de Portugal.

Tendo, naturalmente, sofrido algumas modificações, no decurso dos seus cinco séculos de existência, conserva ainda as abóbadas ogivais dos seus tempos mais remotos, o palácio com janelas ao estilo renascentista, os cubelos representativos da Via Sacra e elementos cerâmicos decorativos, do século XVI. Nos azulejos encontra-se a data de 1565 e a assinatura do ceramista Francisco de Matos. Medalhões de faiança de origem flamenga emolduram bustos de significação histórica.

Em 1936, o Palácio da Bacalhoa foi comprado e restaurado por uma norte-americana, Orlena Scoville, cujo neto se incumbiu da missão de tornar a quinta num dos maiores produtores de vinho de Portugal, na década de 70 do século XX.

Actualmente a Quinta da Bacalhoa pertence à Fundação Berardo, liderada pela família Berardo, a nona mais rica de Portugal, cujo patriarca é o madeirense Joe Berardo. Foi classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional em 1996.

Caminhada:

Após a visita à Quinta da Bacalhôa iremos fazer a nossa habitual caminhada, pela zona envolvente, com passagem por Vila Nogueira de Azeitão e a sua Fonte dos Pasmados, entre outros motivos de interesse, para além das famosas “Tortas de Azeitão”..

Localização

Ponto do Encontro

Loja do Vinho, localizada na Adega da Bacalhôa em Vila Nogueira de Azeitão
Quinta da Bacalhôa, Vila Nogueira de Azeitão

Latitude: 38°31’25.62″N
Longitude:   9° 1’0.47″W

Hora do Encontro: 14h50m (a visita tem início às 15h)
Hora prevista para o final da Visita à Quinta da Bacalhôa: 17h30
Hora prevista para o final da Visita + Caminhada: 19h30

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
18€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado

Translate »
X