abril, 2025
Horário
(Sábado) 9:20 - 13:45
Ponto de Encontro
Parque de Estacionamento do Parque das Penhas do Marmeleiro
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Neste evento vamos caminhar entre o Parque das Penhas do Marmeleiro, em Murches e a Quinta do Pisão, quase sempre tendo no horizonte, a Serra de Sintra, com destaque para a Peninha e o Palácio da Pena. Na Quinta do Pisão não faltam motivos de interesse, como por exemplo o Forno de Cal, ou o espaço onde poderemos ver os Burros Lanudos. Venha daí com o nosso Grupo para mais uma manhã bem passada. Mais um evento a não perder!
Quinta do Pisão:
A Quinta do Pisão de Cima, propriedade do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e sob gestão da Santa Casa da Misericórdia, situa-se a norte do concelho de Cascais, no sopé da Serra de Sintra, e compreende 380 hectares de área totalmente inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais. A geografia do local é marcada por um relevo suave e por solos calcários, como evidencia a crista rochosa que define as ribeiras da Penha Longa e do Marmeleiro. As características essencialmente mediterrânicas combinam-se com uma influência atlântica, impondo um regime edafoclimático mais húmido e proporcionando o aparecimento de perfis de vegetação singulares. Dedicada à atividade agro-silvo-pastoril, a Quinta representa um património importante, tanto na organização estrutural da paisagem, compartimentação e uso racional, como na presença de ruínas de valor cultural e arquitetónico. A intervenção humana nesta área (que fica na transição entre zona urbana e a Serra de Sintra) resultou no surgimento de novos habitats e nichos ecológicos, que são hoje importantes para a preservação da natureza. A Quinta do Pisão pretende a salvaguarda deste património ecológico, cultural e histórico de elevada importância para Cascais, perpetuando uma interação produtiva entre a atividade humana e o espaço natural.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Parque das Penhas do Marmeleiro • Ribeira das Vinhas • Passadiços e Miradouro • Quinta do Pisão • Lagoas • Burros Lanudos, Cavalos, ovelhas e borregos • Capela de Nossa Senhora da Conceição • Forno de Cal • Eira dos Fornicos • Ribeira do Cuco • Casal do Porto Covo • Hortas • Gruta de Porto Covo • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Parque de Estacionamento do Parque das Penhas do Marmeleiro
Parque Urbano das Penhas do Marmeleiro – Rua Marquês de Pombal – Murches
Latitude: 38°43’50.04″N
Longitude: 9°26’1.05″W
Hora do Encontro: 9h20
Hora prevista para o final: 13h45m
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
10€ por pessoa
Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios