Dificuldade Fácil
abril
Horário
(Sábado) 18:30 - 20:45
Ponto de Encontro
Aldeia do Escaroupim, junto ao embarcadouro (seguir as indicações de Restaurante “O Escaroupim”)
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de actividade vai levar-nos a conhecer os encantos do nosso rio Tejo, num Cruzeiro ao Pôr-do-Sol, um evento não só para todos os amantes da fotografia, mas para todos aqueles que gostam de descobrir os encantos da natureza, muitas vezes, tão perto da nossa porta.
Neste passeio com uma duração aproximada de 2h, iremos conhecer os mouchões, navegamos perto do Cais e casario de Aldeias Avieiras, como a Palhota e o Escaroupim, desembarcamos numa praia fluvial (quando as condições de rio o permitem), assistiremos ao regresso das garças à sua ilha ao entardecer, passamos ao largo da Ilha dos Amores, e regressamos ao Escaroupim, nosso ponto de partida.
Haverá ainda lugar a uma prova de vinhos, com 2 vinhos (branco e tinto) e um licoroso.
Escaroupim
A cerca de 7 Km de Salvaterra de Magos situa-se a aldeia de Escaroupim, uma excelente opção para passar um fim de semana, ou só o sábado ou domingo e aproveitar a calma e tranquilidade para quem quiser fugir de Lisboa que fica a cerca de 70 Km de Lisboa pela N 118.
Escaroupim é uma típica aldeia piscatória, formada em meados dos anos 30. Alves Redol chamou “nómadas do rio” a estas famílias que durante os meses de inverno se deslocavam de Vieira de Leiria para o rio Tejo, para as campanhas de pesca de inverno, regressando no verão à sua terra natal, para pescar no mar. Alguns destes pescadores foram ficando pelas margens do Tejo, formando pequenas povoações piscatórias ao longo do rio.
Do ponto de vista ornitológico, este local destaca-se pela existência de uma colónia de garças, situada num mouchão do Tejo.
Aldeia da Palhota
A Palhota é uma aldeia típica de pescadores, construída com casas de madeira, tipo palafitas, cuja origem se perde nos tempos. Nesta aldeia chegou a viver Alves Redol, grande escritor português que muito escreveu acerca do Tejo e das suas gentes.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Passeio de barco com a duração de 2h e regresso ao ponto de encontro (Escaroupim) • Aldeia do Escaroupim • Casa Avieira na aldeia do Escaroupim • Praia fluvial e Parque de Merendas de Valada do Ribatejo • Ponte Rainha D. Amélia • Aldeia Avieira da Palhota • Mouchão das Garças • Mouchão dos Cavalos • Ilha dos Amores • Paisagens naturais e margens do rio Tejo •
Localização
Ponto do Encontro
Aldeia do Escaroupim, junto ao embarcadouro (seguir as indicações de Restaurante “O Escaroupim”.
Cais do Escaroupim | Largo dos Avieiros, 3 – Escaroupim
2120-018 Salavaterra de Magos
Latitude: 39° 4’1.44″N
Longitude: 8°45’26.31″W
Hora do Encontro: 18h30
Hora prevista para o final: 20h45
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para o evento
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:50 - 13:30
Ponto de Encontro
Convento da Arrábida
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Neste evento vamos ficar a conhecer através de uma Visita Guiada o Convento da Arrábida. Aproveitaremos ainda a manhã para uma visita à Lapa da Gruta de Santa Margarida, e faremos uma pequena caminhada até uma das praias das redondezas.
Convento da Arrábida:
O Convento da Arrábida, construído no século XVI, abrange, ao longo dos seus 25 hectares, o Convento Velho, situado na parte mais elevada da serra, o Convento Novo, localizado a meia encosta, o Jardim e o Santuário do Bom Jesus.
No alto da serra, as quatro capelas, o conjunto de guaritas de veneração dos mistérios da Paixão e algumas celas escavadas nas rochas formam aquilo a que convencionou chamar-se o Convento Velho.
O convento foi fundado em 1542 por Frei Martinho de Santa Maria, franciscano castelhano a quem D. João de Lencastre (1501-1571), primeiro duque de Aveiro, cedeu as terras da encosta da serra.
Anterior à construção, existia onde é hoje o Convento Velho, a Ermida da Memória, local de grandes romarias, junto da qual, durante dois anos, viveram, em celas escavadas nas rochas, os primeiros quatro frades arrábidos: Martinho de Santa Maria, Diogo de Lisboa, Francisco Pedraita e São Pedro de Alcântara. D. Jorge de Lencastre, filho do 1º duque de Aveiro, continuou as obras mandando construir uma cerca para vedar a área do convento. Mais tarde, seu primo D. Álvaro, mandou edificar a hospedaria que lhe servia de alojamento e projectou as guaritas, na crista do monte, que ligam o convento ao sopé da montanha, deixando, no entanto, três por acabar. Por sua vez, D. Ana Manique de Lara, nora de D. Álvaro, mandou construir duas capelas, enquanto o filho de D. Álvaro, D. António de Lencastre, mandou edificar, em 1650, o Santuário do Bom Jesus.
Com a extinção das ordens religiosas em 1834, o convento, as celas e as capelas dispersas pela serrania sofreram várias pilhagens e enormes estragos causados pelo abandono.
Em 1863, a Casa de Palmela adquiriu o convento mas as obras só começaram nas décadas de 40 e 50 do século seguinte. Quarenta anos depois, em 1990, o seu então proprietário, Manuel de Souza Holstein Beck, vendeu o convento e a área envolvente, num total de 25 hectares, à Fundação Oriente, a única instituição, que, em seu entender, dava garantias de manter os mesmos valores com que, no século XVI, os seus antepassados o entregaram aos arrábidos.
Lapa da Gruta de Santa Margarida:
Situada no sopé da Serra da Arrábida, junto ao mar, aonde se chega por barco ou por terra por um caminho construído ali por um ermitão, descendo-se cerca de 200 degraus de pedra até ao local, a gruta da Lapa de Stª Margarida é um lugar invulgar muito visitado ainda hoje, onde se encontra uma capela em estado degradado construída ali no século XVII. Nela existiam 3 imagens (de Nª Srª da Conceição, Stº António e Stª Margarida) mas que desapareceram com o tempo, estando uma delas guardada no Convento da Arrábida.
Neste lugar faziam-se muitas peregrinações nos séculos passados, principalmente os sírios dos Pescadores vindos nos seus barcos engalanados de todo o lado, e o ambiente tornava-se festivo mas de autêntico Recolhimento Espiritual, onde as pessoas oravam e cantavam unidas pelo mesmo sentimento de fé independentemente de sua convicção pessoal. Hoje não é mais assim e o local até se encontra um tanto desprezado.
A gruta mede cerca de 22 metros de comprimento (o números de Anciãos ou Sábios) mas como se liga em algumas partes com outras partes mais pequenas, mede na totalidade 40 metros (número referido várias vezes na Bíblia como marco de acontecimentos importantes. Exe: os 40 dias e 40 noites de chuvas no Dilúvio, os 40 dias que Moisés passou no Monte Sinai, os 40 dias que Jesus passou no deserto, etc.), e pode conter até 400 ou 500 pessoas que no acto litúrgico no passado em louvor à Santa ali venerada, em Missa Cantada, com archotes na mão, dava ao tecto (de estalactites) efeitos surpreendentes que impressionavam a nossa visão. Nesta gruta brotava também, de uma fonte, a mais bela e fina água que entretanto deixou de correr por razões que talvez tenham a ver com obstruções de rochas ou galhos secos no percurso da água pela Serra, tal como aconteceu numa fonte do Convento da Arrábida que entretanto foi desobstruído.
Nota: Nos meses de verão onde as datas de visita coincidam com o condicionamento de trânsito nas Praias da Arrábida a Visita à Lapa de Santa Margarida não será realizada, sendo substituída por outro ponto de interesse na Serra da Arrábida.
Localização
Ponto do Encontro
Convento da Arrábida
Apartado 28 – EN 379-1
2925 Azeitão
Latitude: 38º 28’’ 27.34N
Longitude: 8º 59’’ 45.05W
Hora do Encontro: 9h 50m
Hora prevista para o final: 13h30
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
maio
Horário
(Quinta-feira) 9:30 - 13:00
Ponto de Encontro
Mata Nacional da Machada, Vale de Zebro, 2830-412 Barreiro
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada decorre na zona da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio Coina, um espaço magnífico para desfrutar em grupo, ficando desde modo a conhecer-se um importante local a preservar, aqui tão perto de Lisboa.
Mata Nacional da Machada
É o principal espaço florestal do concelho, com uma área de 370 ha, sendo considerada o “pulmão da cidade”. Dispõe de diferentes equipamentos que valorizam a sua utilização pelos munícipes, como o Centro de Educação Ambiental, o campo arqueológico, dois parques de merendas e diversos fontanários. É um local privilegiado para atividades de desporto, recreio e lazer, frequentemente utilizado para caminhar, correr ou fazer o circuito de manutenção. A sugestão de percursos pedestres e BTT, devidamente sinalizados, permite explorar a Mata ao ritmo de cada um.
Apresenta como espécies arbóreas dominantes o pinheiro-bravo, o pinheiro-manso e o sobreiro. Também podemos encontrar espécies mediterrânicas como o carrasco, o medronheiro, a murta e as urzes. As diferentes formações vegetais e topografia existentes permitem que a Mata constitua um habitat para diversas espécies animais, de onde destacamos a avifauna, com a presença do chapim-azul, o abelharuco ou a águia-de-asa-redonda e pega-azul.
Neste espaço é possível encontrar o Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Coina.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Mata Nacional da Machada • Sapal do Rio Coina • Fontes • Parque de Merendas • Lago • Campo Arqueológico • Observatório • Circuito de Manutenção • Centro de Educação Ambiental • Paisagens rurais •
Localização
Ponto do Encontro
Mata Nacional da Machada
Estrada Nacional 10-3,
Vale de Zebro, 2830-412 Barreiro
Latitude: 38º37’00.1”N
Longitude: 9º02’49.06”W
Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para o final: 13h
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Sábado) 18:30 - 20:45
Ponto de Encontro
Aldeia do Escaroupim, junto ao embarcadouro (seguir as indicações de Restaurante “O Escaroupim”)
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de actividade vai levar-nos a conhecer os encantos do nosso rio Tejo, num Cruzeiro ao Pôr-do-Sol, um evento não só para todos os amantes da fotografia, mas para todos aqueles que gostam de descobrir os encantos da natureza, muitas vezes, tão perto da nossa porta.
Neste passeio com uma duração aproximada de 2h, iremos conhecer os mouchões, navegamos perto do Cais e casario de Aldeias Avieiras, como a Palhota e o Escaroupim, desembarcamos numa praia fluvial (quando as condições de rio o permitem), assistiremos ao regresso das garças à sua ilha ao entardecer, passamos ao largo da Ilha dos Amores, e regressamos ao Escaroupim, nosso ponto de partida.
