outubro, 2019

20out14:5016:30Visita Guiada ao Eurostars Museum14:50 - 16:30 Rua Cais de Santarém 40, 1100-104 LisboaTipo de Evento:Visita Guiada

Hora

(Domingo) 14:50 - 16:30

Ponto de Encontro

Rua Cais de Santarém 40, 1100-104 Lisboa

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Neste evento vamos ficar a conhecer através de uma Visita Guiada os achados arqueológicos expostos num dos mais recentes Hotéis de 5 estrelas que a cidade de Lisboa viu abrir portas, na zona ribeirinha da cidade, bem perto do Campo das Cebolas. Mais um evento a não perder!

O Eurostars Museum

O Eurostars Museum é o terceiro hotel da cadeia Eurostars em Lisboa. Tem contudo a particularidade de ser além de um hotel, um museu e iremos fazer uma visita guiada acompanhada por especialistas arqueólogos, aos achados únicos que iremos apreciar ao longo da unidade hoteleira de cinco estrelas. As escavações no antigo Palácio Coculim (também conhecido como “o palácio incendiado” que no século XX passou a ser a casa dos Armazéns Sommer) desenterraram vestígios que datam desde a Idade do Ferro, passando pela ocupação romana, árabe e até ao século XX. As primeiras foram feitas entre 2004 e 2005 e aí já surgiram indícios de ocupação deste local desde os romanos.

Nesta visita vai ser possível observação uma divisão com quase 40m2 de uma domus, construção típica de zona residencial romana, esta com um pavimento em mosaico do séc. II ou III e o maior in situ descoberto até agora na cidade de Lisboa. Na zona central pode ainda observar-se um mosaico de uma Vénus que tenta alcançar a sandália, em representação de um antigo mito romano. Destaque ainda para um lajeado que fazia parte de uma rua romana, um tanque fontanário e um poço que foi usado durante mil anos, concretamente do século IV ao século XV.

Por baixo da zona da domus, fica a ainda vinoteca do hotel, onde curiosamente chegou a funcionar uma taberna do palácio. Aqui pode apreciar vários momentos no tempo: parte da muralha romana, de carácter defensivo, à qual se encosta uma estrutura islâmica. Junto ao restaurante vê-se uma parede com uma torre islâmica construída num cantinho da muralha romana.

No núcleo Museológico, com bastantes objectos que foram recuperados durante as escavações, desde uma ânfora datada entre os séculos VII e VI a. C. até uma caderneta bancária dos Armazéns Sommer, passando por uma colecção de copos de medida que poderia ter pertencido a uma loja que funcionou no piso térreo do palácio, ali entre os séculos XVII e XVIII. Do mesmo estabelecimento pensa-se que também seja um barril carbonizado, cheio de cachimbos, entretanto restaurados, dos quatro cantos do mundo.

Alguns dos pontos de interesse deste evento

• Visita Guiada ao Núcleo Museológico do Eurstars Museum •

Localização

Ponto do Encontro

Rua Cais de Santarém 40,
1100-104 Lisboa

Latitude:  38°42’32.95″N
Longitude: 9° 7’49.46″W

Hora do Encontro: 14h50m
Hora prevista para final: 16h30

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
12€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e Roupa adequada para o evento

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Lamentamos mas as inscrições encontram-se encerradas.
Muito obrigado.

Translate »
X