dezembro, 2019

14dez9:3016:30Grandes Caminhadas - Serras de Loures9:30 - 16:30 Rua Joaquim Caetano Dias - Ponte de Lousa - LouresTipo de Evento:Caminhada EVENTONovo

Horário

(Sábado) 9:30 - 16:30

Ponto de Encontro

Rua Joaquim Caetano Dias - Ponte de Lousa - Loures

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Nesta proposta de evento vamos efectuar uma grande caminhada ao longo de algumas serras do concelho de Loures, com destaque para os magníficos trilhos da Serra de Monfirre, encosta da Saúde e de Salemas,  tendo oportunidade de visualizar excelentes panorâmicas de toda esta região, percorremos caminhos rurais e trilhos, passaremos ainda pela Anta de Carcavelos e Gruta de Salemas, para além da exigente subida ao topo da Serra de Monfirre. Mais um evento a não perder, bem à medida de grandes caminhantes!

Monfirre

A aldeia de Monfirre pertence à freguesia de Santo Estêvão das Galés, no concelho de Mafra. A aldeia localiza-se a cerca de 20 km a norte-noroeste de Lisboa e a cerca de 10 km da Malveira. Tem a particularidade de se situar numa das regiões mais acidentadas do Concelho de Mafra, o vale onde se localiza é rodeado pela Serra de Monfirre  e pelo monte das Lapas. A aldeia pode ter mais de dois mil anos, uma vez que foi encontrado um túmulo romano que atesta essa idade.

Anta de Carcavelos

A Anta de Carcavelos é uma sepultura colectiva megalítica composta por uma câmara sepulcral de forma poligonal. Está localizada numa zona predominantemente rural da freguesia de Lousa, perto da povoação de Carcavelos e é um dos vestígios pré-históricos melhor preservados do concelho de Loures, em parte devido ao isolamento do mesmo.
O monumento é constituído por seis esteios de calcário provenientes da região dos quais cinco fariam parte da câmara e o sexto pertenceria ao corredor. Junto ao monumento existem ainda algumas lages de calcário, uma das quais de grande dimensão que poderia constituir a cobertura da anta.
Dos estudos realizados em 1994, resultou a recolha de diverso espólio, nomeadamente instrumentos polidos dos quais se podem destacar pontas de seta, cerâmicas lisas e decoradas, pratos, objectos de adorno, entre outros artefactos.

Ponte de Lousa

Quase a chegar a Ponte de Lousa, em plena Serra da Carva, passaremos pela Loca do Gato que é uma pequena gruta na escarpa denominada Penedo do Gato, sobre Ponte de Lousa e o seu rio. Parece ter tido ocupação humana e ainda hoje poderia servir de abrigo.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Anta de Carcavelos • Encosta da Saúde • Anta do Alto da Toupeira ou Salema • Gruta de Salema • Trilho da Belavista • Trilho das Lapas • Trilho da Besta • Trilho das Antenas • Trilho do Pego do Diabo • Penedo do Gato  • Serra de Monfirre • Vale e Ribeira de Ponte de Lousa • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Junto à Capela de Ponte de Lousa
Rua Joaquim Caetano Dias
Ponte de Lousa
2670-351 LOURES

Latitude: 38°52’5.67″N
Longitude: 9°12’43.94″W

Hora do Encontro: 9h20
Hora de Partida: 9h30
Hora prevista para o final: 16h30

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
10€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado

Translate »
X