dezembro, 2018

22dez9:2014:15Circuito dos 9 Miradouros de Lisboa9:20 - 14:15 Parque Eduardo VII, (no topo junto ao Monumento ao 25 de Abril, de João Cutileiro)Tipo de Evento:Caminhada

Hora

(Sábado) 9:20 - 14:15

Ponto de Encontro

Parque Eduardo VII, (no topo junto ao Monumento ao 25 de Abril, de João Cutileiro)

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Neste evento vamos aproveitar o dia para fazer uma caminhada que ao longo de cerca de 14 kms nos levará a percorrer 9 dos mais emblemáticos miradouros da cidade de Lisboa, desta feita desvendando algumas das melhores panorâmicas sobre a cidade de Lisboa e arredores, com destaque especial para alguns Miradouros de Monsanto, entre eles o “famoso” Panorâmico de Monsanto. Percorreremos ainda alguns Jardins na parte urbana e trilhos no coração verde da cidade, que é necessário preservcar e redescobrir! Venha daí e fique a saber mais sobre a cidade de Lisboa.

Miradouro do Alto da Serafina

Num plano mais elevado do Parque Recreativo do Alto da Serafina, encontramos uma clareira relvada e alcatroada, onde foi construído um telheiro que acolhe uma espécie de mini-bar e alguns bancos de apoio aos curiosos do Miradouro do Alto da Serafina.

Somos totalmente envolvidos pelo espírito da natureza enquanto observamos a paisagem a partir da face Este da Serra de Monsanto, freguesia de Benfica. Apesar da sua beleza, a mesma vegetação também oculta parte da paisagem mais próxima.

A Sul, lá ao longe, vemos a Ponte 25 de Abril arqueada sobre o Rio Tejo, defronte do Cristo-Rei situado em Almada. A perspectiva Este guarda a paisagem urbana de Lisboa, com as três Torres das Amoreiras e o Aqueduto das Águas Livres em grande destaque.

Miradouro do Panorâmico de Monsanto

Em  nascia o Restaurante Panorâmico de Monsanto em pleno Parque Florestal de Monsanto, pelas mãos do arquitecto Chaves da Costa. Quase 50 anos depois, aquele que facilmente seria considerado o melhor miradouro de Lisboa é hoje um local completamente abandonado, à mercê do vandalismo e da intempérie.

Miradouro do Panorâmico de Monsanto, ou só Panorâmico de Monsanto como é maioritariamente conhecido, nem sempre foi restaurante, por aqui também passaram escritórios e até um bingo.

Ainda que toda a sua área esteja vedada ao público, sendo impossível avistar a paisagem que guarda no seu topo, quem quiser visitá-lo deverá percorrer o lado Oeste da Estrada da Bela Vista (sentido único), uma vez que a via em sentido oposto está ocupada por uma ciclovia.

Não podemos deixar de frisar a importância deste miradouro para Lisboa, daqui avista-se a cidade inteira. É desolador ver as suas ruínas…

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Miradouro do Parque Eduardo VII • Miradouro do Edifício do Banco Popular • Miradouro do Morro de Campolide • Miradouro do Moinho das 3 Cruzes do Calhau • Miradouro do Panorâmico de Monsanto • Miradouro da Luneta dos Quartéis • Miradouro das 6 Pedreiras • Miradouro dos Moinhos do Mocho • Miradouro do Alto da Serafina •

Localização

Ponto do Encontro

Parque Eduardo VII, (no topo junto ao Monumento ao 25 de Abril, de João Cutileiro)

Latitude:  38°43’49.50″N
Longitude:   9° 9’15.59″W

Hora do Encontro: 9h20
Hora prevista para o final: 14h15

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
6€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.
Faça upload da confirmação de pagamento ou envie por email para inscricoes@caminhando.pt