Haverá ainda lugar a uma prova de vinhos, com 2 vinhos (branco e tinto) e um licoroso.
Escaroupim
A cerca de 7 Km de Salvaterra de Magos situa-se a aldeia de Escaroupim, uma excelente opção para passar um fim de semana, ou só o sábado ou domingo e aproveitar a calma e tranquilidade para quem quiser fugir de Lisboa que fica a cerca de 70 Km de Lisboa pela N 118.
Escaroupim é uma típica aldeia piscatória, formada em meados dos anos 30. Alves Redol chamou “nómadas do rio” a estas famílias que durante os meses de inverno se deslocavam de Vieira de Leiria para o rio Tejo, para as campanhas de pesca de inverno, regressando no verão à sua terra natal, para pescar no mar. Alguns destes pescadores foram ficando pelas margens do Tejo, formando pequenas povoações piscatórias ao longo do rio.
Do ponto de vista ornitológico, este local destaca-se pela existência de uma colónia de garças, situada num mouchão do Tejo.
Aldeia da Palhota
A Palhota é uma aldeia típica de pescadores, construída com casas de madeira, tipo palafitas, cuja origem se perde nos tempos. Nesta aldeia chegou a viver Alves Redol, grande escritor português que muito escreveu acerca do Tejo e das suas gentes.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Passeio de barco com a duração de 2h e regresso ao ponto de encontro (Escaroupim) • Aldeia do Escaroupim • Casa Avieira na aldeia do Escaroupim • Praia fluvial e Parque de Merendas de Valada do Ribatejo • Ponte Rainha D. Amélia • Aldeia Avieira da Palhota • Mouchão das Garças • Mouchão dos Cavalos • Ilha dos Amores • Paisagens naturais e margens do rio Tejo •
Localização
Ponto do Encontro
Aldeia do Escaroupim, junto ao embarcadouro (seguir as indicações de Restaurante “O Escaroupim”.
Cais do Escaroupim | Largo dos Avieiros, 3 – Escaroupim
2120-018 Salavaterra de Magos
Latitude: 39° 4’1.44″N
Longitude: 8°45’26.31″W
Hora do Encontro: 18h30
Hora prevista para o final: 20h45
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para o evento
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:50 - 12:30
Ponto de Encontro
Calçada da Quintinha 6, 1070-225 Lisboa
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Neste evento dedicado ao Ciclo da Água em Lisboa propomos um Percurso que inclui uma Visita Guiada e Travessia do Aqueduto das Águas Livres e Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras.
O Aqueduto das Águas Livres:
Construído entre 1731 e 1799, por determinação régia, o Aqueduto das Águas Livres constituiu um vasto sistema de captação e transporte de água, por via gravítica. Classificado como Monumento Nacional desde 1910 é considerado uma obra notável da engenharia hidráulica.
A concretização desta obra implicou o recurso às nascentes de água das Águas Livres integradas na bacia hidrográfica da serra de Sintra, na zona de Belas, a noroeste de Lisboa.
O trajecto escolhido coincidia, em linhas gerais, com o percurso do antigo aqueduto romano. A sua construção só foi possível graças a um imposto denominado Real de Água, lançado sobre bens essenciais como o azeite, o vinho e a carne.
O sistema, que resistiu ao terramoto de 1755, é composto por:
- Um troço principal, de 14 km de extensão, com início na Mãe de Água Velha, em Belas, e final no reservatório da Mãe de Água das Amoreiras, em Lisboa
- Vários troços secundários destinados a transportar a água de cerca de 60 nascentes
- Cinco galerias para abastecimento de cerca de 30 chafarizes da capital
No total, o sistema do Aqueduto das Águas Livres, dentro e fora de Lisboa, atingia cerca de 58 km de extensão em meados do século XIX, tendo as suas águas deixado de ser aproveitadas para consumo humano a partir da década de 60, do século XX.
A extraordinária arcaria do vale de Alcântara, numa extensão de 941m, é composta por 35 arcos, incluindo, entre estes, o maior arco em ogiva, em pedra, do mundo, com 65,29 m de altura e 28,86 m de largura.
Localização
Ponto do Encontro
Calçada da Quintinha 6, 1070-225 Lisboa
Latitude: 38°43’35.35″N
Longitude: 9° 9’58.26″W
Hora do Encontro: 9h 50m
Hora prevista para o final: 12h30
Características do Percurso e Equipamento
Línear
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 14:50 - 17:00
Ponto de Encontro
Calçada da Quintinha 6, 1070-225 Lisboa
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Neste evento dedicado ao Ciclo da Água em Lisboa propomos um Percurso que inclui uma Visita Guiada e Travessia do Aqueduto das Águas Livres.
O Aqueduto das Águas Livres:
Construído entre 1731 e 1799, por determinação régia, o Aqueduto das Águas Livres constituiu um vasto sistema de captação e transporte de água, por via gravítica. Classificado como Monumento Nacional desde 1910 é considerado uma obra notável da engenharia hidráulica.
A concretização desta obra implicou o recurso às nascentes de água das Águas Livres integradas na bacia hidrográfica da serra de Sintra, na zona de Belas, a noroeste de Lisboa.
O trajecto escolhido coincidia, em linhas gerais, com o percurso do antigo aqueduto romano. A sua construção só foi possível graças a um imposto denominado Real de Água, lançado sobre bens essenciais como o azeite, o vinho e a carne.
O sistema, que resistiu ao terramoto de 1755, é composto por:
- Um troço principal, de 14 km de extensão, com início na Mãe de Água Velha, em Belas, e final no reservatório da Mãe de Água das Amoreiras, em Lisboa
- Vários troços secundários destinados a transportar a água de cerca de 60 nascentes
- Cinco galerias para abastecimento de cerca de 30 chafarizes da capital
No total, o sistema do Aqueduto das Águas Livres, dentro e fora de Lisboa, atingia cerca de 58 km de extensão em meados do século XIX, tendo as suas águas deixado de ser aproveitadas para consumo humano a partir da década de 60, do século XX.
A extraordinária arcaria do vale de Alcântara, numa extensão de 941m, é composta por 35 arcos, incluindo, entre estes, o maior arco em ogiva, em pedra, do mundo, com 65,29 m de altura e 28,86 m de largura.
No total, o sistema do Aqueduto das Águas Livres, dentro e fora de Lisboa, atingia cerca de 58 km de extensão em meados do século XIX, tendo as suas águas deixado de ser aproveitadas para consumo humano a partir da década de 60, do século XX.
A extraordinária arcaria do vale de Alcântara, numa extensão de 941m, é composta por 35 arcos, incluindo, entre estes, o maior arco em ogiva, em pedra, do mundo, com 65,29 m de altura e 28,86 m de largura.
Localização
Ponto do Encontro
Calçada da Quintinha 6, 1070-225 Lisboa
Latitude: 38°43’35.35″N
Longitude: 9° 9’58.26″W
Hora do Encontro: 14h 50m
Hora prevista para o final: 17h
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Sábado) 9:30 - 13:30
Ponto de Encontro
Av. Rovisco Pais 58, 2985-154 Santo Isidro de Pegões
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta caminhada vai nos dar a conhecer a freguesia de Santo Isidro de Pegões no concelho do Montijo. Uma terra com história, por onde passava a antiga Estrada Real, é atualmente ainda uma terra de vocação agrícola e vinícola, e de diversos viveiros de flores. Destaque ainda para a bonita paisagem proporcionada pela Barragem de Pegões. Mais um evento a não perder!
Santo Isidro de Pegões
As suas raízes históricas são escassas. No entanto, por se situar na proximidade da Estrada Real que ligava Lisboa via Aldeia Galega a Badajoz, foi beneficiada pela importância que essa ligação tinha nas comunicações, com o Sul do país, tendo assim observado a passagem de vários monarcas e passageiros ilustres. Destes podemos destacar, entre outros, o Duque de Bragança, D. Jaime, e o seu filho, D. Teodósio, nas suas viagens entre Vila Viçosa e Lisboa.
Já neste século, os terrenos foram arroteados para darem lugar a um projeto de colonização interna elaborado entre 1937/38 pelos engenheiros agrónomos Mário Pereira e Henrique de Barros, utilizando os terrenos pertencentes à Herdade de Pegões Velhos. Esta herdade pertencia a José Rovisco Pais, que tentou instalar ali um projeto de colonização baseado no que José Maria dos Santos fez em Rio Frio, de forma a fixar a mão-de-obra assalariada agrícola necessária às grandes explorações da zona. Ao falecer em 1932, doou aos Hospitais Civis de Lisboa a posse da restante área. No entanto, a Junta de Colonização Interna acabou por desenvolver um projeto de fixação de colonos completamente diferente do inaugurado por Rovisco Pais.
A Herdade de Pegões, com cerca de 4700 hectares, foi então dividida em casais agrícolas com a área média de dezoito hectares, dotados de habitação e instalações agrícolas, obras de rega e vias de comunicação. A cada casal eram cedidos onze hectares de sequeiro, quatro de vinha, um de regadio e dois de pinhal, e tinham ainda direito a receberem da parte da Junta de Colonização uma vaca, uma vitela, uma égua, uma carroça com alfaias e um empréstimo de seis mil escudos. Estas facilidades levaram a que, a partir de 1952, cinco anos após o início das obras de transformação da herdade, 207 colonos e respetivas famílias ali se fixassem.
O colonato, cujo projeto arquitetónico é da autoria do arquiteto Eugénio Correia, possuí ainda outras infraestruturas coletivas tais como escolas primárias, centros de convívio e sociais, postos médicos, albufeiras e igreja. Tendo-se constituído mais tarde, em 1958, as instalações da Cooperativa Agrícola.
.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Santo Isidro de Pegões • Fontanário de Pegões • Barragem de Pegões • Igreja de Santo Isidro • Vinhas • Adega Cooperativa de Pegões • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Av. Rovisco Pais 58
2985-154 Santo Isidro de Pegões
Latitude: 38°41’13.11″N
Longitude: 8°39’38.60″W
Hora do Encontro: 9h20
Hora de Partida: 9h30
Hora prevista para o final: 13h30
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Sábado) 9:30 - 14:00
Ponto de Encontro
Praça da República, 7040 Arraiolos
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada decorre em Arraiolos, aproveitando toda a beleza da zona envolvente e da parte histórica desta terra cheia de tradição. Destacamos a passagem pela ecopista e pela barragem da Oleirita e toda a área de montado, característica desta região. Mais um evento a não perder!
Arraiolos
Num matiz de pontos de relevo resultante de deformação frágil, escarpas, fossos e planaltos. Entre a aplanação de Sempre Noiva e as colinas de Arraiolos (planaltos de Oleira e Mouzinho), faz-se um enchimento de verde e fauna, que se estende numa mancha de cor ponteada de litologias variadas. Um cenário em que uma franja geométrica de acidentes morfológicos, limita um percurso através de um tapete lúdico de diversidade biológica, que convida à sua descoberta e fruição.
Neste percurso, no troço que coincide com a Ecopista de Arraiolos, junto a um Freixo majestoso, merece paragem obrigatória para, de longe, se apreciar a beleza singular do Castelo de Arraiolos. Atente-se ainda à antiga estação de caminhos de ferro de Arraiolos, edificada por volta de 1910 e encerrada no ano de 1987. Nas Ilhas, aglomerado situado a menos de 2 km da vila de Arraiolos, pode-se desfrutar de uma paisagem que se abre sobre o olhar, a vasta peneplanície que se estende até à Serra d’Ossa.
Na vila de Arraiolos pode-se apreciar o Castelo de Arraiolos que data da idade média, a Igreja da Misericórdia e o Convento dos Lóios do século XVI, assim como a Fonte da Pedra do século XIX, não esquecendo os Tapetes de Arraiolos, o Centro Histórico reabilitado e as vistas dos Montados de Azinho e Sobro.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Ecopista • Barragem da Oleirita • Área de montado • Núcleo Histórico de Arraiolos • Centro interpretativo do Tapete • Castelo de Arraiolos • Pelourinho • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Praça da República,
7040 Arraiolos
Latitude: 38°43’24.92″N
Longitude:7°59’3.06″W
Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para o final: 14h
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:30 - 13:45
Ponto de Encontro
2080-630 Fazendas De Almeirim
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Neste evento vamos caminhar bem no coração do Ribatejo, num dos percursos da Lezíria do Tejo, a dois passos de Almeirim. Teremos assim a ocasião de percorrer uma parte da Ribeira de Muge, um autêntico tesouro por descobrir, permitindo usufruir de uma beleza campestre, onde imperam para além dos campos cultivadosos sobreiros e algumas manchas de pinheiro bravo. Mais um evento a não perder!
Ribeira de Muge:
A Ribeira de Muge, também conhecida como Rio Mugem, é uma ribeira que nasce no município de Abrantes e atravessa os municípios da Chamusca, Almeirim e Salvaterra de Magos, e vai desaguar no rio Tejo. A Ribeira de Muge nasce à cota 207 perto do lugar de Água Travessa, no concelho de Abrantes e desagua no rio Tejo a montante da aldeia avieira do Escaroupim, no concelho de Salvaterra de Magos. A Ribeira de Muge desenvolve-se ao longo de 68 km e tem como principais afluentes a ribeira da Lamarosa, ribeira da Calha do Grou, ribeira do Chouto e a ribeira do Rosmaninhal. Entre outras localidades, esta ribeira passa em Água Travessa, Estação, Foz, Murta, Marianos, Paço dos Negros, Raposa, Foro de Biscais e Muge.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Caminhada ao longo de uma parte da Ribeira de Muge • Casal da Tira • Parque de Merendas • Fonte Val D’Água • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Casal da Tira – Fazendas de Almeirim
Latitude: 39°10’45.58″N
Longitude: 2020/09/20
Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 13h45
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:30 - 17:30
Ponto de Encontro
Posto de Turismo de Alcácer do Sal
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Este evento permite conjugar uma agradável caminhada por Alcácer do Sal e os campos de arroz com um Passeio de barco pelo rio Sado, num galeão. Poderá se assim o preferir realizar apenas a caminhada, ou o passeio de barco, ou optar pelas duas iniciativas, ficando desta forma a conhecer por terra e pelo rio esta bonita zona de Alcácer do Sal. Este é com toda a certeza mais um evento que não vai querer perder!
Caminhada em Alcácer e nos campos de arroz
Este percurso com cerca de 13kms de extensão permite ficar a conhecer a zona ribeirinha de Alcácer do Sal, assim como a parte histórica, com excelente panorâmicas sobre o rio Sado. O trajecto passará por diversas hortas, campos de arroz, montados de sobro, caminhos rurais, o Santuário do Senhor dos Mártires, fundado no Séc. XIII e miradouros sobre o casario e as áreas de cultivo envolvente. Este é um território onde abundam as cegonhas brancas e diferente espécies de garças, numa simbiose perfeita entre a natureza sempre presente e a presença de há centenas de anos dos humanos, como atestam os achados arqueológicos e o Castelo Medieval.
Passeio de Barco em Galeão
Da parte da tarde, para todos os interessados faremos um Passeio ao longo do rio Sado. O embarque e desembarque terá lugar no cais Municipal localizado no Passeio do Sado, na margem Sul do rio, em Alcácer do Sal. Com o içar de âncora do Galeão sairemos rumo a um relaxante passeio, desfrutando de uma paisagem repleta de fauna e flora, muito características desta zona, em que poderemos avistar flamingos e tantas outras espécies residentes. O Rio Sado, tem uma extensão de 180 quilómetros, com uma profundidade que oscila entre os 8 e os 50 metros e desagua no estuário do Sado, junto à cidade de Setúbal.
VALORES:
Caminhada: 10€
Passeio de Barco: 28€
Caminhada e Passeio de Barco: 38€
Alguns dos pontos de interesse da caminhada & Passeio de Barco no Rio Sado
• Passeio em Barco-Galeão no rio Sado • Caminhada • Rio Sado e Arrozais • Monte do Pinhal • Alcácer do Sal (zona histórica e ribeirinha • Ribeira de Vale de Reis • Santuário do Senhora dos Mártires • Miradouro de Santa Luzia • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Posto de Turismo de Alcácer do Sal
Latitude: 38°22’13.85″N
Longitude: 8°30’23.74″W
Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 13h30
Hora prevista para o final do Passeio de Barco: 17h30
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 14:50 - 17:00
Ponto de Encontro
Calçada da Quintinha 6, 1070-225 Lisboa
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Neste evento dedicado ao Ciclo da Água em Lisboa propomos um Percurso que inclui uma Visita Guiada e Travessia do Aqueduto das Águas Livres.
O Aqueduto das Águas Livres:
Construído entre 1731 e 1799, por determinação régia, o Aqueduto das Águas Livres constituiu um vasto sistema de captação e transporte de água, por via gravítica. Classificado como Monumento Nacional desde 1910 é considerado uma obra notável da engenharia hidráulica.
A concretização desta obra implicou o recurso às nascentes de água das Águas Livres integradas na bacia hidrográfica da serra de Sintra, na zona de Belas, a noroeste de Lisboa.
O trajecto escolhido coincidia, em linhas gerais, com o percurso do antigo aqueduto romano. A sua construção só foi possível graças a um imposto denominado Real de Água, lançado sobre bens essenciais como o azeite, o vinho e a carne.
O sistema, que resistiu ao terramoto de 1755, é composto por:
- Um troço principal, de 14 km de extensão, com início na Mãe de Água Velha, em Belas, e final no reservatório da Mãe de Água das Amoreiras, em Lisboa
- Vários troços secundários destinados a transportar a água de cerca de 60 nascentes
- Cinco galerias para abastecimento de cerca de 30 chafarizes da capital
No total, o sistema do Aqueduto das Águas Livres, dentro e fora de Lisboa, atingia cerca de 58 km de extensão em meados do século XIX, tendo as suas águas deixado de ser aproveitadas para consumo humano a partir da década de 60, do século XX.
A extraordinária arcaria do vale de Alcântara, numa extensão de 941m, é composta por 35 arcos, incluindo, entre estes, o maior arco em ogiva, em pedra, do mundo, com 65,29 m de altura e 28,86 m de largura.
No total, o sistema do Aqueduto das Águas Livres, dentro e fora de Lisboa, atingia cerca de 58 km de extensão em meados do século XIX, tendo as suas águas deixado de ser aproveitadas para consumo humano a partir da década de 60, do século XX.
Localização
Ponto do Encontro
Calçada da Quintinha 6, 1070-225 Lisboa
Latitude: 38°43’35.35″N
Longitude: 9° 9’58.26″W
Hora do Encontro: 14h 50m
Hora prevista para o final: 17h
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Sábado) 9:30 - 13:45
Ponto de Encontro
Junto à Igreja Matriz de Benavente
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de caminhada tem início junto à Igreja Matriz de Benavente e depois de percorrido uma parte do seu núcleo urbano prosseguimos o nosso trajecto rumo ao parque ribeirinho, à Vala Nova e depois passaremos junto de um conjunto de canais de rega do rio Sorraia, com panorâmicas de excelência sobre os arrozais e toda a componente agrícola desta zona ribatejana, onde é possível ver alguma fauna e flora característica dos férteis campos da Lezíria.
Benavente
Benavente deve a sua origem a um grupo de colonos estrangeiros que se fixou na margem Sul do Tejo. A vinda destes estrangeiros obedecia ao plano de D. Sancho I de povoar as terras conquistadas aos mouros, realizando assim a sua ocupação efectiva. Em 1199 originava-se a povoação de Benavente, que por ficar nos limites do Castelo de Coruche, subordinado à Ordem de Calatrava, foi construída sob a égide e senhorio desta ordem militar. Neste facto se tem também filiado o nome da povoação, sabido que à mesma ordem pertencia também o castelo de Benavente, no reino de Leão.
Benavente foi o segundo concelho instituído ao Sul do Tejo. Tem foral antigo, dado por D. Paio, ou Pelágio, mestre da Ordem Militar de Évora, em 25 de Março de 1200, confirmado em Santarém em 1218, e foral novo de D. Manuel I, dado em 16 de Maio de 1516. Além disso recebeu privilégios de vários monarcas, especialmente D. Dinis e D. Fernando.
A povoação tem um aspecto agradável e simpático, e no seu tecido urbano inserem-se apreciáveis residências, antigas e modernas, e um parque arborizado onde se integra a nova igreja paroquial e ainda um Pavilhão Gimnodesportivo com obra de ampliação em fase de acabamento bem como um Centro Cultural junto ao Palácio da Justiça, em plena actividade. Junto do cais velho ainda se vislumbram, na toponimia e na estrutura dos edifícios antigos, vestígios da sua navegação fluvial, anterior às obras de hidráulica que transformaram substancialmente a região.
