dezembro, 2020

05dez9:3013:30Caminhando nos Trilhos do Alqueidão9:30 - 13:30 Campo da Feira, 2590-017 Sobral de Monte AgraçoTipo Evento:Caminhada

Horário

(Sábado) 9:30 - 13:30

Ponto de Encontro

Campo da Feira, 2590-017 Sobral de Monte Agraço

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem inicio no Parque de Merendas do Sobral de Monte Agraço, percorre caminhos rurais e trilhos com paisagens tipicamente da região Oeste, rica em beleza e história, como o demonstra por exemplos os vários Fortes e Redutos das Linhas Defensivas de Torres Vedras. A nossa caminhada será complementada por uma visita passa ainda pela Igreja Matriz de S. Quintino, com o seu portal manuelino e o interior revestido com magníficos painéis de azulejos.  Mais um evento a não perder!

Forte do Alqueidão

A 439 metros de altitude deixe-se envolver pela majestosa paisagem. O olhar cruza a 1.ª e 2ª Linhas de Defesa. Do Tejo ao Atlântico, é possível avistar várias fortificações cujos painéis informativos do local ajudarão a interpretar. O visitante está agora no coração de um conjunto arquitectónico militar sem comparação na Europa. Facilmente compreenderá, agora, porque razão a posição geográfica do Alqueidão foi o centro da estratégia defensiva de Wellesley, transformando-o no Posto de Comando das Linhas.
A sua construção, com início a 04 de Novembro de 1809, ocupou uma área de 3,5 hectares que incorporou uma grande diversidade de estruturas militares (paióis, bocas-de-fogo, pequenos redutos e traveses). Dada a sua missão foi o único guarnecido com tropa de linha, com a brigada do general Pack, em Outubro de 1810 e contou, por decisão de William Beresford, com a criação excepcional de duas companhias de artilharia de ordenanças – as Companhias de Artilharia da Vila de Sobral.
Desça do observatório e conclua a visita passando pelos paióis e pela casa do governador e não deixe de reparar nos traveses, ainda visíveis no tereno e nos declives acentuados das canhoneiras.

Santo Quintino

A freguesia de Santo Quintino apresenta uma longa História, com momentos de maior protagonismo alternando com períodos de actividade rotineira, de entre os primeiros podemos destacar a época das invasões Napoleónicas, quando, em 1810, as tropas do General Massena, ao encontrar o Forte Grande de Alqueidão, reduto intransposto das Linhas de Torres, retiraram com a sua horda de 70 mil soldados.

Além desta importante acção defensiva integrada da “ defesa afastada de Lisboa”, que deu termo à Guerra Peninsular, temos como pontos de referência o ano de 1385, com o alargamento do termo de Lisboa dotado por D. João I. Nessa época denominava-se a Freguesia como sendo de Nossa Senhora da Piedade e Santo Quintino, nome coincidente com o dado à igreja paroquial, cuja denominação foi abreviada no último quartel do séc. XVIII talvez por uso, mas assim escrito primeiramente pelo Vigário João Ferreira de Oliveira.

Em 1836, deu-se a integração da freguesia, por nova divisão administrativa, no concelho de Sobral de Monte Agraço e na comarca de Torres Vedras.

Em 1898, no dia 13 de Janeiro foram definidos os limites que ainda hoje se mantêm na freguesia.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Igreja Matriz do Sobral de Monte Agraço • Chafariz e Coreto • Forte do Alqueidão • Moinhos • Igreja de Santo Quintino e Portal Manuelino  • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Parque de estacionamento da Junta de Freguesia de S. Quintino e do Sobral de Monte Agraço (logo à entrada do Sobral para quem vem de Arruda dos Vinhos, do lado direito)
Campo da Feira
2590-017 Sobral de Monte Agraço

Latitude: 39° 1’3.56″N
Longitude: 9° 8’52.12″W

Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para final: 13h30

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
6€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado adequado, botas ou sapatos com boa aderência
Roupa adequada para caminhadas
Levar no mínimo 1,5l de água
Chapéu
Protector solar

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado