Jardim das Amoreiras, Reservatório da Mãe d’Água
Events at this location
outubro
Horário
(Domingo) 9:30 - 14:00
Ponto de Encontro
Jardim das Amoreiras, Reservatório da Mãe d’Água
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta é mais uma caminhada inserida nos eventos dedicados ao Ciclo da Água na cidade de Lisboa. Iremos desta vez, percorrer um itinerário que nos leva a conhecer alguns dos locais ligados ao abastecimento de água na capital, desde as históricas bicas dos períodos medieval e moderno, às fontes e chafarizes construídos após a conclusão do Aqueduto das Águas Livres.
Uma viagem pela história de Lisboa com passagem por 2 Jardins, 1 Tapada e várias Fontes e Chafarizes, dos mais singelos aos mais sumptuosos. Além de proporcionar uma experiência cultural enriquecedora, esta caminhada será uma excelente oportunidade para explorar Lisboa, desfrutando de paisagens únicas e ficando a conhecer melhor alguns dos seus recantos menos divulgados.
O percurso é circular com cerca de 11 Kms de extensão e tem início junto à Mãe de Água das AmoreirasChafariz do Rato
Construído entre 1753 e 1754, segundo risco de Carlos Mardel, a sua estrutura arquitetónica setecentista, de cenografia barroca, segue o esquema geral de outros chafarizes mardelianos. Em pedra lioz, trata-se um chafariz de espaldar (zona nobre do conjunto), encostado a um pano murário, surgindo decorado simetricamente, recorrendo a aletas, delimitado lateralmente por 2 pilastras rusticadas com lacrimais, rematado por um pequeno frontão triangular coroado por urnas e encimado por arco de volta perfeita, formando um nicho, gradeado a ferro e integrado na balaustrada do Palácio dos Duques de Palmela. A água corre em 2 níveis, um mais elevado, onde um tanque poligonal recebe água de 2 bicas destinadas a particulares e aguadeiros, e um tanque de proporções menores, ao nível térreo, utilizado para bebedouro dos animais. Este chafariz era alimentado por um encanamento especial, que saía diretamente da Mãe de Água das Amoreiras. Implantado harmoniosamente na confluência da Rua do Salitre e da atual Rua da Escola Politécnica, o seu aspeto monumental e cenográfico foi esbatendo-se até aos nossos dias, passando, hoje, despercebida a sua importância como mobiliário urbano, perdido num canto do Largo do Rato.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Chafariz do Rato • Chafariz da Praça das Flores • Chafariz do Alto do Longo • Chafariz da Rua do Século • Chafariz de São Paulo • Bica dos Olhos • Chafariz da Esperança • Chafariz das Janelas Verdes • Chafariz da Praça da Armada • Chafariz das Necessidades • Chafariz da Fonte Santa • Chafariz das Terras • Chafariz da Rua do Arco a S. Mamede •
Localização
Ponto do Encontro
Rua das Amoreiras, junto ao Jardim das Amoreiras, Reservatório da Mãe d’Água
Reservatório da Mãe d’Água – Rua das Amoreiras 10, 1250-020 Lisboa
Latitude: 38°43’17.85″N
Longitude: 9° 9’23.55″W
Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para o final: 14h00
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
12€ por pessoa
Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios











