abril, 2019

21abr9:3014:00Caminhando na Serra de Sintra9:30 - 14:00 Praça Dom Fernando II (em frente ao Lugar dos Sabores em São Pedro de Penaferrim)Tipo de Evento:Caminhada

Hora

(Domingo) 9:30 - 14:00

Ponto de Encontro

Praça Dom Fernando II (em frente ao Lugar dos Sabores em São Pedro de Penaferrim)

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem início na Praça Dom Fernando II, em São Pedro de Penaferrim (Sintra), local do famoso mercado que se realiza sempre ao 2ª e 4ª domingo de cada mês.

Miradouro de Santa Eufémia

O Miradouro de Santa Eufémia está localizado em Santa Eufémia da Serra, a cerca de 470 metros, oferecendo uma bonita vista sobre o Concelho de Sintra desde Queluz ao Oceano, sendo este o local da serra de Sintra mais remotamente habitado, provavelmente desde cerca 4000 a.C..

Segundo as crónicas das cruzadas que datam de 1147, a água proveniente da fonte de Santa Eufémia teria poderes curativos, tendo por esse motivo sido construida, no século XIII, a ermida de Santa Eufémia, que se tornou local de romaria e devoção.

Em Santa Eufémia da Serra terá ainda existido um templo dedicado à Lua, contando-se no largo do adro, uma tribuna e um coreto que serviriam de espaços de adoração.

O Penedo da Amizade

O Penedo da Amizade, falésia granítica com cerca de 45 metros de altura, está localizado na vertente Oeste do Castelo dos Mouros, e é um dos locais mais antigos utilizados para a prática de escalada em Portugal. É bastante procurado ao longo de todo o ano quer por escaladores individuais, quer por forças militares, clubes e empresas de turismo de natureza. As vias existentes variam em graus de dificuldade, que podem ir desde o nível de iniciação até a um nível alto.

O Castelo dos Mouros

Instalado num dos cumes sobranceiros da serra de Sintra, o Castelo dos Mouros é uma fortificação construída em torno do século X após a conquista muçulmana da Península Ibérica. Duas cinturas de muralhas contornam de forma irregular os blocos graníticos da serra, por entre penedos e sobre íngremes penhascos. Ao longo dos caminhos de ronda é possível admirar uma paisagem única que exibe, em primeiro plano, a vila, o Paço de Sintra, o Palácio da Pena e a serra e, para além destes, a extensa planície a norte e o oceano Atlântico.

O Percurso da Vila Sassetti

A Vila Sassetti está integrada na Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Desenvolve-se na vertente norte da Serra numa faixa de terreno estreito, com uma área de aproximadamente 12.000m2, dos quais, cerca de 200m2 correspondem ao conjunto edificado composto pelo edifício principal, a Casa do Caseiro e os edifícios anexos. O edifício principal distingue-se pela torre circular central de três pisos, a partir da qual se estendem outros corpos de geometria variável, empregando o granito de Sintra como revestimento exterior principal, as faixas de terracota características do estilo Românico Lombardo e diversas peças da coleção de antiquária do comitente. O jardim, concebido pelo arquiteto Luigi Manini, procura obedecer a uma estética naturalista, sendo estruturado por um caminho sinuoso que é atravessado por uma linha de água artificial. O jardim expressa a relação de harmonia entre a arquitetura e a paisagem, que assim parecem fundir-se naturalmente.

Victor Carlos Sassetti (1851-1915), proprietário do Hotel Braganza, em Lisboa, e do Hotel Victor, em Sintra, foi o proprietário original dos terrenos onde se localiza atualmente a Vila Sassetti. O projeto foi encomendado ao amigo, arquiteto e cenógrafo Luigi Manini (1848-1936), sendo o edifício principal, casa de recreio revivalista concebida para habitação estival, construída entre 1890 e 1894. Após a morte do proprietário, a vila esteve arrendada a Calouste Sarkis Gulbenkian, entre 1920 e 1955, que a ocupou esporadicamente até ao ano da sua morte. Entre 1955 e 1958, a então proprietária Isabel Armanda Luísa Real fez construir a Casa do Caseiro, aumentou o edifício principal, acrescentando o atual corpo nascente e as instalações sanitárias. Em 1984, a nova proprietária, Sara Gabriel Teixeira Albergaria, desenvolve algumas obras de requalificação da vila e do jardim.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Igreja de São Pedro • Capela de São Lázaro (Monumento Nacional) • Monte Sereno • Ermida de Santa Eufémia • Fonte e Banhos de Santa Eufémia • Parque de Merendas • Miradouro de Santa Eufémia • Castelo dos Mouros • Palácio da Pena • Palácio e Vila Sassetti • Penedo da Amizade • Quinta da Regaleira • Palácio de Seteais • Fonte da Sabuga • Palácio Nacional de Sintra •

Localização

Ponto do Encontro

Praça Dom Fernando II (em frente ao Lugar dos Sabores em São Pedro de Penaferrim)
Praça Dom Fernando II, 2710-483 Sintra

Latitude: 38°47’24.90″N
Longitude: 9°22’46.49″W

Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 13h30

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
6€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado