fevereiro, 2020

16fev9:2013:45Caminhando entre Praias e Vinhas de Colares9:20 - 13:45 Junto à Adega Regional de ColaresTipo de Evento:Caminhada

Horário

(Domingo) 9:20 - 13:45

Ponto de Encontro

Junto à Adega Regional de Colares

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem inicio junto à Adega Regional de Colares. O percurso tem lugar em zona de Parque Natural Sintra-Cascais, e de forma sucinta permite ficar a conhecer o interior desta zona, onde teremos ocasião de percorrer terrenos plantados com vinhas da famosa casta “Ranmisco”. O percurso prossegue em direcção à Praia da Aguda, sem antes deixar de passar por Janas, e pelo sua Capela circular. Depois utilizando trilhos de grande beleza chegaremos à pitoresca “Azenhas do Mar”, antiga aldeia de pescadores. Uma caminhada a não perder para todos os amantes da natureza.

Capela de Janas
A rural Ermida de São Mamede de Janas, situada no lugar de São Mamede de Janas, concelho de Sintra, é um bonito templo, famoso pelas festividades religiosas em honra a São Mamede.
Esta é uma região de antiga ocupação humana, dizendo-se mesmo que o templo terá sido construído sobre um anterior edifício Romano, do qual ainda é visível parte do que se pensa ter sido o “podium”. De facto, há ainda quem defenda que o edifício seria ainda anterior à presença Romana no território.
A actual configuração data provavelmente de finais do século XVI ou mesmo XVII, numa estrutura circular, atribuída por muitos ao célebre Francisco d’Ollanda, contudo sem qualquer confirmação.
O alpendre exterior é uma das marcas rurais de muitos templos da região de Sintra, adossado a metade da capela, com três contrafortes. Uma prospecção geofísica feita em Agosto de 2011 indica que o edifício principal do templo romano, rectangular e de grande dimensão, está ali enterrado, um pouco atrás do local onde agora decorrem os trabalhos. “Este sítio é um ovo de História, que atravessa diferentes eras civilizacionais e cultos, ao longo de mais de um milénio”, resume Cardim Ribeiro.

Praia da Aguda
Praia marítima com areal de cerca de 500 metros, a que se chega por uma escadaria de difícil acesso, tendo do seu lado esquerdo inúmeros caneiros, que constituem um excelente local para a pesca ao Robalo.
Estando muito perto e fazendo fronteira com a Praia do Magoito, pode fazer um passeio pelas arribas e deliciar-se com a vista. É uma praia selvagem que nem sempre tem a mesma quantidade de areia.

Azenhas do Mar
É uma das praias mais apreciadas, apesar de o seu areal não ultrapassar os 30 metros, e mesmo esses escassos metros dependem muito do Inverno, pois é ele que determina a extensão do areal todos os anos, porem a piscina oceânica faz as delicias dos visitantes. Antiga aldeia de pescadores, tornou-se nas últimas décadas um local de veraneio tranquilo e local de inspiração de muitos pintores como Júlio Pomar.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Adega regional de Colares • Pinhal da Nazaré • Vinhas de Fontanelas • Praia da Aguda • Azenhas do Mar • Capela de Janas • Falésias e trilhos junto à costa • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Junto à Adega Regional de Colares
Alameda Cel. Linhares de Lima 32
2705-351 Colares

Latitude: 38°48’19.69″N
Longitude: 9°27’0.31″W

Hora do Encontro: 9h20m
Hora prevista para o final: 13h45

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
6€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado adequado, botas ou sapatos com boa aderência
Roupa adequada para caminhadas
Levar no mínimo 1,5l de água
Chapéu

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado

Translate »
X