fevereiro, 2025

15fev9:2014:00Caminhando entre Cascatas e Penedos9:20 - 14:00 Largo da Igreja Matriz de CheleirosTipo Evento:Caminhada

Horário

(Sábado) 9:20 - 14:00

Ponto de Encontro

Largo da Igreja Matriz de Cheleiros

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Neste evento vamos caminhar numa zona onde não faltam motivos de interesse, seja a Ponte Romana de Cheleiros, sejam as Cascatas de Anços, ou a ainda a bem preservada Aldeia da Mata Pequena. Mais um evento a não perder!

Ponte Romana de Cheleiros:

Ponte de um só arco de volta inteira com tabuleiro em cavalete e guarda murada. O intradorso do arco revela o aparelho de cantaria, enquanto todas as restantes superfícies se apresentam integralmente rebocadas, à excepção do pavimento, constituído por seixos rolados.

Penedo do Lexim:

Antiga chaminé vulcânica do complexo vulcânico de Lisboa, o Penedo do Lexim apresenta uma monumentalidade natural, quase como um castelo de penedos.

Esta elevação implantada junto à Ribeira de Cheleiros (atual União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros), foi escolhida como espaço habitacional durante milénios, constituindo um dos mais significativos sítios arqueológicos do concelho de Mafra.

Neste local encontram-se registadas fases de ocupação de diversos períodos cronológicos desde o Neolítico (4000 antes de Cristo) até à época Romana.

Há cerca de 5000 anos no Penedo do Lexim instalou-se um grupo de pastores e agricultores que deixaram significativos vestígios da sua ocupação: artefactos do quotidiano (olaria, pedra lascada e polida, osso trabalhado, metal e restos de alimentação), áreas habitacionais (cabanas) e estruturas defensivas.

Este “castelo natural” rodeado de penedos foi fortificado com muralhas, constituindo-se como um exemplo das primeiras arquiteturas defensivas que surgem no 3.º milénio a. C. em toda a Península Ibérica.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Caminhada na zona Oeste • Ponte Romana de Cheleiros • Igreja Matriz de Cheleiros • Rio Lizandro • Rio Mourão • Cascatas do Rio Mourão, em Anços • Penedo do Lexim • Aldeia da Mata Pequena • Moinhos • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Largo da Igreja Matriz de Cheleiros
Rua da Sociedade 2640 Cheleiros

Latitude: 38°53’22.04″N
Longitude: 9°19’38.93″W

Hora do Encontro: 9h20
Hora prevista para o final: 14h

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 m
Desnível
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

RESERVA


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

10€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.

Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.

Formulário de Inscrição

Go to Top