No largo do Município, fronteiro aos Paços do Concelho, foi reerguida com base nos fragmentos que estavam em poder da Câmara, o gracioso pelourinho quinhentista.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Cruzeiro do Calvário • Edifício da Câmara Municipal • Pelourinho (manuelino) • Fonte de Santo António • Igreja da Misericórdia • Igreja Matriz (Sra da Paz) • Parque Ribeirinho do Rio Sorraia • Canais do Sorraia • Margens do rio Sorraia • Campos e valados da Lezíria • Paisagens naturais ribatejanas •
Localização
Ponto do Encontro
Junto à Igreja Matriz de Benavente
Latitude: 38°58’48.97″N
Longitude: 8°48’20.58″W
Av. Dr. Francisco Sousa Dias 6, 2130-013 Benavente
Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para o almoço: 13h45
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Sábado) 14:50 - 17:30
Ponto de Encontro
Quinta da Bacalhôa, Vila Nogueira de Azeitão
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Neste evento vamos ficar a conhecer a Quinta da Bacalhôa, incluindo:
1 – A Sede da Bacalhôa, onde poderá apreciará as exposições de Cultura Africana, Art Deco, Art Noveuau, a maior colecção de azulejos de Portugal (desde o Séc XVI ao Séc. XX), bem como as salas das barricas de estágio do vinho tinto e vinho moscatel. Esta visita tem a duração aproximada de 60 minutos.
2 – O Palácio/Quinta da Bacalhôa onde visitará uma edificação do séc. XVI, que no piso térreo, contém diversas peças da Colecção Berardo, visitará também o Jardim do Buxo, as vinhas e a Casa do Lago ( também conhecida como Casa do Prazer!). Esta visita tem a duração aproximada de 60 minutos.
3 – A Visita à Adega/Museu da Bacalhôa
4 – Terminaremos a nossa Visita com uma Prova de Vinhos
Quinta da Bacalhôa:
No século XV pertenceu, como quinta de recreio, a João, Infante de Portugal, filho do rei D. João I. Herdou-a sua filha D.Brites, casada com o segundo Duque de Viseu e mãe do Rei D. Manuel I. Ainda existentes os edifícios, os muros com torreões de cúpulas aos gomos e também o grande tanque foram beneficiações mandadas construir por D. Brites.
Esta quinta viria a ser vendida em 1528 a D. Brás de Albuquerque, filho primogénito de D. Afonso de Albuquerque. O novo proprietário, além de ter enriquecido as construções com belos azulejos, mandou construir uma harmoniosa «casa de prazer», junto ao tanque, e dois robustos pavilhões, juntos aos muros laterais. Nos finais do século XVI, esta quinta fazia parte de morgadio pertencente a D. Jerónimo Teles Barreto — descendente de Afonso de Albuquerque. Este morgadio — em que estava incluída a Quinta da Bacalhoa — viria a ser herdado por sua irmã, D. Maria Mendonça de Albuquerque, casada com D. Jerónimo Manuel — da Casa da Atalaia — conhecido pela alcunha de «Bacalhau».
É muito provável que o nome de «Bacalhoa», pelo qual veio a ficar conhecida a antiga Quinta de Vila Fresca, em Azeitão, tenha tido origem no facto de a mulher de D. Jerónimo Manuel também ser designada da mesma forma sarcástica. Esta quinta ficou consagrada entre os tesouros artísticos de Portugal.
Tendo, naturalmente, sofrido algumas modificações, no decurso dos seus cinco séculos de existência, conserva ainda as abóbadas ogivais dos seus tempos mais remotos, o palácio com janelas ao estilo renascentista, os cubelos representativos da Via Sacra e elementos cerâmicos decorativos, do século XVI. Nos azulejos encontra-se a data de 1565 e a assinatura do ceramista Francisco de Matos. Medalhões de faiança de origem flamenga emolduram bustos de significação histórica.
Em 1936, o Palácio da Bacalhoa foi comprado e restaurado por uma norte-americana, Orlena Scoville, cujo neto se incumbiu da missão de tornar a quinta num dos maiores produtores de vinho de Portugal, na década de 70 do século XX.
Actualmente a Quinta da Bacalhoa pertence à Fundação Berardo, liderada pela família Berardo, a nona mais rica de Portugal, cujo patriarca é o madeirense Joe Berardo. Foi classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional em 1996.
Localização
Ponto do Encontro
Loja do Vinho, localizada na Adega da Bacalhôa em Vila Nogueira de Azeitão
Quinta da Bacalhôa, Vila Nogueira de Azeitão
Latitude: 38°31’25.62″N
Longitude: 9° 1’0.47″W
Hora do Encontro: 14h50m (a visita tem início às 15h)
Hora prevista para o final da Visita à Quinta da Bacalhôa: 17h30
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e Roupa adequada para caminhadas
Levar no mínimo 1,5l de água
Chapéu
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Sábado) 15:00 - 17:30
Ponto de Encontro
Passeio Neptuno 1990-193 Lisboa
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Neste evento vamos embarcar num Passeio de Barco para ficar a conhecer Lisboa Oriental, numa vista singular, a partir de uma embarcação típica do Tejo. Com partida e chegada à Marina do Parque das Nações, este é um passeio que oferece preceptivas únicas da nossa capital. Mais um evento a não perder!
A embarcação dispõe de mesas, toldo para proteção do sol e casa de banho.
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: 30 DE ABRIL 2025
Alguns dos pontos de interesse deste evento
• Passeio de barco entre o Parque das Nações e Lisboa • Marina do Parque das Nações • Lisboa Oriental • Alfama • Praça do Comércio • Ponte Vasco da Gama • Reserva Natural do Estuário do Tejo • Lisboa vista do Tejo • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Entrada da Marina do Parque das Nações – Lisboa
Latitude: 38°45’17.28″N
Longitude: 9° 5’39.88″W
Passeio de Neptuno
Hora do Encontro: 14h50
Hora prevista para o final: 17h30
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada ao evento
Levar água e Chapéu
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:20 - 13:45
Ponto de Encontro
Parque de estacionamento junto ao Cais da Moita
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada tem inicio junto ao Cais da Moita, e percorre a partir daí a bonita baía da Moita, com a sua magnífica envolvente, e o espelho de água, com as embarcações de pesca e de recreio, a dar um colorido único a este enquadramento. Percorreremos algumas das ruas da moita, passando pelo Jardim Municipal, antes de rumar a uma zona mais rural, onde se pode avistar ao longe o estuário do Tejo, e a cidade de Lisboa. Depois descemos para a zona ribeirinha, e no regresso passamos pela Praia do Gaio-Rosário, e num percurso sempre à beira-rio, chegamos ao nosso de partida, com passagem pelas antigas salinas. Mais um evento a não perder!
O Cais da Moita:
O Cais da Moita desempenhou, ao longo de séculos, um papel de grande relevância. O movimento fluvial de e para Lisboa, com mercadorias ou com passageiros, atribuiu a este ancoradouro uma grande importância económica e social. Durante séculos, o Cais foi o coração da vila da Moita. Toda a vida gravitava em seu torno. Era a grande porta para o exterior.
Aqui chegavam viajantes, carroças e carretas de bois carregadas de produtos, a fim de tomarem a carreira do barco para a cidade de Lisboa. Devido a toda essa movimentação diária de passageiros e mercadorias, cujo aumento se verificou a partir do século XVII, o cais transformou-se num verdadeiro posto de trabalho, onde um grande número de homens desempenhavam as tarefas de carregadores, vivendo das necessidades dos carregamentos que cada maré permitia efetuar.
Sítio das Marinhas:
Entre Sarilhos Pequenos e Alhos Vedros, vários são locais onde são ainda visíveis os restos de antigas salinas, junto aos sapais e outras zonas naturalizadas. Destacamos, pela sua acessibilidade, a zona da antiga Quinta do Esteiro Furado, para ver da estrada municipal entre Sarilhos e Rosário (trata-se de propriedade particular) e as antigas salinas junto à estrada entre o Gaio e a Moita, à chegada a esta vila.
Entre as várias espécies de aves aquáticas que aqui se podem observar, contam-se os flamingos, visíveis durante quase todo o ano na baixa-mar (com mais facilidade, na Caldeira da Moita), sobretudo a partir do fim do Verão até ao Inverno, época em que o Tejo chega a albergar vários milhares de indivíduos dispersos por todo o estuário.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Cais da Moita e zona ribeirinha • Ruas do núcleo urbano da Moita • Parque Municipal da Moita • Moinhos • Praia do Rosário • Ermida de Nossa Senhora do Rosário • Pátio do Rosário e Coreto • Praia Fluvial do Gaio-Rosário • Parque de Merendas • Jardim do Gaio • Salinas (Sítio das Marinhas) • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Parque de estacionamento junto ao Cais da Moita
Av. Marginal da Moita
Latitude: 38°39’12.81″N
Longitude: 8°59’40.45″W
Hora do Encontro: 9h20m
Hora prevista para final: 13h45
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado adequado
Roupa adequada para caminhadas
Levar 1,5 Lts de água
Chapéu
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:30 - 13:30
Ponto de Encontro
Cais da Póvoa de Santa Iria
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada tem início junto a uma das maiores comunidades avieiras, que se fixaram junto ao Tejo, no concelho de Vila Franca de Xira. Percorre a partir daí o novo passadiço junto às margens do rio Tejo, permitindo usufruir de toda a zona envolvente, segue por caminhos de terra batida e depois da passagem no centro do Forte da Casa, regresso à Serra para a ligação atá à Quinta Municipal da Piedade, já na cidade da Póvoa de Santa Iria.
- Visita a uma Casa Típica Avieira
- Visita ao Núcleo Museológico “A Póvoa e o Rio” que engloba as seguintes temáticas:
- O Tejo enquanto eixo central de comunicação desde os primeiros vestígios de presença humana no território concelhio (ex. fenícios e romanos);
- A exploração e extração de sal;
- O transporte fluvial de pessoas e bens;
- A instalação da indústria junto ao rio;
- A sedentarização de uma comunidade piscatória oriunda de Vieira de Leiria.
- Parque Linear Ribeirinho
- Visita ao Centro Interpretativo das Linhas de Torres (Forte da Casa), local onde tem início as 2ª Linhas Defensivas de Torres Vedras, que protegiam Lisboa das invasões francesas.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Parque Linear Ribeirinho • Praia dos Pescadores • Passadiços do Tejo • Mouchões • Casa Típica Avieira • Centro Interpretativo do Forte da Casa • Antigas fortificações das Linhas de Torres • Quinta Municipal da Piedade • Estuário do Tejo • Zonas de Lazer • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Cais da Póvoa de Santa Iria
Av. Isidoro Assunção Antunes da Costa, 2625 Póvoa de Santa Iria (no final desta Av. à chegada ao rio Tejo)
Latitude: 38°51’28.68″N
Longitude: 9° 3’38.41″W
Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para o final: 13h30m
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:50 - 13:30
Ponto de Encontro
Convento da Arrábida
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Neste evento vamos ficar a conhecer através de uma Visita Guiada o Convento da Arrábida. Aproveitaremos ainda a manhã para uma visita à Lapa da Gruta de Santa Margarida, e faremos uma pequena caminhada até uma das praias das redondezas. O percurso entre o Convento e o local de estacionamento para a visita à Gruta será da responsabilidade de cada participante.
Convento da Arrábida:
O Convento da Arrábida, construído no século XVI, abrange, ao longo dos seus 25 hectares, o Convento Velho, situado na parte mais elevada da serra, o Convento Novo, localizado a meia encosta, o Jardim e o Santuário do Bom Jesus.
