dezembro, 2019

08dez9:3013:00Caminhando na Baía do Seixal9:30 - 13:00 Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade, 2840-488 SeixalTipo de Evento:Caminhada

Horário

(Domingo) 9:30 - 13:00

Ponto de Encontro

Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade, 2840-488 Seixal

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem início no Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade, em frente ao Cais, e a partir desse ponto começamos por caminhar de braço dado com a Baía, aproveitando para ficar a conhecer a zona mais antiga do Seixal, a Igreja Matriz, a antiga corticeira Mundet e a Quinta da Fidalga (onde faremos uma breve visita). Depois passaremos pelo Núcleo Naval da Arrentela, assim como pela Igreja Matriz, com uma vista soberba sobre toda a Baía. Desse ponto rumamos em direcção a norte, e atravessamos algumas das Quintas mais antigas de toda a região, como a Quinta do Pé Leve, Quinta do Álamo e Quinta da Trindade. Destaque ainda para o Moinho Novo dos Paulistas (antigo moinho de maré), que nos oferece uma vista fantástica para os Moinhos de Alburrica, já na zona ribeirinha do Barreiro.  Venha daí e deslumbre-se com estas maravilhas mesmo à porta de Lisboa.

A Baía do Seixal

A Baía do Seixal está inserida no estuário do rio Tejo, que se estende pela terra dentro através de um conjunto de braços de mar que lhe confere um aspeto singular. Classificada como Reserva Ecológica Nacional, a Baía e respetivas frentes ribeirinhas integram uma área húmida da maior importância a nível nacional e europeu, pela sua elevada biodiversidade e excecional qualidade paisagística.

É o principal recurso natural do concelho e tem um elevado impacto nas vertentes biológica, paisagística e de desenvolvimento económico-social. Desde tempos remotos que se verifica uma forte ligação da comunidade local ao rio. As medidas de salvaguarda dos ecossistemas que compõem esta bacia, assim como a criação de equipamentos que a aproximam dos cidadãos, constituem um forte contributo do município para a qualidade de vida da população local.

Quinta da Fidalga

A Quinta da Fidalga, cuja fundação remonta ao século XV, constitui um dos exemplos mais antigos e melhor preservados das quintas agrícolas e de recreio outrora existentes na região. Nos séculos XVII e XVIII está documentada a ligação à família Gama Lobo, da qual vários membros se destacaram no serviço régio, sobretudo enquanto secretários do Conselho da Fazenda.

No século XVIII destacava-se já pelos seus excelentes pomares de citrinos, ruas cobertas de árvores silvestres e parreiras em latadas. Dois poços equipados com noras forneciam água para a rega e para alimentar três fontes de embrechados. Distingue-se também pelo lago de maré, que constitui um monumento raro ou quase único na arquitectura hidráulica portuguesa.

Possui ainda uma capela que foi integrada no palacete em meados do século XX em substituição de outra mais antiga. As paredes interiores estão revestidas de azulejos do século XVIII e de reproduções também deste período. Em 1952, o palacete e os arruamentos da quinta registaram várias intervenções dirigidas pelo arquiteto Raul Lino, destacando-se os azulejos, de várias épocas dispostos por diversos pontos dos jardins.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Baía do Seixal • Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade • Cais e zona ribeirinha • Igreja Matriz do Seixal • Quinta da Fidalga • Moinho de Maré do Seixal • Quintas Antigas do Seixal • Núcleo Naval da Arrentela • Igreja da Arrentela • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade (em frente ao Cais)

Latitude: 38°38’39.36″N
Longitude: 9° 6’15.11″W
Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade
2840-488 Seixal

Hora de Partida: 9h30
Hora prevista para o final: 13h

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
6€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequados para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado

Translate »
X