setembro, 2019
Horário
(Sábado) 9:30 - 13:00
Ponto de Encontro
Rua das Amoreiras - Praça / Jardim das Amoreiras 1250-020 Lisboa
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_size="1" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Nesta evento iremos percorrer alguns pontos interessante da cidade de Lisboa, como o Jardim das Amoreiras, passar sob o Arco Triunfal do Aqueduto das Águas Livres, visitar o Jardim da Estrela e zona envolvente, para a magnífica Basílica da Estrela e terminaremos a manhã numa visita guiada ao Palácio Palmela (actual Procuradoria Geral da República) e ficaremos a conhecer por dentro os salões com relevos de estuque realçados com folha de ouro, as magníficas salas pintadas em trompe-l’oeil e ainda o Jardim, que recebia água directamente da Galeria do Loreto. Mais um evento a não perder!
Jardim da Estrela:
O Jardim Guerra Junqueiro, conhecido por Jardim da Estrela foi construído no séc. XIX (1842), por iniciativa do estadista Bernardo da Costa Cabral, Marquês de Tomar. É um jardim naturalista de conceção romântica, inspirado no tipo de parque à inglesa, cercado por um gradeamento, com uma vegetação muito interessante quer pela quantidade, quer pela diversidade.
Basílica da Estrela:
É uma das mais brilhantes realizações do Barroco tardio, com inclusão de elementos já neoclássicos. A Basílica da Estrela é o próprio panteão da D. Maria I, a única rainha da Dinastia de Bragança que não está sepultada no Mosteiro de São Vicente de Fora.
Palácio de Palmela:
Edifício datado dos finais do séc. XVIII, foi projetado em 1792 pelo arq. Manuel Caetano de Sousa para sua residência. Adquirido em hasta pública, em 1823, por Henrique Teixeira de Sampaio, futuro 1º conde da Póvoa, o imóvel foi objeto de intervenção, possivelmente sob a orientação do arq. Luigi Chiari, resultando desta campanha de obras a capela, a escadaria nobre, assim como o seu aspeto atual, na generalidade. Por herança o palácio veio à posse dos Palmela, a partir de meados do séc. XIX, conhecendo novas intervenções durante esse período, nomeadamente o acrescento do andar superior, a construção do Pavilhão Escultórico no jardim, o revestimento exterior com placagem de cantaria de mármore rosa, a reformulação da porta principal, a construção do portão de acesso à rampa do jardim, entre outras. Em 1977,a propriedade foi adquirida pelo Ministério da Justiça, que aí instalou, desde 1980,a Procuradoria-Geral da República, orgão superior do Ministério Público. Classificado como Interesse Público, este imóvel traduz uma arquitetura eclética, cujo alçado principal surge estruturado em 4 pisos, destacando-se a porta principal, de verga encurvada, ladeada por 2 esculturas alegóricas, de A. Calmels, representando o “Trabalho” e a “Força Moral”, o remate da entrada coroado por frontão curvo, interrompido pelas armas dos duques de Palmela, a cornija saliente que marca a passagem para o último piso, a varanda ondulada do andar nobre e o trabalho em ferro forjado do gradeamento das varandas. No interior, muito bem decorado, encontramos quadros de Sequeira, Vieira Portuense e Vieira Lusitano, esculturas de Soares dos Reis e Teixeira Lopes, porcelanas, faianças, esmaltes de Limoges, entre outros.
Alguns dos pontos de interesse deste evento
• Visita ao Palácio Palmela • Jardim das Amoreiras • Arco Triunfal do Aqueduto das Águas Livres • Jardim da Estrela • Basílica da Estrela • Outros pontos de interesse na cidade •
Localização
Ponto do Encontro
Rua das Amoreiras,
Jardim das Amoreiras
1250-020 Lisboa
Latitude: 38°43’17.85″N
Longitude: 9° 9’23.55″W
Hora do Encontro: 9h 20m
Hora prevista para o final: 13h
Faça Já A Sua Inscrição
Valor da Inscrição
7€ por pessoa
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e Roupa adequada para caminhadas
Levar no mínimo 1,5l de água
Chapéu
Protector solar
Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil
Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais
Formulário de Inscrição
Lamentamos mas o evento está encerrado a novas inscrições.
Muito obrigado.