No alto da serra, as quatro capelas, o conjunto de guaritas de veneração dos mistérios da Paixão e algumas celas escavadas nas rochas formam aquilo a que convencionou chamar-se o Convento Velho.
O convento foi fundado em 1542 por Frei Martinho de Santa Maria, franciscano castelhano a quem D. João de Lencastre (1501-1571), primeiro duque de Aveiro, cedeu as terras da encosta da serra.
Anterior à construção, existia onde é hoje o Convento Velho, a Ermida da Memória, local de grandes romarias, junto da qual, durante dois anos, viveram, em celas escavadas nas rochas, os primeiros quatro frades arrábidos: Martinho de Santa Maria, Diogo de Lisboa, Francisco Pedraita e São Pedro de Alcântara. D. Jorge de Lencastre, filho do 1º duque de Aveiro, continuou as obras mandando construir uma cerca para vedar a área do convento. Mais tarde, seu primo D. Álvaro, mandou edificar a hospedaria que lhe servia de alojamento e projectou as guaritas, na crista do monte, que ligam o convento ao sopé da montanha, deixando, no entanto, três por acabar. Por sua vez, D. Ana Manique de Lara, nora de D. Álvaro, mandou construir duas capelas, enquanto o filho de D. Álvaro, D. António de Lencastre, mandou edificar, em 1650, o Santuário do Bom Jesus.
Com a extinção das ordens religiosas em 1834, o convento, as celas e as capelas dispersas pela serrania sofreram várias pilhagens e enormes estragos causados pelo abandono.
Em 1863, a Casa de Palmela adquiriu o convento mas as obras só começaram nas décadas de 40 e 50 do século seguinte. Quarenta anos depois, em 1990, o seu então proprietário, Manuel de Souza Holstein Beck, vendeu o convento e a área envolvente, num total de 25 hectares, à Fundação Oriente, a única instituição, que, em seu entender, dava garantias de manter os mesmos valores com que, no século XVI, os seus antepassados o entregaram aos arrábidos.
Lapa da Gruta de Santa Margarida:
Situada no sopé da Serra da Arrábida, junto ao mar, aonde se chega por barco ou por terra por um caminho construído ali por um ermitão, descendo-se cerca de 200 degraus de pedra até ao local, a gruta da Lapa de Stª Margarida é um lugar invulgar muito visitado ainda hoje, onde se encontra uma capela em estado degradado construída ali no século XVII. Nela existiam 3 imagens (de Nª Srª da Conceição, Stº António e Stª Margarida) mas que desapareceram com o tempo, estando uma delas guardada no Convento da Arrábida.
Neste lugar faziam-se muitas peregrinações nos séculos passados, principalmente os sírios dos Pescadores vindos nos seus barcos engalanados de todo o lado, e o ambiente tornava-se festivo mas de autêntico Recolhimento Espiritual, onde as pessoas oravam e cantavam unidas pelo mesmo sentimento de fé independentemente de sua convicção pessoal. Hoje não é mais assim e o local até se encontra um tanto desprezado.
A gruta mede cerca de 22 metros de comprimento (o números de Anciãos ou Sábios) mas como se liga em algumas partes com outras partes mais pequenas, mede na totalidade 40 metros (número referido várias vezes na Bíblia como marco de acontecimentos importantes. Exe: os 40 dias e 40 noites de chuvas no Dilúvio, os 40 dias que Moisés passou no Monte Sinai, os 40 dias que Jesus passou no deserto, etc.), e pode conter até 400 ou 500 pessoas que no acto litúrgico no passado em louvor à Santa ali venerada, em Missa Cantada, com archotes na mão, dava ao tecto (de estalactites) efeitos surpreendentes que impressionavam a nossa visão. Nesta gruta brotava também, de uma fonte, a mais bela e fina água que entretanto deixou de correr por razões que talvez tenham a ver com obstruções de rochas ou galhos secos no percurso da água pela Serra, tal como aconteceu numa fonte do Convento da Arrábida que entretanto foi desobstruído.
Nota: Nos meses de verão onde as datas de visita coincidam com o condicionamento de trânsito nas Praias da Arrábida a Visita à Lapa de Santa Margarida não será realizada, sendo substituída por outro ponto de interesse na Serra da Arrábida.
Localização
Ponto do Encontro
Convento da Arrábida
Apartado 28 – EN 379-1
2925 Azeitão
Latitude: 38º 28’’ 27.34N
Longitude: 8º 59’’ 45.05W
Hora do Encontro: 9h 50m
Hora prevista para o final: 13h30
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Sábado) 9:30 - 14:00
Ponto de Encontro
Junta de Freguesia da Comporta - Rua 24 de Junho 13, 7580-628 Comporta
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada decorre na Reserva Natural do Estuário do Sado, um local onde poderemos apreciar a beleza de toda esta região, com particular destaque para a localidade da Carrasqueira, com o célebre Porto e Cais Palafíta, cenário fotogénico e postal de hábitos e costumes das gentes que vivem da pesca. Suporte da faina do mar, o porto assenta numa precária e labiríntica rede de passadiços, construída em estacaria de madeira, enterrada no lodo do sapal que entra rio adentro. Ficaremos também a conhecer a Comporta, nosso ponto de partida e chegada. Mais um evento a não perder!
Comporta
A Herdade da Comporta é um dos mais verdes, harmoniosos e sustentáveis espaços da Europa e onde se desenvolveu, durante o século XX, o cultivo do arroz. São cerca de 1.100 hectares de arrozais que pintam a paisagem da cor verde e de onde saem anualmente cerca de 7.000.000kg de grãos.
Todo o arroz é produzido segundo as normas de produção integrada – uma produção amiga do ambiente. Este é um produto com lugar de destaque na gastronomia local, e que contribui muito positivamente para o sustento de grande parte da população residente.
Embora o verde húmido constante desta cultura domine grande parte da paisagem, as plantações de horticultura (batata doce, brócolos, cenoura, pimentos, tomates, entre outros), e agricultura biológica têm vindo, também, a ganhar maior importância no pelouro agrícola da Herdade da Comporta.
A floresta, repleta de Pinheiros mansos e bravos, Zimbros e Carvalhos que preenchem 7.100 hectares de terreno, acrescenta outras tonalidades ao local. São mais de 5.000.000 de árvores plantadas e milhares de quilómetros de puro oxigénio.
Carrasqueira
O Cais Palafítico da Carrasqueira é um dos locais mais visitados no concelho de Alcácer do Sal. Esta obra-prima da arquitectura popular, erigida nas décadas de 50 e 60, é única na Europa e está construída em estacas de madeira irregular, aparentemente frágeis, que servem de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam. Ponto de atracão turística, o cais continua, ainda, a cumprir a missão para que foi construído: permitir o acesso dos pescadores aos barcos, mesmo durante a baixa-mar. Está integrado na reserva natural do Estuário do Sado e conserva uma impressionante rede de estacaria que se estende centenas de metros pelos esteiros lamacentos do rio Sado. Ao longo dos diversos cais erguem-se pequenas casas construídas em madeira, que servem de arrecadações.”.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Porto e Cais Palafítico da Carrasqueira • Carrasqueira • Reserva Natural do Estuário do Sado • Herdade da Comporta • Igreja da Comporta • Cambado • Possanco • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Junta de Freguesia da Comporta
Rua 24 de Junho 13, 7580-628 Comporta
Latitude: 38°22’48.29″N
Longitude: 8°47’9.28″W
Hora do Encontro: 9h20m
Hora prevista para o final: 14h
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
junho
Horário
(Domingo) 9:30 - 13:30
Ponto de Encontro
Parque de Estacionamento da Praia da Foz do Sizandro
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Neste evento vamos caminhar numa zona onde temos belas praias, com panorâmicas de grande beleza natural, sempre com o Oceano Atlântico como horizonte, onde se pode avistar desde o Cabo Carvoeiro ao Cabo da Roca. Venha daí com o nosso Grupo para mais uma manhã bem passada. Mais um evento a não perder!
Foz do rio Sizandro:
A Praia da Foz do Sizandro é, como o nome indica, o local onde desagua o Rio Sizandro. Em alturas mais secas do ano, a barra do rio é fechada pela extensa faixa de areia, prolongando a praia até à falésia a Sul. A ponte de acesso à zona de banhos, sobre o rio, permite chegar à areia a partir do largo para estacionar em terra batida, do lado do povoado de Gentias. Esta praia é frequentada por amantes de desportos náuticos e pescadores.
Praia de Cambelas:
A Praia de Cambelas, também conhecida por Praia de Porto Novo, tem uma língua de areal de extensão razoável situada na frente de mar da aldeia de Cambelas. Nas zonas centro e Norte predominam os seixos e calhaus rolados. Durante o período da maré alta, o mar por norma agitado, imerge o areal na sua totalidade. O acesso faz-se através do areal da praia vizinha a Sul.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Praia da Foz do Sizandro • Rio Sizandro • Praia de Cambelas • Moinhos • Trilhos de falésia • Praias desertas • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Parque de Estacionamento da Praia da Foz do Sizandro
Latitude: 39° 6’9.38″N
Longitude: 9°23’56.32″W
Parque de Estacionamento da Praia da Foz do Sizandro
Hora de Partida: 9h30
Hora prevista para o final: 13h30
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:30 - 13:30
Ponto de Encontro
Rua das Pedreiras, Algueirão - 2725-614 Mem Martins
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta caminhada vai-nos dar a conhecer o Jardim e Quinta da Ribafria, assim como os seus arrabaldes mais rurais, com paisagens abrangentes sobre a Serra de Sintra. Mais um evento a não perder!
Jardim e Quinta da Ribafria
O Solar existente na Quinta de Ribafria foi mandado edificar em 1541, na quinta do Lourel, por Gaspar Gonçalves, a quem D. Manuel I, atribuiu alvará e brasão de armas, sendo um exemplar magnífico da arquitetura civil manuelina.
Da imponente construção, destaque para uma torre seiscentista, que segundo reza a lenda, “para que o proprietário de Ribafria dali pudesse avistar a Penha Verde, que lhe pertencia, como descendente do fundador D. João de Castro”. No ângulo poente está o escudo de Ribafria esculpido em pedra, e nos jardins um grande tanque, em cujas águas é possível ver a fachada do edifício e uma magnífica cisterna, com uma vasta sala com a sua abóboda de cantaria apoiada em arcos e colunas de eterna solidez.
Depois de vários anos abandonada, a Quinta da Ribafria abriu as suas portas a 1 de maio de 2015, proporcionando desde então a todos os visitantes que a queiram conhecer diversos espetáculos culturais, desportivos e recreativos que se fundem entre a cultura e o ar livre. Mas para além disso merece bem a pena passear pelas seus jardins, e ficar a conhecer mais um magnífico espaço-verde tão perto de Sintra e de Lisboa.
.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Jardim e Quinta da Ribafria • Moinho de Vento • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Rua das Pedreiras, Algueirão
2725-614 Mem Martins
Latitude: 38°48’38.01″N
Longitude: 9°21’34.94″W
Hora do Encontro: 9h20m
Hora prevista para o final: 13h30
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:30 - 13:45
Ponto de Encontro
Av. Universidade Técnica, 1300-477 Lisboa
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada percorre a Tapada da Ajuda e uma parte do Parque Florestal de Monsanto, num percurso por duas das mais importantes zonas verdes da cidade de Lisboa. Mais um evento a não perder!
Tapada da Ajuda
A sua génese remonta a 1645 como Tapada Real de Alcântara, quando o rei D. João IV assim o determinou. Depois da mudança de residência dos reis para os altos da Ajuda, após o Terramoto de 1755, passou a designar-se por Tapada da Ajuda.
Em tempos parque de caça e logradouro da família real, é atualmente um dos mais bonitos e frondosos parques botânicos de Lisboa. Possui diversos espaços verdes e infraestruturas abertas ao público, incluindo uma reserva botânica reconhecida internacionalmente pela sua floresta única de zambujeiros. Este espaço, presentemente gerido pelo Instituto Superior de Agronomia aí instalado, é pontuado por alguns dos melhores exemplos de arquitetura civil da segunda metade do séc. XIX, nomeadamente o Pavilhão de Exposições e o Observatório Astronómico de Lisboa.
A Tapada da Ajuda (conjunto intramuros) encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público.
O Pavilhão de Exposições
Integrado no conjunto da Tapada da Ajuda, que está classificado como Imóvel de Interesse Público, este edifício foi construído, para a 3ª Exposição Agrícola, inaugurada em 4 de Maio de 1884, segundo projeto do arq. Luís Caetano Pedro de Ávila, inspirado no desaparecido Palácio do Trocadero, em Paris. Primeira obra de referência da arquitetura do ferro e vidro, é composto por três pavilhões de cúpulas hemisféricas, ligadas por duas galerias curvilíneas. Restaurado por altura do seu centenário, em 1984, o Pavilhão de Exposições foi restituído ao património da cidade, sendo atualmente espaço para a realização de eventos sociais e culturais.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Reserva Botânica • Jardim da Parada • Eira Velha • Pavilhão de Exposições • Vinhas • Terra Grande • Miradouro • Minas de Água • Tanque de Santo António • Jardim da Rainha • Challet da Rainha D. Amélia • Auditório da Lagoa Branca • Antiga Vacaria • Montes Claros • Anfiteatro Keil do Amaral • Moinho do Penedo •Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Av. Universidade Técnica,
1300-477 Lisboa
Latitude: 38°42’50.34″N
Longitude: 9°11’42.45″W
Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 13h45
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:30 - 14:00
Ponto de Encontro
R. Bacelo Oeste 34, 7005-423 Évora
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada vai permitir-nos ficar a conhecer uma parte importante do traçado do Aqueduto da Água de Prata, a mais importante obra hidráulica do Séc XVI e monumento nacional que trazia água desde as nascentes do Divor até à cidade de Évora. Mais um evento a não perder!
Aqueduto da Água de Prata
O Aqueduto da Água de Prata, conhecido também por Aqueduto da Água da Prata ou Aqueduto da Prata é uma complexa obra de engenharia hidráulica renascentista com o objectivo de abastecer a cidade de Évora com água. Inaugurado no ano de 1537, foi edificado no reinado de D. João III e projectado e construído pelo arquitecto régio Francisco de Arruda. O aqueduto transporta água desde nascentes situadas na Graça do Divor, dentro dos terrenos do Convento São Bento de Castris, que “têm o seu primeiro principio na Herdade das Figueiras de Lobo”, até à cidade de Évora percorrendo cerca de 18 km. É parte integrante do Centro Histórico de Évora.
O Aqueduto da Água de Prata foi a mais importante obra hidráulica construída em Portugal no séc. XVI e está classificada como Monumento Nacional.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Aqueduto da Água de Prata • Alto de São Bento • Ecopista • Arcaria do Séc. XVI • Évora • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Parque de Estacionamento em frente ao ECO-FRANGO – Churrasqueira
R. Bacelo Oeste 34,
7005-423 Évora
Latitude: 38°35’28.76″N
Longitude: 7°54’51.36″W
Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para o final: 14h00
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:20 - 13:45
Ponto de Encontro
Parque de Estacionamento da Praia Azul - 2560-411 Torres Vedras
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Nesta caminhada iremos percorrer uma das mais bonitas zonas balneares do nosso Oeste, mais concretamente desde a Praia Azul, até à Praia do Navio, já bem perto de Porto Novo, com passagem naturalmente pelas bonitas praias de Santa Cruz e da Formosa, utilizando para tal caminhos rurais e trilhos pelas falésias junto ao mar. Mais um evento a não perder!
A Praia Azul
Logo a seguir à Foz do rio Sizandro, no sentido sul-norte, temos a Praia Azul. O extenso areal e as suas dunas caracterizam esta praia ideal para praticantes de surf e de bodyboard de inverno, tendo águas mais calmas de verão. Está localizada entre altas falésias a norte e o rio Sizandro na parte sul.
A Praia Formosa
A Praia Formosa localiza-se na parte Sul de Santa Cruz, no início da subida da Avenida do Alto da Vela e, confina a Sul com a Praia da Amoeira e a Norte com a Praia do Guincho. É uma praia marítima, urbana, com rochas junto à Rampa dos Crocodilos, com um mar sem fortes correntes, com uma extensão de mais de uma centena de metros de areias finas e brancas. Junto à Rampa dos Crocodilos, quando se dá a elevação da maré, forma-se uma piscina natural indicada para os banhos de mar dos mais pequenos. Formando uma pequena e aconchegante baía, rodeada por escarpadas arribas, é uma praia muito abrigada que protege os banhistas das nortadas frias, fazendo com que este areal seja frequentado em todas as estações do ano.
Torre de Santa Cruz
“Era uma vez um senhor muito rico, que estava apaixonado por uma linda rapariga. A sua amada trabalhava perto da propriedade dele, mas como os terrenos estavam separados por muros muito alto, ele não conseguia vê-la. Assim, mandou construir uma torre para poder vê-la sempre que quisesse. Essa bela torre ainda hoje existe.”
Texto de O Penedo encantado
Algumas partes desta história são verídica. Dizem que a família não autorizava aquele namoro e a “linda rapariga” trabalhava no Mar Lindo.
Alguns dos pontos de interesse deste evento
• Praia e Passadiços da Praia Azul • Foz do rio Sizandro • Zonas rurais e de cultivo • Praia do Navio • Praia do Mirante • Praia do Pisão • Praia da Física • Praia do Norte • Torre de Santa Cruz • Praia de Santa Cruz • Praia de Santa Helena • Praia do Guincho • Penedo do Guinho • Praia e Miradouro da Formosa • Ermida de Sta Helena • Praia das Amoeiras • Miradouro do Alto da Vela • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Parque de Estacionamento da Praia Azul (logo após o Hotel Apartamento)
Praia Azul, Santa Cruz
2560-411 Torres Vedras
Latitude: 39° 6’43.07″N
Longitude: 9°23’34.77″W
Hora do Encontro: 9h20
Hora de início da caminhada: 9h30
Hora prevista para o final: 13h45
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e Roupa adequada para o evento
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:30 - 14:00
Ponto de Encontro
Rua do Geraldo Sem Pavor, nº 42, Valverde
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada decorre numa paisagem de montado tipicamente alentejana, mas onde não faltam outros importantes elementos: a água através de um belíssimo espelho de água formado pela Barragem da Tourega na ribeira de Valverde, a antiga vila romana de Nossa Senhora da Tourega e ainda a Anta Grande do Zambujeiro. E após a caminhada sugerimos uma paragem no Menir e Cromeleque dos Almendres. Mais um evento a não perder!
Barragem de Nossa Senhora da Tourega
A barragem fica na Herdade do Barrocal, é uma construção de Pedra Granítica e argamassa, com um comprimento de parede de 430 metros, construída em 1953 para utilização agrícola.
Vila Romana de Nossa Senhora da Tourega
Está situada num território privilegiado de Ebora Liberalitas Julia (actual Évora), junto à estrada romana com destino a Salácia (actual Alcácer do Sal) e distando somente cinco quilómetros da estrada romana para Pax Julia.
Terá sido património de pessoas de classe senhorial ligada à exploração da terra entre o século I e o IV. Grosso modo, a vila era uma propriedade rural do período de ocupação romana da península Ibérica, semelhante aos montes alentejanos actuais, constituída por um conjunto de habitações para residência dos proprietários e dos seus trabalhadores, bem como equipadas com banhos privativos dada a importância que os romanos sempre deram à higiene e aos cuidados de saúde.
Na sua máxima extensão a vila ocuparia uma área de cerca de quinhentos metros quadrados, com termas duplas, para ambos os sexos, com salas e tanques de banhos frios e quentes. Restam hoje três tanques de banhos, de planta rectangular, construídos por muros de argamassa, tendo o mais largo 24,5 metros de comprimento e sobre 4,6 metros de largura.
Anta Grande do Zambujeiro
A Anta Grande do Zambujeiro é um monumento megalítico de tipo dolmen, um dos maiores que existem na Península Ibérica. Foi construído entre 4.000 e 3.500 antes de Cristo. Consiste numa única câmara, utilizada durante o neolítico como um local de enterro e possíveis cultos religiosos. A câmara em forma poligonal é feita de sete enormes pedras de 8 metros de altura. Originalmente eram cobertas por uma pedra com 7 metros de largura. Um corredor com 12 metros de comprimento, 1,5 metros de largura e 2 de altura conduz até a câmara. A entrada estava assinalada por um enorme menir decorado, actualmente tombado. Este monumento ilustra a capacidade técnica e a complexidade da organização social das populações neolíticas que o construíram.
Nota 1: Para os interessados a caminhada poderá ser prolongada cerca de 3 kms para se pode ir ver A Anta Grande do Zambujeiro
Menir e Cromeleque dos Almendres
O Cromeleque dos Almendres é o maior círculo de menires alguma vez encontrado em Portugal e na Península Ibérica. Constituído por 95 monolitos, ou menires, e remontando ao milénio VII a.C., é um dos mais importantes monumentos megalíticos e mais antigos de toda a Europa.
Insere-se no Circuito Megalítico de Évora, juntamente com outros monumentos: antas, necrópoles, cromeleques menores e povoações pré-históricas. É um Imóvel de Interesse Público desde 1974, e Monumento Nacional desde 2015. A relevância deste cromeleque não passa só pelas grandes dimensões, mas também pelo bom estado de conservação em que se encontra.
