outubro, 2018

27out9:2014:00Caminhando nos Lagos da Ota9:20 - 14:00 Largo Doutor Mário Madeira, Ota - 2580-243 Alenquer, PortugalTipo de Evento:Caminhada

Hora

(Sábado) 9:20 - 14:00

Ponto de Encontro

Largo Doutor Mário Madeira, Ota - 2580-243 Alenquer, Portugal

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem inicio junto à Igreja Matriz de Ota, uma freguesia do concelho de Alenquer, tão perto de Lisboa, e que ainda preserva paisagens fantásticas a descobrir. O percurso desenrola-se ao longo de 16 kms através da maior mancha florestal do concelho de Alenquer. Extensas matas de eucaliptos, sobreiros e pinheiros mansos cobrem um relevo suave, onde os outeiros escondem pequenos brejos, vestígios de uma outra ocupação desta extensa charneca. No sopé do Monte Redondo estende-se a barragem da Chã Alta e uma vasta planura onde o verde se perde no horizonte, transportando-nos por momentos para outros lugares. A não perder!

Ota:

Crê-se que o topónimo Ota deriva do árabe (uata) e quer dizer sítio baixo. De facto, tratava-se de um vasto campo alagadiço, o Paul da Ota, aquele que D. Sancho I doou, em 1189, ou 1193, ao convento de Alcobaça, doação confirmada em 1195 por Celestino III. Aqui realizaram os monges as primeiras obras de arroteamento e drenagem realizadas no país, que posteriormente aplicaram nos coutos de Alcobaça.

Ota é também o nome de um rio que atravessa a freguesia. Nasce na serra do Montejunto, passa pela freguesia de Abrigada até entrar nesta, e vai desaguar na margem direita do rio Tejo, depois de atravessar também a freguesia de Vila Nova da Rainha, concelho de Azambuja, numa extensão total de 30 quilómetros.

A igreja matriz, da invocação do Divino Espírito Santo, de traça modesta, é reconstrução de outra mais antiga, que ruiu com o terramoto de 1755. Da primitiva restam hoje alguns silhares de azulejos do século XVII, uma pia de água benta de traça manuelina e uma lápide tumular datada de 1567.

Ota foi atravessada pela velha Estrada Real entre Lisboa e Coimbra, construída no reinado de D. Maria I, que era utilizada pelos serviços da primeira carreira regulara da Malaposta (1798-1804). Ainda existem, dessa época, um marco de cruzamento e um marco de légua, situados, respetivamente junto à Ponte Antiga, na Rua da Malaposta, à entrada da Ota, e no sítio denominado Vale Carlos, próximo de Ota. Estão ambos classificados como Imóvel de Interesse Público, desde 1943.

Meio século mais tarde, em 1855, inaugura-se novo serviço de carreiras diárias da Malaposta entre o Carregado e Coimbra. A primeira estação de muda de animais, localizava-se em Ota. O antigo edifício desta estação existia ainda há pouco tempo, funcionando ali o Ota Clube.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Igreja Matriz de Ota • Monte Redondo • Olhos de Água • Parque de Merendas • Barragem da Chã Alta • Serra de Ota • Cabeço do Pardal • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Largo da Igreja Matriz na Ota

Latitude:  39° 6’35.85″N
Longitude:    8°59’23.20″W

Hora do Encontro: 9h20m
Hora prevista para final: 14h

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
6€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado adequado, botas ou sapatos com boa aderência
Roupa adequada para caminhadas (não aconselhado o uso de calções)
Levar no mínimo 1,5l de água
Chapéu

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.
Faça upload da confirmação de pagamento ou envie por email para inscricoes@caminhando.pt