outubro, 2019

19out9:2014:45Caminhando nos Caminhos do Tejo9:20 - 14:45 Pavilhão de Portugal (Parque das Nações)Tipo de Evento:Caminhada

Hora

(Sábado) 9:20 - 14:45

Ponto de Encontro

Pavilhão de Portugal (Parque das Nações)

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Nesta proposta de caminhada, sairemos junto ao Pavilhão de Portugal no Parque das Nações e caminhamos de braço dado com o rio Tejo até à Foz do rio Trancão. Daí continuamos seguindo o curso do rio para o interior, e percorreremos o várzea de Alpriate e Vialonga, sem caminhos rurais e trilhos, que nos fazem esquecer que continuamos ainda tão próximos de Lisboa. No final do nosso percurso seremos brindados com a presença de novo do rio Tejo e do magnífico Parque Linear Ribeirinha da Póvoa, com o Parque de Merendas, Praia e Passadiços. Para o regresso ao ponto de partida  sugerimos o comboio da CP, que em 15 minutos chegará à Estação do Oriente. Mais um evento a não perder!

Caminhos do Tejo

À semelhança do que acontece com os mundialmente conhecidos Caminhos de Santiago, os peregrinos e turistas de Fátima têm à disposição caminhos sinalizados até à localidade, como é o caso do Caminho do Tejo. Percurso pedonal que liga a cidade de Lisboa (Parque das Nações) ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, surgiu da necessidade de proporcionar aos peregrinos, um caminho seguro e agradável. Constitui um percurso lúdico que utiliza caminhos rurais ancestrais, e a partir do qual é possível apreciar um vastíssimo património cultural e natural.

Parque Linear Ribeirinho (Póvoa de Santa Iria)

O parque de cariz marcadamente natural, constitui-se como elemento de valorização da presença da água e do Estuário do Tejo, como um recurso com valor ambiental e paisagístico estratégico.
Com uma localização privilegiada, integra a Rede Ecológica Metropolitana como uma área estruturante primária e apresenta condições naturais excecionais, constituindo uma zona de grande valor e sensibilidade ecológica, integrando a Rede Natura 2000: ZPE – Estuário do Tejo (PTZPE 0010) e sítio da lista nacional de sítios – Estuário tejo (PT COM 009).

Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo constitui uma infraestrutura estratégica em termos de recreio, lazer e conservação da natureza, com interesses alargados a muitos domínios, nomeadamente pedagógico e científico. Integra duas tipologias de espaços: Trilhos Pedonais/Cicláveis que totalizam cerca de 5 910 ml, associados a caminhos e combros de valas de drenagem e de ribeiras que permitem igualmente a circulação de bicicletas, e um Espaço Multifuncional com 22 550m2, que se denominou ‘Praia dos Pescadores’. O parque contempla ainda um Centro de Interpretação Ambiental e da Paisagem e um Observatório de Aves.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Parque das Nações • Doca dos Olivais • Torre Vasco da Gama • Ponte Vasco da Gama • Foz do rio Trancão • Antigas Quintas • Passadiços do Tejo • Parque Linear Ribeirinho da Póvoa de Santa Iria •

Localização

Ponto do Encontro

Pavilhão de Portugal (Parque das Nações)
Cais Português, 1990-277 Lisboa, Portugal

Latitude:   38°45’56.92″N
Longitude:    9° 5’43.62″W

Hora do Encontro: 9h 20m
Hora prevista para o final do evento: 14h45

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
6€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Línear
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Lamentamos mas as inscrições estão encerradas.
Muito obrigado.

Translate »
X