fbpx

setembro, 2022

18set9:3013:30Caminhando nos Trilhos do Alqueidão9:30 - 13:30 Campo da Feira, 2590-017 Sobral de Monte AgraçoTipo Evento:Caminhada

Horário

(Domingo) 9:30 - 13:30

Ponto de Encontro

Campo da Feira, 2590-017 Sobral de Monte Agraço

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem inicio no Parque de Merendas do Sobral de Monte Agraço, percorre caminhos rurais e trilhos com paisagens tipicamente da região Oeste, rica em beleza e história, como o demonstra por exemplos os vários Fortes e Redutos das Linhas Defensivas de Torres Vedras. A nossa caminhada será complementada por uma passagem pela Igreja Matriz de S. Quintino, com o seu portal manuelino e o interior revestido com magníficos painéis de azulejos.  Mais um evento a não perder!

Forte do Alqueidão

A 439 metros de altitude deixe-se envolver pela majestosa paisagem. O olhar cruza a 1.ª e 2ª Linhas de Defesa. Do Tejo ao Atlântico, é possível avistar várias fortificações cujos painéis informativos do local ajudarão a interpretar. O visitante está agora no coração de um conjunto arquitectónico militar sem comparação na Europa. Facilmente compreenderá, agora, porque razão a posição geográfica do Alqueidão foi o centro da estratégia defensiva de Wellesley, transformando-o no Posto de Comando das Linhas.
A sua construção, com início a 04 de Novembro de 1809, ocupou uma área de 3,5 hectares que incorporou uma grande diversidade de estruturas militares (paióis, bocas-de-fogo, pequenos redutos e traveses). Dada a sua missão foi o único guarnecido com tropa de linha, com a brigada do general Pack, em Outubro de 1810 e contou, por decisão de William Beresford, com a criação excepcional de duas companhias de artilharia de ordenanças – as Companhias de Artilharia da Vila de Sobral.
Desça do observatório e conclua a visita passando pelos paióis e pela casa do governador e não deixe de reparar nos traveses, ainda visíveis no tereno e nos declives acentuados das canhoneiras.

Santo Quintino

A freguesia de Santo Quintino apresenta uma longa História, com momentos de maior protagonismo alternando com períodos de actividade rotineira, de entre os primeiros podemos destacar a época das invasões Napoleónicas, quando, em 1810, as tropas do General Massena, ao encontrar o Forte Grande de Alqueidão, reduto intransposto das Linhas de Torres, retiraram com a sua horda de 70 mil soldados.

Além desta importante acção defensiva integrada da “ defesa afastada de Lisboa”, que deu termo à Guerra Peninsular, temos como pontos de referência o ano de 1385, com o alargamento do termo de Lisboa dotado por D. João I. Nessa época denominava-se a Freguesia como sendo de Nossa Senhora da Piedade e Santo Quintino, nome coincidente com o dado à igreja paroquial, cuja denominação foi abreviada no último quartel do séc. XVIII talvez por uso, mas assim escrito primeiramente pelo Vigário João Ferreira de Oliveira.

Em 1836, deu-se a integração da freguesia, por nova divisão administrativa, no concelho de Sobral de Monte Agraço e na comarca de Torres Vedras.

Em 1898, no dia 13 de Janeiro foram definidos os limites que ainda hoje se mantêm na freguesia.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Igreja Matriz do Sobral de Monte Agraço • Chafariz e Coreto • Forte do Alqueidão • Moinhos • Igreja de Santo Quintino e Portal Manuelino  • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Parque de estacionamento da Junta de Freguesia de S. Quintino e do Sobral de Monte Agraço (logo à entrada do Sobral para quem vem de Arruda dos Vinhos, do lado direito)
Campo da Feira
2590-017 Sobral de Monte Agraço

Latitude: 39° 1’3.56″N
Longitude: 9° 8’52.12″W

Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para final: 13h30

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado adequado, botas ou sapatos com boa aderência
Roupa adequada para caminhadas
Levar no mínimo 1,5l de água
Chapéu
Protector solar

RESERVA

EVENTO FECHADO


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

8€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Formulário de Inscrição

Go to Top