fevereiro, 2025

01fev9:3014:00Circuito dos 11 Moinhos do Milharado9:30 - 14:00 Rua Actriz Beatriz Costa 63 2665-307 MilharadoTipo Evento:Caminhada

Horário

(Sábado) 9:30 - 14:00

Ponto de Encontro

Rua Actriz Beatriz Costa 63 2665-307 Milharado

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem inicio junto ao Pavilhão da Associação Cultural e Desportiva do Milharado, e percorre desde o centro da vila, caminhos rurais e trilhos de grande densidade paisagística e rural, tendo quase sempre por companhia, os vários moinhos existentes nesta região, testemunho vivo de grande actividade. Percorreremos vários lugares desta freguesia, com diversas panorâmicas, que vão desde a majestosa Serra do Socorro, aos vários montes e vales da zona da Malveira. Mais um evento a não perder!

Milharado:

O Milharado é hoje sede de uma das mais próperas e também das mais extensas das actuais freguesias do concelho de Mafra, de onde dista cerca de 18 kms. Pertenceu ao antigo concelho de Enxara dos Cavaleiros, extinto pelo Decreto de 24 de Outubro de 1855. As suas raízes históricas recuam longe no tempo, como o demonstram os vestígios relativos a vários momentos do Calcolítico, inicial e pleno (entre 2500 e 2000 a.C.), encontrados a cerca de 500 metros do local onde hoje se ergue a sua Igreja Matriz, e Neolíticos e Romanos, encontrados no lugar de Rólia, também próximo da sede de Freguesia. Da origem do seu nome nada se sabe, mas segundo a lenda: ” Um fidalgo de passagem por esta zona, terá perguntado a um trabalhador que se encontrava na sementeira do milho, o nome deste lugar, e a quem o dito trabalhador respondeu: – Não tem nome.  Então o fidalgo ao ver o trabalhador a semear milho utilizando um arado logo disse: – A partir de agora começa-se a chamar Milho-Arado”.

A indústria pecuária faz da freguesia uma das principais abastecedoras da Cidade de Lisboa e outros pontos do País, em carnes de porco, especialmente os enchidos da Povoa da Galega, o segundo centro português na industria de salsicharia. A freguesia do Milharado, tem ainda comércio vasto e completo, assim como uma industria representada por diversas fábricas de cerâmica, carpintaria, metalo-mecânicas, industria de transportes, matadouros industrias, entre os quais se encontra o maior do País em abate de suínos.

A sua Igreja Matriz, que consoante a inscrição gravada no Púlpito, terá sido edificada em 1609. No adro existe um sólido Cruzeiro de pedra toda marchetada dos musgos centenários das redondezas, e assenta num plinto quadrangular em cujas faces se vêem gravados temas Bíblicos da “Paixão”. Enobrece a fachada da Igreja, um portal manuelino, com finos colunelos e uma decoração com elementos vegetalistas. O interior é de uma só nave, com tecto de masseira de caixotes pintados. Salienta-se o retábulo da Capela-Mor do Sec. XVIII, e o revestimento azulejar.

Os Moinhos:

No cimo da serra que lhe serve de encosta ao seu casario, os seus Moinhos de vento com cerca de 170 anos, dão aquele lugar, como que um espelho da natureza, pelas vistas maravilhosas que dali se desfrutam, que aliadas à hospitalidade e cordialidade do seu povo, são o melhor postal ilustrado desta bela zona da “Região Saloia”.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Moinhos do Milharado • Igreja Paroquial do Milharado • Moita • Espregueiras • Godeis  • Castelo Picão • Casal do Pedregulho • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Rua Actriz Beatriz Costa 63
2665-307 Milharado

Latitude: 38°56’51.38″N
Longitude: 9°11’56.26″W

Hora de Partida: 9h30
Hora prevista para o final: 14h

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 m
Desnível
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

RESERVA


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

10€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.

Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.

Formulário de Inscrição

Go to Top