setembro, 2020

06set9:3012:30Pelos caminhos d' Água9:30 - 12:30 My Story Hotel Tejo Praça da Figueira 1100-159 LisboaTipo Evento:Caminhada,Visita Guiada EVENTONovo

Horário

(Domingo) 9:30 - 12:30

Ponto de Encontro

My Story Hotel Tejo Praça da Figueira 1100-159 Lisboa

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta da Caminhando consiste num passeio para conhecer a ligação e a importância que a água teve desde a Lisboa quinhentista até ao século XIX, enquanto recurso essencial, que gerou disputas pelo consumo e venda, ao mesmo tempo que dinamizou ofícios. Partimos do Poço medieval do Borratém, situado na Baixa, para concluirmos o nosso percurso na Estação elevatória a vapor dos Barbadinhos, que através da captação mais longínqua e em maior escala da água, permitiu que se tornasse um bem cada mais acessível. Mais um evento a não perder!

Poço do Borratém

Localizado no My Story Hotel Tejo, foi uma das principais fontes de abastecimento de água da população e de atividades na Lisboa quinhentista, pela proximidade ao Rossio, ao antigo Hospital Real de Todos os Santos e à Igreja de S. Domingos. O nome deriva da palavra árabe “ber atten”, que significa poço da figueira.

Praça do Comércio

Simboliza a união inseparável entre a cidade e o Tejo. Foi escolhida por D. Manuel I para edificar o Paço Real, cujos alicerces só foram possíveis através de um trabalho moroso de aterro de uma zona antes alagada por uma ribeira, que descia pela Avenida da Liberdade.

Chafariz d’ El Rei

Um dos chafarizes mais antigos de Lisboa e o primeiro que obrigou à legislação do consumo e venda da água por grupos sociais e económicos, para pôr fim às disputas de um bem nem sempre abundante.

Fontes e ruas de Alfama

Vamos desvendar o património e a toponímia, onde as nascentes naturais de Alfama noutros tempos fizeram florescer ofícios, prometiam qualidades terapêuticas e, onde, ainda hoje, embelezam fontes e recantos deste bairro.

Estação Elevatória a vapor do Barbadinhos

Inaugurado em 1880, representa a última fase do empreendimento hidráulico a que se propôs o Aqueduto das Águas Livres. Permitiu triplicar o abastecimento da água, através da captação da água do Rio Alviela e da sua distribuição para 4 reservatórios (Verónica, Penha de França, Arco e Campo de Ourique), assegurando-se finalmente o abastecimento de água nos pontos altos da cidade.

Alguns dos pontos de interesse do passeio

• Roteiro da água na cidade de Lisboa • Poço do Borratém • Chafariz d’El Rei • Chafarizes de Alfama • Estação Elevatória dos Barbadinhos • Outras curiosidades •

Localização

Ponto do Encontro

Em frente ao My Story Hotel Tejo
Praça da Figueira
1100-159 Lisboa

Latitude:  38°42’48.93″N
Longitude:  9° 8’12.19″W

Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 12h30

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
12€ por pessoa

0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Linear
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado