fbpx

setembro, 2021

25set8:3019:00Caminhada de Grande Rota - 40 kms8:30 - 19:00 Largo 25 de Abril 2, 2560-735 RunaTipo Evento:Caminhada,Grande Caminhada EVENTONovo

Horário

(Sábado) 8:30 - 19:00

Ponto de Encontro

Largo 25 de Abril 2, 2560-735 Runa

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem inicio em Runa, e ao longo de 40 kms, o nosso percurso irá levar-nos a conhecer algumas das melhores panorâmicas da zona Oeste e a locais emblemáticos, como a Serra do Socorro. Um percurso exigente adequado a todos os grandes caminhantes. Mais um evento a não perder!

Ermida de Nossa Senhora do Socorro

No topo da Serra do Socorro, erigiu-se, em inícios do séc. XVI a Ermida de Nossa Senhora do Socorro conservando-se ainda elementos arquitetónicos manuelinos, nomeadamente o alpendre, a abóbada da nave e o portal lateral Sul. Dada a sua elevação, foi um dos locais escolhidos para a implantação de um telégrafo durante a Guerra Peninsular, em 1810, permitindo a comunicação entre os postos da 1.ª e 2.ª Linhas de Torres Vedras. O Povoado da Serra do Socorro e a Capela de Nossa Senhora do Socorro encontram-se classificados como Imóvel de Interesse Público. Este local é palco de uma importante romaria em 5 de agosto e é também um dos miradouros naturais com maior relevância na Região Oeste. O Centro Interpretativo da Serra do Socorro encontra-se instalado na área anexa à Ermida e contém uma área expositiva sobre a História e Património da Serra do Socorro, as Comunicações Visuais na Guerra Peninsular e o Telégrafo da Serra do Socorro.

Forte da Archeira

O Forte da Archeira, localizado num local estratégico do sistema defensivo das Linhas de Torres (obra militar n.º 128), é uma estrutura de grande dimensão que pertencia à Primeira Linha Defensiva, a par com os fortes de Catefica e Feiteira, localizados um pouco mais a norte, cujo objetivo seria a defesa dos vales de Ribaldeira e Runa. Apresenta um perímetro de 436,48 m e uma área de cerca de 9.534,44 m2, estava munido com seis bocas-de-fogo (calibre 12) e uma guarnição de 500 homens.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Runa • Termas dos Cucos • Rio Sizandro • Serra da Archeira • Serra do Socorro • Furadouro • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Em frente à Junta de Freguesia de Runa

Latitude: 39° 4’0.79″N
Longitude: 9°12’29.73″W
Largo 25 de Abril 2,
2560-735 Runa

Hora de Partida: 8h30
Hora prevista para o final: 19h00

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
15€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado