fbpx

dezembro, 2022

18dez9:3013:30Caminhando à Descoberta dos Buracos Mineiros9:30 - 13:30 Rua do Montejunto, 12, Cercal 2550-251 CadavalTipo Evento:Caminhada EVENTONovo

Horário

(Domingo) 9:30 - 13:30

Ponto de Encontro

Rua do Montejunto, 12, Cercal 2550-251 Cadaval

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada da Caminhando será feita num percurso circular, com partida de São Salvador, freguesia do Cercal e prossegue pela encosta nascente da Serra de Montejunto. Após um percurso em ascensão para norte, flete para o interior da Serra, com passagem numa parte da antiga calçada romana, usada pelos monges franciscanos. Um pouco adiante faremos um desvio para atingir um marco geodésico que nos proporcionará vistas desafogadas sobre a zona oeste e a orla costeira. Após esse local encetaremos a nosso trajecto até aos Buracos Mineiros, para depois iniciarmos a descida até ao nosso ponto de chegada.  Mais um evento a não perder!

Buracos Mineiros

A Serra de Montejunto é constituída por um maciço calcário de formação jurássica, fazendo com que a mesma seja propensa ao desenvolvimento de grutas e algares.

Os Buracos Mineiros são uma das muitas grutas onde foi encontrado diverso espólio pré-histórico que mostra características da implantação humana na região. Aquando da exploração arqueológica da gruta foi instalada uma escada com corrimão de forma a permitir um acesso facilitado à mesma.

A gruta possui muitas formações interessantes, mas devido a dois poços da abatimento que comunicam com a superfície encontra-se em estado fóssil, não existindo desenvolvimento de novas formações.

A cavidade apresenta uma extensão de cerca de 30 metros com a orientação aproximada SE-NW e de desenvolve-se num plano próximo do horizontal. O corredor interior possui grandes dimensões e pode explorar-se a gruta em segurança pois a mesma não possui poços ou declives acentuados.

Existem 3 entradas, a original, situada na encosta, e por onde é possível entrar de gatas, os outros pontos de comunicação são na parte superior e correspondem a dois poços de abatimento, o poço de abatimento situado mais perto da entrada original está equipado com uma escada de metal com corrimão duplo.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Buracos Mineiros • Cabeço do Monfarinho • Calçada Romana • São Salvador • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Estacionamento em frente à Associação Cultural e Recreativa São Salvador E Espinheira
Rua do Montejunto, 12, Cercal
2550-251 Cadaval

Latitude: 39°12’38.19”N
Longitude: 8°59’47.80”W

Hora de partida: 9h30m
Hora prevista para o final: 13h30

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 m
Desnível
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

RESERVA


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

8€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Formulário de Inscrição

Go to Top