fbpx

fevereiro, 2023

25fev9:3013:30Caminhando na Ribeira de Vinhas9:30 - 13:30 Parque de Estacionamento das Penhas do MarmeleiroTipo Evento:Caminhada

Horário

(Sábado) 9:30 - 13:30

Ponto de Encontro

Parque de Estacionamento das Penhas do Marmeleiro

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem inicio no Parque de estacionamento do Parque das Penhas do Marmeleiro, em Murches, e segue em direção a Cascais, onde depois de passarmos o Mercado de Cascais, percorreremos uma parte da zona ribeirinha (Praia dos Pescadores e Praia da Rainha). Este é um percurso repleto de surpresas e bonitos cenários, ao longo do bem organizado Vale da Ribeira de Vinhas. Este é um caminho que permite unir a Serra de Sintra até ao Mar. Mais um evento a não perder!

Ribeira das Vinhas:

A Ribeira das Vinhas e todo o seu vale adjacente constitui um dos mais importantes corredores ecológicos do município de Cascais. Com origem  na Serra de Sintra, a 400 metros de altitude, com um vale encaixado e orientado a norte e uma bacia hidrográfica implantada em parque natural, a Ribeira das Vinhas contribui para que Cascais beneficie dos serviços dos ecossistemas como a renovação do ar, circulação da água, mas também a conectividade biológica entre habitat e espécies.

Para além do corredor ecológico, este vale foi desde sempre usado pelo Homem, seja para aceder à Serra de Sintra, seja pelo percurso de declive mais suave, como para usar a força da água na moagem com as azenhas ou pisoar dos tecidos com os pisões.

A toponímica revela a forma do tempo, de como cada parte do território tinha uma função e um nome, ribeira das vinhas, do marmeleiro, do pisão e da mula, representam a memória coletiva de Cascais e da sua ligação à Serra de Sintra.

A intervenção do local, que é um dos principais corredores ecológicos de Cascais, contou com a requalificação da galeria ripícola, o reperfilamento do leito, eliminação de resíduos e preparação das margens para plantação de vegetação. Foram também instaladas bacias de retenção de água, essenciais para a redução do risco de cheias. Um caminho que recupera uma antiga tradição e onde ainda é possível encontrar ovelhas a pastar. Uma verdadeira experiência na natureza em pleno espaço urbano.

Arte no trilho:

O trilho da Ribeira das Vinhas cujo inicio fica por trás do Mercado da Vila, em Cascais foi recentemente recuperado e permite passear a pé ou de bicicleta ao longo de mais de 7 quilómetros que atravessam zonas de pinhal, matos e hortas. Mas o que torna único este percurso são as dezenas de pinturas da autoria do artista Tiago Hacke — realizadas em pedras ou em caixas de visita do saneamento pluvial —, que retratam espécies animais existentes no concelho, algumas das quais podem ser observadas ao longo do trilho.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Ribeira das Vinhas • Penhas do Marmeleiro • Antigas Azenhas • Praia da Rainha • Baía de Cascais – Praia dos Pescadores • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Parque de Estacionamento do Parque das Penhas do Marmeleiro

Latitude: 38°43’50.04″N
Longitude: 9°26’1.05″W

Hora de Partida: 9h30
Hora prevista para o final: 13h30

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

RESERVA


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

8€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Formulário de Inscrição

Go to Top