junho, 2018

29jun18:3021:30Caminhada e Lanche ao Pôr-do-Sol em Monsanto18:30 - 21:30 Estrada de Montes Claros S/N 1400-047 LisboaTipo Evento:Caminhada EVENTONovo

Horário

(Sexta-feira) 18:30 - 21:30

Ponto de Encontro

Estrada de Montes Claros S/N 1400-047 Lisboa

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de actividade consiste num passeio / caminhada por alguns dos melhores lugares do Parque Florestal de Monsanto. Desde os Montes Claros, percorreremos caminhos e trilhos que nos levam a panorâmicas únicas da cidade de Lisboa e da foz do rio Tejo. Miradouros como o da Escarpa, Keil do Amaral e Penedo são pontos de passagem obrigatórios. Observaremos o Pôr-do-Sol e faremos um agradável e simpático pic-nic. Venha daí connosco em mais este evento!

Parque Florestal de Monsanto

A primeira referência à ideia de arborizar a Serra de Monsanto surgiu em 1868, num relatório acerca da arborização geral do País, da autoria de Carlos Ribeiro e Nery Delgado:
“…podemos lembrar a V. as imediações de Lisboa, toda a Serra do Monsanto que muito conviria arborizar, para mais tarde abastecer a Capital de lenhas e madeiras, amenizando ao mesmo tempo a aridez que nota o viajante quando entra no Tejo vendo num e noutro lado montanhas escalvadas (…) os verdes maciços de arvoredo que dariam à Cidade um aspeto mais risonho e modificariam favoravelmente o clima, contribuindo eficazmente para a salubridade pública”.

Mais tarde, em 1926 e 1927, as propostas de ordenamento apresentadas respetivamente por Forestier e Mac-Bride consideravam a arborização e a instalação de recintos para jogos e desportos, assim como equipamentos de lazer com lagos, miradouros e zonas de estadia, no setor Noroeste da Serra de Monsanto.

Seria no entanto necessária a forte vontade política do Estado Novo, bem definida no Engº. Duarte Pacheco (Ministro da Obras Públicas em 1932 e Presidente da Câmara Municipal de Lisboa em 1938), para que o Parque Florestal se tornasse uma realidade.

O Parque, então designado por Parque Florestal (Ocidental) da Cidade, constituía o envolvimento do troço final da Autoestrada Estádio Nacional – Lisboa. Destinado a “pulmão verde” da Cidade e zona de lazer da população, contrapunha-se ao Vale do Jamor (florestado no mesmo período), mas onde se inseria numeroso equipamento desportivo.

Definido o ordenamento da Cidade de Lisboa através do plano GROER, foi executado um projeto para o Parque Florestal da Cidade da autoria do Arquiteto Keil do Amaral, projeto esse iniciado nos anos 40, mas que não viria a ser completamente implementado.

Os espaços deixados livres para o equipamento e infraestruturas projetadas acabaram por vir a ser ocupados por instalações da Força Aérea Portuguesa e outras instituições, inviabilizando definitivamente o projeto inicial do Parque.

Legalmente criado por um Decreto-Lei em 1936 (1), o Parque foi sujeito ao Regime Florestal Total em 1938 (2), data a partir da qual se processou um regime acelerado de expropriações (e apropriações) dos terrenos, e, ato contínuo, a florestação e instalação do equipamento projetado.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Miradouros de Monsanto • Miradouro de Montes Claros • Miradouro do Penedo • Miradouro Keil do Amaral • Miradouro da Escarpa • Lanche ao Pôr-do-Sol • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Parque de estacionamento de Montes Claros – Monsanto
Estrada de Montes Claros S/N
1400-047 Lisboa

Latitude: 38°43’3.51″N
Longitude: 9°12’4.87″W

Hora do Encontro: 18h30
Hora prevista para o final: 21h30

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
12€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado