fbpx

maio, 2021

15mai9:3013:45Caminhando na Praia Jurássica9:30 - 13:45 Igreja de N. S. do Carmo – Chão das Pias - 2480 Porto de MósTipo Evento:Caminhada EVENTONovo

Horário

(Sábado) 9:30 - 13:45

Ponto de Encontro

Igreja de N. S. do Carmo – Chão das Pias - 2480 Porto de Mós

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada da Caminhando será feito num percurso de rara beleza, entre trilhos antigos percorridos por moleiros e pastores, que ao longo de anos desbravaram e contruíram todo o rendilhado de muros de pedra solta e empilhada que dividem os campos e as pastagens. Destaque para a Costa de Alvados, o Vale de Alvados e o seu Polje, a Serra Galega, de Aire e Candeeiros e a Praia Jurássica de São Bento, com 170 milhões de anos. Mais um evento a não perder!

Caminhando por entre Muros de Pedra Seca até à Praia Jurássica de São Bento – Porto de Mós

Serão 14 Km neste percurso circular de rara beleza, entre trilhos antigos percorridos por moleiros e pastores, que ao longo de anos desbravaram e contruíram a magnifica paisagem, nomeadamente todo o rendilhado de muros de pedra solta e empilhada que dividem os campos e as pastagens.

Com inicio junto à Igreja de Chão das Pias, iremos subir por entre carvalhos e pinheiros e campos de lapiaz, até junto de um aglomerado de moinhos, velhos guardiões da paisagem de outros tempos, de onde teremos uma vista magnifica sobre a serra da Pevide e o trajeto do antigo Caminho Mineiro do Lena.

Seguiremos depois por terras de cultivo e pequenos trilhos de pé posto, ladeados  por plantas aromáticas, com aroma a alecrim e a tomilho sobre  campos de lapiaz  até à costa de Alcaria, que circundaremos pelo seu ponto mais alto com a sua vista majestosa para a Lapa da Mouração, para a  Fornea de Alcaria, qual monumento natural que impressiona e que também circundaremos pela seu ponto mais alto, atravessaremos depois caminhos agrícolas que ladeiam pastos divididos pelos impressionantes Muros de Pedra Seca que são uma das maravilhas naturais de Portugal.

Chegaremos depois ao impressionante declive de Alvados que iremos percorrer por trilhos impressionantes sempre pelo alto, pela designada Costa de Alvados, com as suas vertiginosas vistas sobre o Vale de Alvados e o seu Polje, a Serra Galega e todo o maciço da Serra de Aire e Candeeiros.

 Voltaremos depois a encontrar mais caminhos ladeados pelos referidos Muros de Pedra Seca, que nos levarão à Praia Jurássica de São Bento, onde numa antiga pedreira abandonada foram descobertos imensos fósseis jurássicos de dimensões consideráveis, e que no futuro irá dar lugar a uma centro de interpretação sobre esta temática, de onde regressaremos ao local de partida.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Praia Jurássica de São Bento • Muros de Pedra Seca, uma das maravilhas de Portugal • Fornea de Alcaria • Costa de Alvados • Parque de merendas • Moinhos e Poços comunitários • Campos de lapiás • Bosques e Mata Mediterrânea • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Parque de Estacionamento junto à Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Rua Nova – Chão das Pias
2480 Porto de Mós

Latitude: 39°33’35.0″N
Longitude: 8°48’54.0″W

Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para o final: 13h45m

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
10€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado