fevereiro, 2020

16fev9:3014:15Caminhando por terras de Al-kanisa9:30 - 14:15 Largo da Igreja, 2640-741 AlcainçaTipo de Evento:Caminhada

Horário

(Domingo) 9:30 - 14:15

Ponto de Encontro

Largo da Igreja, 2640-741 Alcainça

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem início na povoação de Alcainça, junto à igreja Matriz e percorre diversos caminhos rurais e trilhos que nos transportam para uma ruralidade e natureza tão característica desta zona Oeste. Passaremos por diversas Quintas e Moinhos, atravessamos a Linha do Oeste e o rio Lizandro e teremos ainda a ocasião para visitar um Picadeiro e subiremos até ao cimo da Serra do Funchal, aos 426 metros de altitude, onde poderemos avistar as Berlengas e toda a costa atlântica a norte da Serra de Sintra. Uma caminhada a não perder para todos os amantes da natureza e da ruralidade vincada desta região.

Alcainça

O termo “Alcainça” deriva quiçá das palavras árabes “alçai” (que significa encontro) e “néca” (que significa mulheres), uma outra fonte indica que deriva do árabe al-kanisa, isto é, “igreja”.

A localidade de Alcainça é muito provavelmente anterior à fundação da nossa nacionalidade, são prova disso os vestígios romanos, visigóticos, árabes e medievais por aqui encontrados, sendo que no Cabeço dos Moinhos foram encontrados vestígios da ocupação humana na Idade do Bronze.

As primeiras referências documentais alusivas a Alcainça datam do ano de 1270 e 1527. Sendo que a última referência cita a “vintena de Alcainça, com os seus casais”, que pertencia “ao termo de Sintra”, possuindo “um total de 48 vizinhos”.

Destaca-se a Igreja de S. Miguel sendo o mais antigo documento relativo à igreja datado de 1270. Nas décadas centrais do século XVII, o conjunto herdado da época medieval foi substancialmente alterado, dele restando, apenas e aparentemente, parte da capela de S. Silvestre. A derradeira campanha de obras ocorreu no século XIX.

A capela do Espírito Santo foi construída nos inícios do século XVI e tem a particularidade de possuir um dos mais importantes portais manuelinos do concelho, tipologicamente aparentado com o da capela homónima da Enxara do Bispo, mas de superior qualidade artística e maior alcance simbólico, uma vez que ilustra as três Idades do Homem e o advento do Espírito Santo.

Alcainça foi sede de freguesia nos anos entre 1855 e 1923 data em que foi incluída nas freguesias da Malveira e da Igreja Nova. Desde Setembro de 2013 está inserida na União de Freguesias da Malveira e São Miguel de Alcainça.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Igreja Matriz do Séx. XII • Portal Manuelino • Apeadeiro Alcainça-Moinhos •  Quinta das Pêgas • Moinho dos 4 ventos • Cabeço de Alcainça • Avessada • Serra do Funchal • Picadeiro do Brejo • Rio Lizandro • Linha do Oeste • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Largo da Igreja
2640-741 Alcainça

Latitude:  38°55’11.07″N
Longitude:  9°17’23.63″W

Hora do Encontro: 9h 30m
Hora prevista para o final: 14h15m

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
6€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado

Translate »
X