Nota 2: Após a caminhada e depois do almoço, sugerimos uma visita pelo Menir e Cromeleque dos Almendres (extra programa).
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Aldeia de Valverde • Barragem da Tourega • Anta Grande do Zambujeiro • Vila Romana de N. Sra da Tourega • Ribeira de Valverde • Herdade do Barrocal • Miliário da Mitra • Igreja Matriz de Valverde • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Igreja Matriz de Valverde
Rua do Geraldo Sem Pavor, nº 42, Valverde
7000-093 Évora
Latitude: 38°31’58.62″N
Longitude: 8° 1’23.34″W
Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 14h
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:30 - 13:45
Ponto de Encontro
Largo do Turismo - Praia da Areia Branca 2530-216 Lourinhã
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada decorre na zona costeira, entre a Foz do Rio Grande, a Sul da Praia da Areia Branca, até ao Forte do Paimogo, forte seiscentista erguido a partir de 1674, por determinação do Marquês de Marialva. Mais um evento a não perder!
Praia da Areia Branca
Ponto de referência no turismo da região, possui todas as condições necessárias para proporcionar longos momentos de lazer. Com um leque variado de opções que vão desde mini – golfe a aulas de surf e bodyboard, é o local ideal para quem procura animação e divertimento. Restaurantes, bares e esplanadas complementam a oferta turística
Forte do Paimogo
O Forte de Paimogo foi construído em 1674 por ordem de D. António Luís de Menezes, Conde de Cantanhede também conhecido por Marquês de Marialva e herói das guerras da Restauração. Tinha por missão a defesa das praias junto do forte de modo a impedir o eventual desembarque de tropas inimigas. O forte estava integrado na segunda linha defensiva fortificada, que começava na Praça Forte da Vila de Peniche e se estendia até à Barra do Tejo. Do forte avista-se Peniche a norte e a praia de Areia Branca a Sul.
No contexto da Guerra Peninsular (1808-1814), a coberto de seus fogos, aqui desembarcaram as forças inglesas que vieram reforçar as forças luso-britânicas sob o comando do marechal Arthur Wellesley, 1.º duque de Wellington, que, após o combate da Roliça (17 de agosto de 1808) tomaram parte na batalha do Vimeiro (21 de agosto de 1808).
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Praia da Areia Branca • Foz do Rio Grande • Forte do Paimogo • Praia do Areal • Praia de Paimogo • Praia do Caniçal • Praia Vale de Frades • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Largo do Turismo – Praia da Areia Branca 2530-216 Lourinhã
Latitude: 39°15’57.40″N
Longitude: 9°20’3.81″W
Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para o final: 13h45
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:30 - 13:30
Ponto de Encontro
Praia Grande - Av. Alfredo Coelho 28 2705-329 Colares
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Nesta caminhada iremos percorrer uma zona de grande beleza e com inúmeros motivos de interesse, com passagem pela Praia Grande, pegadas de dinossauros, Vila romana de Santo André de Almoçageme e antigo templo romano do Alto da Vigia, para além das magnificas paisagens da orla costeira, utilizando para tal caminhos rurais e trilhos pelas falésias junto ao mar. Mais um evento a não perder!
A Praia Grande
A Praia Grande é a maior praia de Sintra e apresenta-se como um dos maiores destinos de surf e bodyboard internacionais. Esta praia pertence ao património englobado no Parque Natural de Sintra-Cascais. Para além das atratividade balnear, esta praia apresenta também grande atratividade devido à presença de pegadas de dinossaurio do cretácio marcadas nos rochedos da praia. Estas pegadas têm já cerca de 110 milhões de anos e constituem um conjunto de 66 pegadas de animais bípedes.
Vila Romana de Santo André
É a “villa” mais ocidental do Império romano. É constituída por várias salas de pavimentos decorados com mosaicos de diversas cores. A estrutura terá sido construída e ocupada entre os séculos II e VI da nossa era. É o maior conjunto de mosaicos romanos encontrados no distrito de Lisboa, tendo sido descobertas durante escavações realizadas em 1980. Trabalhos mais recentes e um projeto de preservação vieram valorizar estas estruturas. Durante as escavações na “Villa” foi também encontrado um vasto espólio 0nde se incluem cerâmicas finas importadas da Gália, do Norte de África e do Mediterrâneo Oriental. Para além do edifício principal existem outras construções de menor dimensão para apoio à atividade agrícola.
Sítio Arqueológico do Alto da Vigia
Em 2008, restos de um convento islâmico, ou “ribat”, foram encontrados no litoral de Sintra, durante a escavação de vestígios de um santuário romano dedicado ao sol, à lua e ao oceano. A escavação revelou algumas inscrições romanas e permitiu recolher outros fragmentos em pedra – como aras romanas, monumentos votivos, em forma de altar, com inscrições em latim e em grego, agora conservados no museu da Câmara de Sintra. O “ribat” encontrado é o segundo descoberto no país, semelhante ao que foi escavado em Aljezur, há cerca de 15 anos. Este convento, com ocupação entre os séculos VIII e XII, seria constituído por várias construções, uma delas com um mirhab, nicho virado a Meca, para orientar as preces, idêntico ao oratório nas celas dos eremitas cristãos. Na construção islâmica foram reutilizadas lápides romanas, algumas inteiras, outras só parcialmente partidas, mas no seu lugar foram colocadas réplicas em cor rosa. Do religioso guerreiro que liderava este ribat nada se sabe, mas esta ocupação ocorreu durante um episódio histórico importante, quando barcos vikings saquearam a costa de Sintra, no século XII“.
Alguns dos pontos de interesse deste evento
• Praia Grande • Pegadas de Dinossauros • Praia da Adraga • Almoçageme • Vila Romana de Santo André • Ribeira de Colares • Sítio Arqueológico do Alto da Vígia • Praia Pequena • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Praia Grande (estacionamento logo após o Arribas Hotel)
Av. Alfredo Coelho 28
2705-329 Colares
Latitude: 38°48’57.31″N
Longitude: 9°28’33.42″W
Hora do Encontro: 9h20
Hora de início da caminhada: 9h30
Hora prevista para o final: 13h30
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e Roupa adequada para o evento
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
julho
Horário
(Domingo) 9:20 - 13:45
Ponto de Encontro
Parque Urbano São Sebastião, 2655-319 Ericeira
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Neste evento vamos caminhar numa zona com imensos motivos de interesse e ficar a conhecer toda a linha costeira, desde o Forte do Milreu, até à Praia da Foz do Lizandro. Aproveitaremos ainda a manhã para ficar a conhecer um pouco melhor os diversos monumentos e locais de interesse no interior da Vila Piscatória da Ericeira. Mais um evento a não perder!
Forte do Milreu
Fortificação moderna, com características maneiristas, construída no final do terceiro quartel do século 17 para guarnecimento da linha de costa, alvo de constantes ataques de corsários e piratas, nomeadamente para defesa do porto piscatório da Ericeira e da sua povoação, seguindo os princípios da Escola francesa. Apresenta uma planta retangular, composta por bateria em esplanada, cortinas em talude rematado em parapeito com cinco canhoneiras, duas guaritas de corpo cilíndrico e cobertura cónica, localizadas sobretudo no remate, e baluartes virados a terra, defendendo a entrada norte do forte, contra o ataque de forças terrestres desembarcadas.
Capela de S. Sebastião
A Capela de São Sebastião remonta aos séculos XV/XVI e encontra-se na zona norte da vila da Ericeira, junto às praias do Algodio e São Sebastião. Desde há vários anos que no final de janeiro se realizam junto à capela as Festas em Honra de S. Sebastião e S. Vicente, em tempos a maior celebração da vila e arredores. Hoje em dia, os festejos são também conhecidos como Festa dos Bêbados. Depois da celebração da missa, as gentes da Ericeira (e demais visitantes) juntam-se no largo da Igreja para dançar ao som de música popular, comer bolos regionais e beber um copo de vinho tinto proveniente de pipas oferecidas para o evento.
Praia do Norte do Algodio
Com acesso direto ao centro da Ericeira, é limitada a sul pelo molhe do porto de pesca e a norte por um esporão rochoso natural, que a separa da Praia de São Sebastião. Sobranceiro à Praia do Algodio fica o belo e típico casario da zona norte da vila da Ericeira.
Praia da Foz do Lizandro
Situada na freguesia da Carvoeira, a praia da Foz do Lizandro apresenta a maior extensão de areal do Concelho de Mafra e uma paisagem natural indissociável do rio Lizandro, que ali desagua e lhe dá o nome.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Forte do Milreu • Praia da Empa • Praia da Orelheira • Praia dos Trombadoiros • Praia da Pedra Branca • Praia do Matadouro • Praia de S. Sebastião • Ermida de S. Sebastião • Praia do Norte • Praia dos Pescadores • Arribas e Furnas • Praia da Baleia • Miradouro Salas das Visitas • Praia do Sul • Praia da Foz do Lizandro • Miradouro da Praia do Sul • Miradouro da Praia dos Pescadores • Praça da República • Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem • Pelourinho • Igreja de S. Pedro • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Parque Urbano de São Sebastião (junto à Capela)
Largo de S. Sebastião
2655-319 Ericeira
Latitude: 38°58’13.99″N
Longitude: 9°25’12.47″W
Hora do Encontro: 9h20
Hora prevista para o final: 13h45m
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:30 - 13:45
Ponto de Encontro
No final da Av. 1º de Maio, junto à rotunda
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada tem inicio na Costa da Caparica, na Av. 1 de Maio, perto da rotunda por de trás do restaurante “O BARBAS”.
O percurso tem passagem por toda a orla costeira da Caparica até à Cova do Vapor, com paisagens de excelência sobre o Mar, a Foz do Tejo e toda a cidade de Lisboa e Linha de Cascais. Como atrativos temos ainda a consideração a passagem nos Fortes da Raposeira e do Alpena antes do regresso ao nosso ponto de partida. Este será mais um evento a não perder onde o azul do Mar marcará presença quase constante durante a caminhada.
A Cova do Vapor
A Cova do Vapor foi aldeia de pescadores, hoje em dia é aldeia balnear, piscatória e suburbana. Em cinquenta anos foi empurrada mais de meia dúzia de vezes pelo mar para dentro da Mata de S. João; os seus habitantes andaram com a casa às costas, em cima de juntas de bois. Na Praia da Cova do Vapor fortes ventos permitem a prática de kite surfing e durante a maré-baixa fica a descoberto um banco de areia onde se apanham conquilhas, também conhecidas por “cadelinhas”.
As Baterias de Alpena e da Raposeira
A construção destas baterias iniciou-se em 1893, fazendo parte do sistema designado por Campo Entrincheirado de Lisboa e integrando posteriormente a Frente Marítima de Defesa de Lisboa. O conjunto é constituído por quatro baterias, tendo sido concluídas as duas primeiras em 1901 e 1902, e as restantes em 1909 e 1911. As da Raposeira estão localizadas junto do antigo Forte da Vigia, num nível mais alto, e as de Alpena perto dos antigos redutos da Raposeira Grande e Pequena (estas últimas encontram-se actualmente abandonadas). A guarnição das baterias ficava alojada no quartel da Trafaria, construído para o efeito, e inaugurado em 1905 pelo rei D. Carlos.
A Bateria da Raposeira está intimamente ligada à sua vizinha Bateria da Alpena, e ao BIRT (Batalhão de Informações e Reconhecimento das Transmissões), o primeiro apoiava-o como paiol, o segundo era o seu centro nevrálgico… todos foram desactivados pela reestruturação do exército em 1996 encontrando-se hoje abandonados.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Passeio Marítimo da Costa da Caparica • Praia de São João • Praia da Cova do Vapor • Praia do Segundo Torrão • Bateria da Raposeira • Forte do Alpena • Paisagens sobre o Atlântico e costa de Lisboa • Parque Municipal de Santo António da Caparica • Paisagens Naturais •
Localização
Ponto do Encontro
No final da Av. 1º de Maio, junto à rotunda
(para quem vem da vida rápida do lado de Lisboa, é seguir sempre em frente até à rotunda)
Latitude: 38°38’38.65″N
Longitude: 9°14’25.68″W
Hora do Encontro: 9h20m
Hora prevista para o final: 13h45
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:50 - 14:00
Ponto de Encontro
Largo de São Luís 7, 7090-271 Viana do Alentejo
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta caminhada vai nos dar a conhecer a Vila de Viana do Alentejo. Uma terra com história, rodeada de uma paisagem típica do Montado, recheada de pontos de interesse, como seja o belíssimo Santuário de Nossa Senhora de Aires. Para além deste ponto de interesse, visitaremos o Castelo, a Igreja Matriz, a Oficina de Chocalhos Picaveú e no âmbito da nossa caminhada fácil e acessível a toda a família passaremos ainda pela Serra de São Vicente e Pedreiras. Mais um evento a não perder!
Santuário de Nossa Senhora de Aires
Ao percorrer as páginas da História do Santuário de Nossa Senhora D’Aires, verificamos que sempre foi um espaço de passagem e de encontro da fé católica. Numerosos grupos de peregrinos afluíam na sua fé ao santuário, proveniente de terras como Alvito, Alcácer do Sal, Vidigueira, Cuba, Beja, Torrão, Montemor-o-Novo, Évora, e Vila de Frades, nos períodos festivos de setembro e outubro.
O Castelo de Viana do Alentejo
Classificado como monumento nacional desde 1910, o conjunto arquitetónico do Castelo de Viana do Alentejo é composto pela estrutura amuralhada e por um conjunto de espaços religiosos que se encontram no seu interior: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Anunciação, pela Igreja da Misericórdia de Viana do Alentejo, pela Capela de Santo António e pela antiga capela de Nossa Senhora da Assunção, hoje convertida no centro de interpretação para o conjunto. Com algumas fontes históricas a colocarem a génese desta estrutura no reinado de D. Dinis (1279-1325), sendo do mesmo período da outorga do primeiro foral da vila alentejana (1313), investigações mais recentes parecem apontar para uma construção posterior.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Anunciação
A Igreja apresenta uma matriz manuelina, presente nas suas três naves e oito pilares que servem de apoio à cobertura. Para além das três capelas presentes na zona da cabeceira (Nossa Senhora do Rosário à esquerda, Almas à direita e no centro a capela-mor com a representação da cena da Anunciação), é de destacar o altar do menino Jesus e o altar de S. Luís de França, ambos em talha dourada e situados nas proximidades do acesso à sacristia, bem como o altar erigido à memória do Padre Luís António da Cruz.
O pórtico da igreja é uma das referências regionais dentro do estilo manuelino, apresentando na sua composição elementos heráldica régia (armas régias, cruz da Ordem de Cristo e esferas armilares), elementos de cariz religioso como a videira, aplicados sobre uma matriz renascentista, com pormenores a nível dos pilares laterais desenhados ao gosto do plateresco.
.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Castelo • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção • Centro histórico de Viana do Alentejo • Oficina de Chocalhos Picavéu • Santuário de Nª Sra d’ Aires • Serra de S. Vicente e Pedreiras • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Largo de São Luís 7
7090-271 Viana do Alentejo
Latitude: 38°19’54.62″N
Longitude: 8° 0’7.72″W
Hora do Encontro: 9h50m
Hora prevista para o final: 14h00
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:30 - 13:30
Ponto de Encontro
Coruche
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada decorre em Coruche, a capital mundial da cortiça a iremos percorrer alguns dos seus mais aprazíveis espaços naturais, como as margens do Rio Sorraia, a praia fluvial e os férteis campos da Lezíria. Aproveitamos ainda para ficar a conhecer alguns dos pontos mais bonitos como a praça do município, o pelourinho e a Igreja de Nossa Senhora do Castelo. Mais um evento a não perder!
O rio Sorraia
O rio Sorraia é considerado a espinha dorsal do concelho, sendo um dos principais afluentes da margem esquerda do Tejo. As cheias do Sorraia e os seus afluentes contribuíram para a fertilidade da lezíria, através da deposição de sedimentos ricos em matéria orgânica, onde se cultiva o arroz e o milho.
Coruche a a floresta de montado
A floresta do montado é um caso notável de renovação, exploração sustentável e o que torna Coruche especial, chamando a si o título de Capital Mundial da Cortiça. Coruche combina assim o privilégio do belo e do bom. Cerca de 50% do concelho é floresta, num montado misto, de sobreiro e pinheiro manso, fileiras de excelência, quer pelos produtos gerados, a madeira, a cortiça e o pinhão de qualidade e valor económico, quer pela riqueza da fauna e da flora mas também pelo elevado contributo ambiental e valor ecológico combinado.
Observatório do Sobreiro e da Cortiça
O Observatório do Sobreiro e da Cortiça é um edifício singular, único no país, revestido a cortiça no exterior e no interior do auditório. Foi desenhado pelo arquiteto Manuel Couceiro como homenagem ao sobreiro, árvore de Portugal.
Cortiça
Coruche é a Capital Mundial da Cortiça. No concelho é extraída 8% da cortiça nacional. Nas unidades fabris de Coruche produzem-se 5 milhões de rolhas de cortiça por dia.
Sino
Foi encontrado em Coruche o mais antigo sino de Portugal, datado do séc. XIII, visitável no Museu Municipal de Coruche.
Pelourinho
Símbolo por excelência da autoridade municipal e do poder concelhio, o primitivo pelourinho quinhentista situava-se no largo fronteiro ao edifício dos Paços do Concelho. Desmanchado por volta dos anos trinta do século XX, a coluna foi reutilizada numa construção da época, enquanto o capitel continua, ainda hoje, conservado numa casa particular. E foi precisamente a partir desses dois fragmentos que foi feita a reconstituição do atual pelourinho de Coruche. A réplica foi colocada em 1941 no largo, junto aos Paços do Concelho
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Zona ribeirinha do rio Sorraia • Praia Fluvial • Jardim e área de lazer • Pelourinho • Miradouro de Nossa Senhora do Castelo • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Bar del Rio – Parque de Estacionamento junto â Praça de Touros
2100-315 Coruche
Latitude: 38°57’28.36″N
Longitude:38°57’28.36″N
Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 13h30
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
Horário
(Domingo) 9:30 - 14:00
Ponto de Encontro
São Martinho do Porto
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada decorre num ambiente de grande beleza natural, tendo como ponto de partida e chegada a baía de São Martinho do Porto, e daí percorremos a faixa litoral em direcção à Nazaré e no regresso iremos até ao Miradouro do Facho e Farol junto à entrada da Baía. Mais um evento a não perder!
São Martinho do Porto
A concha de São Martinho é o que resta de um antigo golfo que ocupava uma vasta área, onde Alfeizerão constituía um porto de considerável importância. Com o progressivo assoreamento da baía, Salir viria a desempenhar as funções que Alfeizerão já não podia cumprir. A povoação teve origem, provavelmente, numa póvoa de pescadores. A Granja de São Martinho foi fundada neste sítio pela Ordem de Cister que veio a fixar a população e dar o nome à terra. Mais tarde foi acrescentado a designação “do Porto”.
Miradouro de São Martinho do Porto – Miradouro do Facho
A partir desta elevação é possível avistar-se toda a baía de São Martinho do Porto, um acidente geográfico que, pela sua forma, em concha perfeita, é único no país e na Europa. Possui três quilómetros de areal e uma barra com 250 metros de abertura, entre os Morros de Santana a sul e do Farol a norte.
Miradouro do Largo José Bento da Silva
Um dos mais belos miradouros de São Martinho do Porto tendo vista sobre a baía e acesso directo do Ascensor do Outeiro.
Farol do Morro de Santo António
Não tendo agora qualquer função além da turística e da memória, em tempos defendia a entrada na baía de São Martinho do Porto. Atualmente o farol é substituído por sistemas mais modernos para cumprirem a mesma função. Do local do farol a paisagem é impressionante sobre a baía, a vila e o mar, representando igualmente um belo passeio a pé de cerca de 400 metros pelo cimo das arribas.
Cruzeiro e Miradouro
Está localizado no cimo do morro de Santo António e foi construído em 1940, conforme as inscrições nele gravadas: VIII CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA E III DA RESTAURAÇÃO DE PORTUGAL MCMXL.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Baía de São Martinho do Porto • Miradouro do Facho • Praia da Gralha • Cruzeiro e Miradouro • Farol do morro de Santo António • Igreja Matriz • Serra dos Mangues • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Praça Engº José Frederico Ulrich
2460-649 São Martinho Do Porto
Latitude: 39°30’45.85″N
Longitude:9° 8’10.96″W
Hora do Encontro: 9h20m
Hora prevista para o final: 14h
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios
agosto
Horário
(Sábado) 21:15 - 23:15
Ponto de Encontro
Av. dos Náufragos, 2 2970-152 Sesimbra
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
– **Máquinas fotográficas**: Se desejar capturar fotos, traga uma máquina fotográfica com boa capacidade para fotografar em pouca luz.
– **Reservas**: Recomenda-se fazer a reserva desde já.
Alguns dos pontos de interesse deste evento
• Passeio de Barco nocturno na costa de Sesimbra • Experiência da Bioluminescência • Possibilidade de dar um mergulho no mar • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Av. dos Náufragos, 2 – 2970-152 Sesimbra
Latitude: 38°26’15.0″N
Longitude: 9°06’55.4″W
Hora do Encontro: 21h10
Hora prevista para final: 23h15
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa confortável
Levar no mínimo 1l de água
Agasalho para a noite
Fato de banho
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Caminhada e Almoço Típico Avieiro
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios